Porque meus pés incham após os exercícios para facite plantar?

4 respostas
Porque meus pés incham após os exercícios para facite plantar?
Olá;
A dor intensa na fascite plantar resulta de inflamação, microtraumas e sobrecarga da fáscia plantar. Esse tecido suporta o arco do pé, e o estresse repetitivo pode causar inflamação e pequenas lesões, dificultando a cicatrização. A dor geralmente se concentra no calcanhar, onde a fáscia se insere no osso calcâneo, devido ao impacto contínuo. A resposta inflamatória do corpo causa dor, inchaço e rigidez, e esporões ósseos podem agravar o desconforto.
Qualquer movimento do pé pode aumentar a dor, e mudanças na forma de andar para evitar a dor podem causar outros problemas musculoesqueléticos, perpetuando o ciclo de dor.
A dor da fascite plantar pode ser bastante incômoda, mas há várias estratégias que você pode adotar para aliviar os sintomas e promover a recuperação. Um fisioterapeuta pode ensinar exercícios específicos e técnicas de massagem que podem ajudar a acelerar a recuperação.
Realizar exercícios de mobilidade ou alongamento específicos para a fáscia plantar e os músculos da panturrilha pode diminuir a tensão no pé.
Massagear a sola do pé com uma bola de tênis ou um rolo também pode ajudar a aliviar a tensão e a dor.
O uso de sapatos confortáveis com bom suporte para o arco e almofadas suficientes é importante também.
Aconselho você procurar um fisioterapeuta especialista para poder te orientar e realizar o melhor tratamento para o seu caso.

Abraços !

Pode ser que a escolha dos seus exercícios físicos não esteja apropriada. Considere antes de qualquer trabalho muscular no local que deseja tratar, tratar o corpo todo através de exercícios direcionados que re-equiilibram sua musculatura e sua postura. Quando os músculos pouco trabalhados voltam a ser mais ativos eles tendem a cumprir melhor com suas funções e a energia do corpo se desequilibra menos. Afinal tudo está interligado. Um bom exercício para ser inserido é o abdominal Transfit (método Transfit.bodyenergy) que é feito sentado. Ele, quando bem executado, equilibra a região da bacia e toda a circulação para pernas e pés. Auxiliando o sistema linfático na remoção de possíveis patógenos ou substâncias inertes decorrentes do processo inflamatório que a fasceíte plantar ocasiona.
A inflamação faz o corpo reter liquido , vamos a uma ilustração, como um suco de limão imagina um suco azedo você coloca água pra equilibrar um corpo inflamado está ácido por isso o organismo retém água e a retenção de líquido faz o corpo inchar, na hora do exercício tem que verificar se a intensidade está adequada.
Quero chamar sua atenção para as questões emocionais que podem estar envolvidas na fascite plantar, segundo a metafísica da saúde.

A fascite plantar pode refletir padrões emocionais e mentais que se manifestam no corpo. Muitas vezes, essa condição está associada à sensação de falta de apoio, seja no âmbito familiar, profissional ou social. Como os pés são nossa base de sustentação, essa dor pode simbolizar a sensação de não se sentir amparado, tanto fisicamente quanto emocionalmente, o que pode gerar um sentimento de desamparo ou solidão.

Além disso, o medo de avançar na vida é outra questão comum. Os pés estão diretamente ligados ao movimento, e dores nessa área podem indicar insegurança ou resistência a mudanças, especialmente em momentos de transição. Esse medo de dar o próximo passo pode ser fruto de incertezas quanto ao futuro ou receio de enfrentar novos desafios.

A fascite plantar também pode estar relacionada à sobrecarga emocional e pressão interna. Muitas vezes, a pessoa sente que está carregando mais responsabilidades do que consegue suportar, seja no trabalho ou em sua vida pessoal, o que gera cansaço mental e emocional. Isso pode se refletir fisicamente como a sensação de estar "cansado de caminhar" ou de seguir em frente.

Por fim, a dificuldade em se sentir enraizado e conectado à própria essência pode ser um fator importante. A falta de conexão com o presente ou com o seu caminho de vida pode gerar instabilidade emocional e afetar a saúde dos pés. Quando não nos sentimos firmes em nossas escolhas ou desconectados do nosso propósito, isso pode se manifestar como dor e desconforto físico.

Essas questões emocionais podem influenciar diretamente a saúde física, e é importante olhar para dentro de si para identificar se alguma delas está presente. Trabalhar essas emoções pode ser um passo importante para restaurar o equilíbrio entre corpo e mente, ajudando no tratamento e recuperação da fascite plantar.