Porque a maioria dos antidepressivos provocam queda na libido?
7
respostas
Porque a maioria dos antidepressivos provocam queda na libido?
Em quadros depressivos há que lembrar da falta de interesse em várias partes da vida, inclusive a falta de libido, como já fora mencionado anteriormente. Além de ser por reflexo do uso de uma determinada substância, precisa ser visto com seu psicanalista ou terapeuta o que mais pode estar influenciando isto. Não podemos pensar que os remédios fazem tudo conosco sem pensar em outras questões particulares.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, bom dia!
Conforme o colega Marcelo Marui falou, esses são os motivos.
Acrescento que NEM sempre isso acontece. Isso varia de remédio para remédio, e de paciente para paciente. Tudo bem?
Então, caso precise de algo, ou tenha alguma dúvida, pode mandar mensagem!
Abr
Conforme o colega Marcelo Marui falou, esses são os motivos.
Acrescento que NEM sempre isso acontece. Isso varia de remédio para remédio, e de paciente para paciente. Tudo bem?
Então, caso precise de algo, ou tenha alguma dúvida, pode mandar mensagem!
Abr
A ação destes medicamentos no sistema nervoso central provoca uma série de reações, como maior sensação de bem estar, melhora de humor e ansiedade, contudo também tem essa ação de redução da libido. Converse com o seu médico, sobre uso concomitante de outras medicações ou uso de algum antidepressivo mais novo que não provoque esse efeito colateral em você.
Como já indicado pelos colegas, é uma reação hormonal e emocional de cada organismo, ou seja, pode variar de pessoas para pessoa, o que tem sido constatado é que há certa dificuldade em chegar ao orgasmo. Porém o importante é uma avaliação e acompanhamento psicológico juntamente como o tratamento medicamentoso
Porque os antidepressivos agem na neuroquimica cerebral, podendo causar alterações hormonais secundárias. Abraço!
Pode não ser somente um efeito colateral da medicação que está sendo tomada por você, mas o quadro clínico da depressão em si tem a presença em alguns casos da ausência libidinal. Realize um acompanhamento terapêutico para maior avaliação e acompanhamento do seu caso, em alguns casos somente o fator químico é suficiente para tratamento, porém nem todos. Apesar uma problema complexo e multifatorial, o tratamento multidisciplinar é comprovado cientificamente.
Em relação a essas questões da queda da libido, há realmente muitos medicamentos que provocam esses efeitos colaterais no ponto sexual. Isso acontece por conta de fatores colaterais que a maioria do antidepressivos possuem e que acabam desencadeando uma melhora no quadro de humor, mas que por fim acabam piorando no quadro e cenário sexual. O que dá para ser feito é um acompanhamento sempre pertinente e mensal no psiquiatra e a ajuda Psicológica para se ter uma contrapartida desses sintomas.
Cuide-se!
Cuide-se!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como a depressão pós parto pode contribuir para a queda de cabelo?
- É verdade que é fluoxetina tira o libido do homem , e qual remédio pode subistituir ele sem tirar o libido ?
- Bom dia! Estou tomando velija 30 mg há 3 dias, durante o dia fiquei muito sonolenta, mas a noite não consigo dormir, fico acordando a noite toda. Gostaria de saber se isso vai melhorar com o uso...
- Já fis vários exames do coração holter eletrocardiograma ecocardiograma e ñ deu nda mais continuo sentindo uma pausa no coração uma atrás da outra, eu so ansiosa tenho muinto medo de morrer a qualquer momento, eu estou tomando cetralina e torest, me ajudem o que eu faço?
- O lítio é um inibidor seletivo (ISRS/IRSN) ou da classe dos tricíclicos?
- Fui diagnosticada com depressão com sintomas psicóticos. O antipsicótico é tomado direto para a vida toda?
- estou tomando zetron 300mg e voextor 10mg todo dia após o almoço, porém sinto um sono absurdo durante o dia e uma indisposição também, é normal?
- Já está fechando um mês que estou tomando 40mg de paroxetina e até agora não melhorei, tenho depressão e ansiedade, será que devo procurar meu psiquiatra para aumentar a dose?
- Estava a 15 dias sem tomar desvenlafaxina, senti os sintomas de retirada todos. Agora consegui renovar minha receita, posso voltar a tomando a mesma dose que estava tomando anteriormente?
- Já faz algumas semanas que tenho problemas para dormir, meu sono só vem às 4 horas da manhã e acabo acordando às 13 horas da tarde. Mesmo dormindo por 9 horas, me sinto cansada e exausta o tempo todo. Eu já conversei com um psicólogo e ele percebeu que é possível que eu tenha depressão. Qual especialista…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.