Porque eu Tenho muitos pensamentos negativos? É quando esse pensamentos invadem minha mente eu tenho

23 respostas
Porque eu tenho muitos pensamentos negativos? E quando esses pensamentos invadem minha mente eu tenho hábito de chupar dedo. Isso é toc?
Chupar o dedo é um gesto muito instintivo, desde o útero há imagens de ultrassom de alguns bebes que indicam esse comportamento. Até a primeira infância é esperado esse movimento de sucção até em cochilos ou momentos de estresse, cansaço, retraimento, etc. A relação entre seus pensamentos negativos e esse gesto pode parecer uma gratificação ou ansiedade, é difícil dar uma precisão apenas com esse recorte. Em um processo analítico voce pode dar voz a essa questão e a outras que surgirem, procure um analista. O TOC pode trazer gestos ou rituais intensos e repetitivos que causam sofrimento ao paciente, prejuízos na sua rotina diária e afeta pessoas proximas e familiares. Deve ser avaliado por um médico psiquiatra além do psicologo que o acompanhar por pelo 6 meses para se fechar um diagnostico. Mas comece pelas sessões com psicanalista. Um abraço

Olá! Não temos controle sobre os pensamentos que invadem a nossa mente. Muitos pensamentos são perigosos, irreais e geram sofrimento. Comece a questionar o pensamento negativo que aparece. Questione, analise e tome uma decisão à partir de limites realistas. Muitas vezes é necessário reciclar os nossos pensamentos. Quanto ao comportamento de chupar o dedo, é necessário uma avaliação. A terapia cognitivo comportamental dispõe de técnicas que podem ter ajudar nesse processo. Fico à disposição! Um abraço!
Os pensamentos tem um fluxo autônomo e, na maioria das vezes, não temos controle algum sobre o seu conteúdo ou sobre sua qualidade (positivo ou negativo). Quando fazemos terapia podemos analisar melhor estes pensamentos, o que eles simbolizam e como podem te ajudar.

Quando você é tomado por estes pensamentos você, provavelmente, se sente impotente diante deles e busca algum conforto no chupar dedo, algo que deveria fazer na infância em situações de estresse para se acalmar. Estou apenas levantando um hipótese já que não tenho dados suficientes.

Agora que é adulto você pode buscar outras formas de lidar com estes pensamentos. Buque apoio de um psicólogo para que te ajude a organizar e acolher estes pensamentos.
Nossa mente é naturalmente negativa, instável e apresenta ciclos repetitivos baseados em nossas crenças que foram se construindo ao longo de nossa vida. Para trabalhar isso, o ideal é fazer psicoterapia ou participar de algum programa de Mindfulness (que lhe ajude a desapegar dos pensamentos, além de cultivar autocompaixão). Quanto ao ato de chupar o dedo, é um hábito instalado que sua mente atrelou ao momento dos pensamentos negativos. Para desapegar do hábito de chupar o dedo, é mais interessante e oportuno desapegar do hábito de estar atrelado aos pensamentos negativos constantes. Espero ter ajudado. Trabalho com psicoterapia e programas de Mindfulness. Qualquer dúvida ou solicitação, estou à disposição.
Olá, os pensamentos com maior viés negativo, podem ser acionados e intensificados por transtornos de ansiedade, depressão, etc, pois seu viés negativo faz parte da maioria das doenças. O TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo é diagnosticado quando a compulsão começa a atrapalhar/incapacitar a vida da pessoa.
Seria interessante procurar um psicólogo e tratar esse desconforto. Cuide-se. Abraço.
Os pensamentos negativos podem aparecer por alguma crença limitante que adquirimos ao longo do desenvolvimento. Para que possamos identificar ébimportante que faça um acompanhamento psicológico e a partir de então possamos avaliar e identificar as distorções que estão gerando esses pensamentos. Quanto o chutar dedo também precisa ser investigado, pode ser um mecanismo de defesa. Busque ajuda se um profissional, assim ficará mais fácil te ajudar e compreender o que esta acontecendo.
Oi, Pensamentos negativos estão ligados a formas como aprendemos a pensar por meio da nossa família, escola, cultura e etc.
Há uma tendência recorrente de pensarmos cada vez mais e coisas negativas e nos sentirmos mal. E por nos sentirmos mal, pensamos em mais coisas negativas. O ato de então chupar o dedo pode ser uma ação de reconforto que você adiquirou para lidar com os pensamentos negativos.
De qualquer maneira, para poder dar mais detalhes, somente passando com um psicólogo. Este profissional irá fazer as perguntas necessárias para entender bem sua forma de pensar e irá te ajudar nos caminhos de melhoria que você desejar trilhar.
Abs
Olá! As vezes podemos ter pensamentos negativos, é próprio do ser humano. No entanto ter "muitos" pensamentos negativos e associados a chupar o dedo, pode ser uma comunicação de algo nas suas emoções não vão muito bem. E isso definitivamente, quer dizer, "só isso", não é TOC. Mas pode ser algo que diz muito. Procure por tratamento psicológico com um psicanalista/psicólogo, e esse com certeza lhe ajudara muito a entender essas emoções.
Provavelmente você tem muitos pensamentos negativos devido a forma como foi habituado a pensar que podem gerar ansiedade e/ou depressão em você caso não sejam tratados devidamente.Quanto a o hábito de chupar o dedo não necessariamente quer dizer que possa ser um indício de TOC,mas pode ser um hábito que encontrou como forma de segurança e conforto emocional e que pode ser alterado por algo mais adaptativo e congruente com sua idade atual. Procure ajuda psicológica presencial ou online!
Desmistificar esses pensamentos que parecem te assustar é algo fundamental. Regredir para um hábito que remete à infância pode ser um sinal de defesa ao se sentir vulnerável. A fim de que esses pensamentos não mais te ameacem, precisaremos chegar às raízes dos mesmos e reprocessar os traumas. Não apenas por este comportamento, mas para que seu bem estar mental e físico seja uma realidade, pois o corpo expressa a mente. Aqui está o caminho: Terapia EMDR e Pain Management. Não desanime! Terapia é vencer limitações. Tudo de melhor!
Pode ser Toc de pensamentos. E você chupa o dedo porque os pensamentos te deixam atordoada arrastando suas emoções pra cima e pra baixo e por isso você sente necessidade de uma ação que te tranquiliza que é chupar o dedo. Procure observar seus pensamentos descolados de você, do mesmo jeito que você observa a tela do seu computador e não permita que esses pensamentos se transformem no seu sangue, nos seus músculos e nos seus nervos.
Um abraço,
Lea
Busque forma de gerenciar os seus pensamentos e filtrar, tente pensar em coisas positivas, uma vez que os pensamentos negativos permanecem acabam sendo como passarinhos, pousam e fazem ninhos. O fato de você chupar dedo pode ser uma forma de você mudar o foco, de alguma forma deve te tranquilizar. Aconselho buscar um profissional Psicólogo, para entender melhor suas questões emocionais e te ajudar nesta questão.
Ter um fluxo de pensamentos positivos e negativos é normal, porém uma predominância de pensamentos negativos requer uma avaliação do seu estado de ansiedade, ansiedade antecipatória ou mesmo episódios depressivos. Uma hipótese sobre chupar o dedo pode ser um ato aliviante em relação aos seus pensamentos negativos adquirido provavelmente na infância. Faz-se necessário sessões de psicoterapia para que você possa entender e também lidar com suas questões emocionais. Um abraço.
Olá! Estes pensamentos negativos estão relacionados a você mesmo, à outras pessoas e ao futuro? Quando eles acontecem direcionados a essas três dimensões: você (mundo interno),outras pessoas (mundo externo) e ao futuro, a psicologia cognitiva denomina de "tríade cognitiva", isto pode indicar um processo depressivo e seria muito interessante buscar ajuda com um profissional de psicologia. Quanto à chupar o dedo, que é um ato infantil, pode sugerir um retorno ou uma busca de aconchego, proteção,carinho que te acalmam, tal como uma criança pequenina encontra. Por isso é importante o autoconhecimento! Busque ajuda! Se não pduer pagar, procure pelas clínicas escola, das faculdades de psicologia que oferecem o atendimento psicológicocom um custo-benefício, que vale muito à pena. Fique bem!
Se voce esta chupando o dedo com o objetivo de aliviar um pensamento negatico é um comportamento compulsivo, que pode ou não esta associado ao TOC , esse comportamento não é funcional nesse momento e se estiver trazendo sofrimento e prejuizos procure um especialisata
Olá! Há variadas estratégias para lidarmos com os pensamentos negativos, as quais são ensinadas aos pacientes na terapia. Muitas vezes, por não saber lidar com eles, a pessoa pode acabar tendo comportamentos de fuga por exemplo, buscando algo que dê prazer, acalmando, obtendo um alívio, podendo surgir comportamentos de TOC. Já que identificou tudo isso, procure ajuda para conseguir superar.
Olá!
Penso que o comportamento de chupar o dedo não seja Toc. Acredito que possa ser um comportamento de segurança que você faz.
Uma psicoterapia seria muito aconselhável pra você.
Fique bem!
Um abraço!
Pensamentos negativos não são atribuídos apenas ao TOC. São poucas informações para poder ajudá-lo. Agende uma consulta para ser melhor avaliado
Olá. Os pensamentos intrusivos, negativos, ruminantes podem gerar incômodos e até mesmo influenciar diretamente na rotina da pessoa. No seu relato, o ato de chupar o dedo pode fazer com que você se senta aliviado momentaneamente mas nao resolve o conflito inicial. Recomendo que procure ajuda profissional para compreender melhor os seus sintomas. Boa sorte!
Olá! A inquietação tanto com os pensamentos negativos, como o chupar dedos parecem te interrogar “afinal, o quê me comanda?”. Pergunta suficiente para pensar em buscar um espaço de tratamento psicanalítico.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Em Gestalt-terapia, minha abordagem de trabalho, todo sintoma é um aviso inconsciente do organismo como um todo de que algo não vai bem. Por organismo entenda-se não somente o corpo, o aspecto físico, mas também as questões psicológicas, os sentimentos, pensamentos e aspirações existenciais. É importante ouvir a mensagem que os sintomas relatados estão tentando passar à sua consciência. Para tanto, recomendo consultar um psicólogo (qualquer abordagem é válida, mas, nesse caso, recomendo da linha Humanista, da qual a Gestalt-terapia faz parte), para uma avaliação criteriosa do processo relatado, e demais sintomas que talvez possam estar influindo nesta situação. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Com apenas esses dados fica difícil ter um panorama completo. O ideal seria fazer um consulta para que se possa avaliar melhor a situação.
Não é possível passar um diagnóstico com essas informações apenas. Busque um psicólogo para uma avaliação correta.
Fique bem!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!