Porque não consigo me livrar da apatia e do mau-humor?

3 respostas
Porque não consigo me livrar da apatia e do mau-humor?
Olá. Importante entender onde está localizado a necessidade de mudança. O problema não é livrar-se da apatia ou do possível mau humor, afinal de contas a vida é repleta de desafios e situações difíceis e alheias a nossa vontade, que temos que superar. O problema maior é entender qual a dificuldade que temos de, mesmo diante de situações adversas, conseguir ver os pontos positivos, ou até mesmo aprender a valorizar aquilo que temos a ponto de nos ajudar a transformar essa possível apatia ou mau humor. Tente ver as situações por uma outra perspectiva e verá nem tudo é tão ruim como parece. Tente e seja feliz Se precisar, busque ajuda.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!

Torço para que esteja bem na medida do possível. Gostaria de fazer uma consideração sobre os dois termos utilizados para fins de menor confusão, td bem? Apatia (etimologia da palavra - prefixo 'A'= negação + patia referente de 'pathos'= paixão, afetação) é um estado emocional na qual a pessoa não sente prazer ou dor como exposto na etimologia da palavra. Outras palavras, é um estado onde a pessoa reage com uma grande indiferença as situações que lhe afetam. Podendo ser manifestado com recorrência na rotina (o que é preocupante) ou eventualmente. Mal humor é um termo amplo que pode se referir a uma série de estados emotivos como irritação, tristeza, desespero, impaciência, etc. Dessa maneira, para lhe responder efetivamente, se faz necessário uma compreensão mais aprofundada do seu caso a partir das situações que tem lhe afetado de forma categórica. De modo geral, apatia prolongada pode estar associada ao transtorno depressivo, enquanto, mau-humor (dependendo dos sentimentos predominantes) a episódios de estresse. Lembrando que um único sintoma não diz respeito a um diagnóstico específico (trouxe apenas um pequeno parâmetro para melhor elucidação). Conforme já mencionado, se faz necessário um acompanhamento psicológico se crer que esses estados emocionais estão afetando muitas áreas de sua vida lhe prejudicando consideravelmente. Espero ter ajudado um pouco. =]
Olá! A apatia está relacionada com o não sentir, mas é interessante pois há também a presença do mau-humor que está muito atrelado a irritabilidade, raiva. O quanto a apatia está sendo uma tentativa de vulga da raiva? Como você percebe a raiva? Já sentiu raiva? Se sim. Em que momentos? O quanto você reprime suas emoções? Acredita que consegue perceber e lidar com as suas emoções? Esses são alguns dos pontos que considero cruciais de serem investigados e para que haja essa possibilidade aconselho que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível, acolhimento, possibilitando assim, essas avaliações. Espero ter ajudado, estou á disposição!

Especialistas

Luciana Estruque

Luciana Estruque

Psicólogo

Campinas

Jacson Souza

Jacson Souza

Psicanalista, Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Adilcéia Campos

Adilcéia Campos

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Mirella Paula Galera

Mirella Paula Galera

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Ravena Arcanjo

Ravena Arcanjo

Psicanalista

Sobral

Maria das Graças Pedreira Do Couto Ferraz De Alencar

Maria das Graças Pedreira Do Couto Ferraz De Alencar

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Transtornos afetivo-emocionais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.