Porque meus pés incham após os exercícios para facite plantar?

4 respostas
Porque meus pés incham após os exercícios para facite plantar?
Olá;
A dor intensa na fascite plantar resulta de inflamação, microtraumas e sobrecarga da fáscia plantar. Esse tecido suporta o arco do pé, e o estresse repetitivo pode causar inflamação e pequenas lesões, dificultando a cicatrização. A dor geralmente se concentra no calcanhar, onde a fáscia se insere no osso calcâneo, devido ao impacto contínuo. A resposta inflamatória do corpo causa dor, inchaço e rigidez, e esporões ósseos podem agravar o desconforto.
Qualquer movimento do pé pode aumentar a dor, e mudanças na forma de andar para evitar a dor podem causar outros problemas musculoesqueléticos, perpetuando o ciclo de dor.
A dor da fascite plantar pode ser bastante incômoda, mas há várias estratégias que você pode adotar para aliviar os sintomas e promover a recuperação. Um fisioterapeuta pode ensinar exercícios específicos e técnicas de massagem que podem ajudar a acelerar a recuperação.
Realizar exercícios de mobilidade ou alongamento específicos para a fáscia plantar e os músculos da panturrilha pode diminuir a tensão no pé.
Massagear a sola do pé com uma bola de tênis ou um rolo também pode ajudar a aliviar a tensão e a dor.
O uso de sapatos confortáveis com bom suporte para o arco e almofadas suficientes é importante também.
Aconselho você procurar um fisioterapeuta especialista para poder te orientar e realizar o melhor tratamento para o seu caso.

Abraços !

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pode ser que a escolha dos seus exercícios físicos não esteja apropriada. Considere antes de qualquer trabalho muscular no local que deseja tratar, tratar o corpo todo através de exercícios direcionados que re-equiilibram sua musculatura e sua postura. Quando os músculos pouco trabalhados voltam a ser mais ativos eles tendem a cumprir melhor com suas funções e a energia do corpo se desequilibra menos. Afinal tudo está interligado. Um bom exercício para ser inserido é o abdominal Transfit (método Transfit.bodyenergy) que é feito sentado. Ele, quando bem executado, equilibra a região da bacia e toda a circulação para pernas e pés. Auxiliando o sistema linfático na remoção de possíveis patógenos ou substâncias inertes decorrentes do processo inflamatório que a fasceíte plantar ocasiona.
A inflamação faz o corpo reter liquido , vamos a uma ilustração, como um suco de limão imagina um suco azedo você coloca água pra equilibrar um corpo inflamado está ácido por isso o organismo retém água e a retenção de líquido faz o corpo inchar, na hora do exercício tem que verificar se a intensidade está adequada.
Quero chamar sua atenção para as questões emocionais que podem estar envolvidas na fascite plantar, segundo a metafísica da saúde.

A fascite plantar pode refletir padrões emocionais e mentais que se manifestam no corpo. Muitas vezes, essa condição está associada à sensação de falta de apoio, seja no âmbito familiar, profissional ou social. Como os pés são nossa base de sustentação, essa dor pode simbolizar a sensação de não se sentir amparado, tanto fisicamente quanto emocionalmente, o que pode gerar um sentimento de desamparo ou solidão.

Além disso, o medo de avançar na vida é outra questão comum. Os pés estão diretamente ligados ao movimento, e dores nessa área podem indicar insegurança ou resistência a mudanças, especialmente em momentos de transição. Esse medo de dar o próximo passo pode ser fruto de incertezas quanto ao futuro ou receio de enfrentar novos desafios.

A fascite plantar também pode estar relacionada à sobrecarga emocional e pressão interna. Muitas vezes, a pessoa sente que está carregando mais responsabilidades do que consegue suportar, seja no trabalho ou em sua vida pessoal, o que gera cansaço mental e emocional. Isso pode se refletir fisicamente como a sensação de estar "cansado de caminhar" ou de seguir em frente.

Por fim, a dificuldade em se sentir enraizado e conectado à própria essência pode ser um fator importante. A falta de conexão com o presente ou com o seu caminho de vida pode gerar instabilidade emocional e afetar a saúde dos pés. Quando não nos sentimos firmes em nossas escolhas ou desconectados do nosso propósito, isso pode se manifestar como dor e desconforto físico.

Essas questões emocionais podem influenciar diretamente a saúde física, e é importante olhar para dentro de si para identificar se alguma delas está presente. Trabalhar essas emoções pode ser um passo importante para restaurar o equilíbrio entre corpo e mente, ajudando no tratamento e recuperação da fascite plantar.

Especialistas

Evandro Junior Christovan Ribeiro

Evandro Junior Christovan Ribeiro

Ortopedista - traumatologista

Porto Feliz

Rosangela Strada

Rosangela Strada

Podologista

São Bernardo do Campo

Graciela Roque Milano

Graciela Roque Milano

Fisioterapeuta

Limeira

Maria Isabel De Arruda Campos Coan

Maria Isabel De Arruda Campos Coan

Podologista, Terapeuta complementar

Osasco

Aline Geremia

Aline Geremia

Terapeuta complementar

Florianópolis

Dra. Podo Podologia

Dra. Podo Podologia

Podologista

Jacareí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 71 perguntas sobre Fasciíte Plantar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.