Porque não consigo me livrar da apatia e do mau-humor?

3 respostas
Porque não consigo me livrar da apatia e do mau-humor?
Olá. Importante entender onde está localizado a necessidade de mudança. O problema não é livrar-se da apatia ou do possível mau humor, afinal de contas a vida é repleta de desafios e situações difíceis e alheias a nossa vontade, que temos que superar. O problema maior é entender qual a dificuldade que temos de, mesmo diante de situações adversas, conseguir ver os pontos positivos, ou até mesmo aprender a valorizar aquilo que temos a ponto de nos ajudar a transformar essa possível apatia ou mau humor. Tente ver as situações por uma outra perspectiva e verá nem tudo é tão ruim como parece. Tente e seja feliz Se precisar, busque ajuda.

Olá!

Torço para que esteja bem na medida do possível. Gostaria de fazer uma consideração sobre os dois termos utilizados para fins de menor confusão, td bem? Apatia (etimologia da palavra - prefixo 'A'= negação + patia referente de 'pathos'= paixão, afetação) é um estado emocional na qual a pessoa não sente prazer ou dor como exposto na etimologia da palavra. Outras palavras, é um estado onde a pessoa reage com uma grande indiferença as situações que lhe afetam. Podendo ser manifestado com recorrência na rotina (o que é preocupante) ou eventualmente. Mal humor é um termo amplo que pode se referir a uma série de estados emotivos como irritação, tristeza, desespero, impaciência, etc. Dessa maneira, para lhe responder efetivamente, se faz necessário uma compreensão mais aprofundada do seu caso a partir das situações que tem lhe afetado de forma categórica. De modo geral, apatia prolongada pode estar associada ao transtorno depressivo, enquanto, mau-humor (dependendo dos sentimentos predominantes) a episódios de estresse. Lembrando que um único sintoma não diz respeito a um diagnóstico específico (trouxe apenas um pequeno parâmetro para melhor elucidação). Conforme já mencionado, se faz necessário um acompanhamento psicológico se crer que esses estados emocionais estão afetando muitas áreas de sua vida lhe prejudicando consideravelmente. Espero ter ajudado um pouco. =]
Olá! A apatia está relacionada com o não sentir, mas é interessante pois há também a presença do mau-humor que está muito atrelado a irritabilidade, raiva. O quanto a apatia está sendo uma tentativa de vulga da raiva? Como você percebe a raiva? Já sentiu raiva? Se sim. Em que momentos? O quanto você reprime suas emoções? Acredita que consegue perceber e lidar com as suas emoções? Esses são alguns dos pontos que considero cruciais de serem investigados e para que haja essa possibilidade aconselho que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível, acolhimento, possibilitando assim, essas avaliações. Espero ter ajudado, estou á disposição!