Porque não se deve tomar stilnox por muito tempo?

3 respostas
Porque não se deve tomar stilnox por muito tempo?
O zolpiden é um indutor do sono, é uma ótima medicação para insônia, mas pode causar dependencia. Deve ser usado sob acompanhamento médico regular!

O princípio ativo do Stilnox é o Zolpiden. É um medicamento indutor de sono do grupo da imidazopiridinas, diferente dos benzodiazepínicos, de rápida ação e meia-vida curta.

Como o indutor de sono, deve ser usado por curtos períodos de tempo, para evitar dependência, tanto física como psicológica.

Geralmente a insônia é um sintoma de algum transtorno físico ou mental. Devemos procurar a causa da insônia e tratá-la.

Quaisquer tratamentos indutores de sono são recomendados por curtos períodos de tempo, até a regularização do sono e a instituição de medicamentos adequados para tratar a causa básica.
É verdade que nós, psiquiatras, frequentemwnte vemos a insônia e outros transtornos do sono como consequencia de algum transtorno mental,mas não é income que a insônia seja a CAUSA de uma depressão, por exemplo.
Isso é bem explicito em pacientes com apneia do sono, alteracao de ciclo sono-vigilia, sindromedas pernas inquietas, dentre outras.
Já existem estudos que mostram a segurança do zolpidem CR , desde que se evite o uso diário(ou seja, que o pcte use por 3-4 vzs em uma semana), por períodos de 12 meses.
Agora, há de se frisar que o tto da insonia não consiste apenas em uso de medicações, mas em identificar precisamente o fator perpetuador da insônia, tratá-lo, aplicar os conceitos da terapia conhecida como "Higiene do Sono", e estimular outras formasde tto n farmacologico, como TCC, atividade fisica regular, Yoga, dentre outras...