Porque a maioria dos antidepressivos provocam queda na libido?

7 respostas
Porque a maioria dos antidepressivos provocam queda na libido?
Em quadros depressivos há que lembrar da falta de interesse em várias partes da vida, inclusive a falta de libido, como já fora mencionado anteriormente. Além de ser por reflexo do uso de uma determinada substância, precisa ser visto com seu psicanalista ou terapeuta o que mais pode estar influenciando isto. Não podemos pensar que os remédios fazem tudo conosco sem pensar em outras questões particulares.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, bom dia!

Conforme o colega Marcelo Marui falou, esses são os motivos.
Acrescento que NEM sempre isso acontece. Isso varia de remédio para remédio, e de paciente para paciente. Tudo bem?

Então, caso precise de algo, ou tenha alguma dúvida, pode mandar mensagem!

Abr
A ação destes medicamentos no sistema nervoso central provoca uma série de reações, como maior sensação de bem estar, melhora de humor e ansiedade, contudo também tem essa ação de redução da libido. Converse com o seu médico, sobre uso concomitante de outras medicações ou uso de algum antidepressivo mais novo que não provoque esse efeito colateral em você.
Como já indicado pelos colegas, é uma reação hormonal e emocional de cada organismo, ou seja, pode variar de pessoas para pessoa, o que tem sido constatado é que há certa dificuldade em chegar ao orgasmo. Porém o importante é uma avaliação e acompanhamento psicológico juntamente como o tratamento medicamentoso
Porque os antidepressivos agem na neuroquimica cerebral, podendo causar alterações hormonais secundárias. Abraço!
Pode não ser somente um efeito colateral da medicação que está sendo tomada por você, mas o quadro clínico da depressão em si tem a presença em alguns casos da ausência libidinal. Realize um acompanhamento terapêutico para maior avaliação e acompanhamento do seu caso, em alguns casos somente o fator químico é suficiente para tratamento, porém nem todos. Apesar uma problema complexo e multifatorial, o tratamento multidisciplinar é comprovado cientificamente.
Em relação a essas questões da queda da libido, há realmente muitos medicamentos que provocam esses efeitos colaterais no ponto sexual. Isso acontece por conta de fatores colaterais que a maioria do antidepressivos possuem e que acabam desencadeando uma melhora no quadro de humor, mas que por fim acabam piorando no quadro e cenário sexual. O que dá para ser feito é um acompanhamento sempre pertinente e mensal no psiquiatra e a ajuda Psicológica para se ter uma contrapartida desses sintomas.
Cuide-se!

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.