Porque algumas pessoas falam enquanto dorme? O que fazer com esse problema?

2 respostas
Porque algumas pessoas falam enquanto dorme?
O que fazer com esse problema?
Olá bom dia, o termo médico para anormalidades que ocorrem durante o sono é “parassonia”. Comportamentos como sonambulismo, falar dormindo, comer dormindo, pesadelos, terrores noturnos e ranger de dentes são parassonias comuns .
Existem duas categorias principais de parassonias: REM e não REM. As alterações são observadas mais frequentemente quando as pessoas são privadas de sono ou saem de sua rotina normal de sono.
Falar durante o sono é muito mais comum em crianças. Caso ocorra prejuízo, recomendo passar por uma avaliação com psiquiatra e investigar melhor o quadro.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As pessoas que falam durante o sono estão experimentando um distúrbio conhecido como "fala durante o sono" ou "sonilóquio". Este distúrbio do sono é bastante comum e pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade ou sexo.

A fala durante o sono ocorre durante a fase do sono conhecida como sono REM (Rapid Eye Movement), que é a fase em que ocorrem os sonhos mais vívidos. Durante o sono REM, o cérebro está ativo, mas o corpo está completamente relaxado e paralisado. Em algumas pessoas, as vias respiratórias podem relaxar um pouco demais, o que pode causar vibrações nas cordas vocais e levar à fala durante o sono.

Outras causas da fala durante o sono podem incluir estresse, ansiedade, febre, consumo de álcool ou drogas, distúrbios do sono, como apneia do sono ou narcolepsia, e até mesmo certos medicamentos. A fala durante o sono também pode ser uma manifestação de outras condições médicas subjacentes, como distúrbios do humor ou do comportamento.

Na maioria dos casos, a fala durante o sono não é motivo de preocupação e não requer tratamento. No entanto, se a fala durante o sono estiver interferindo na qualidade do sono ou na qualidade de vida de uma pessoa, é importante procurar um médico para descartar outras condições médicas subjacentes e avaliar a necessidade de tratamento

Especialistas

Otomar Pereira de Pereira

Otomar Pereira de Pereira

Terapeuta complementar

Cuiabá

Dylan Pregardier

Dylan Pregardier

Terapeuta complementar

Florianópolis

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 221 perguntas sobre Insônia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.