Por que um pensamento obsessivo causa tanto problema de concentração? Um exemplo são trechos de músicas

5 respostas
Por que um pensamento obsessivo causa tanto problema de concentração? Um exemplo são trechos de músicas que são intrusivas por 24 horas.
O TOC faz com que você tenha pensamentos Obsessivos sobre determinado tema, o que toma bastante do seu tempo e energia, atrapalhando assim a concentração. A Compulsão é a "forma" encontrada para aliviar esses pensamentos obsessivos.
O ideal é buscar o auxílio de um psicólogo para lidar melhor com isso e ter controle sobre a situação .

Obs: uma dica que pode ajudar na hora em que estiver cantando um trecho de alguma música sem parar é cantar a música completa até o final, não apenas um trecho. Isso muitas vezes ajuda ao cérebro entender que essa tarefa foi finalizada e não precisará mais ficar repetindo o mesmo trecho.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Acho que além do que os colegas falaram, temos que ir devagar para dizer que um pensamento intrusivo ou obsessivo seja diagnóstico de Transtorno Obsessivo Compulsivo, ou personalidade obsessiva, ou qualquer outra coisa... enfim...

primeiro procure fazer uma boa avaliação psiquiátrica, verificar além disso se existem outras questões ou sintomas que possam ajudar a pensar e esclarecer melhor tudo isso.

depois, caso ficar estabelecido que sim, tu tens um prejuízo da qualidade de vida por ficar pensando numa música o dia todo, acredito que devas ter tratamento combinado de medicação e psicoterapia. mas primeiro o diagnóstico deve estar bem estabelecido!

boa sorte!
Causa problema de concentração justamente porque sua mente está "ocupada" com outros pensamentos e assim não consegue focar no agora. A ansiedade que vem junto desses pensamentos é uma das grandes causas de problemas de concentração e de memória, visto que a mente não consegue "desligar". A medida que os pensamentos melhoram e que a ansiedade fica controlada, esses sintomas também devem melhorar.
Comece a desenvolver o habito de observar a sua mente. Observe os pensamentos que passam; mantenha aqueles que são funcionais e descarte os pensamentos disfuncionais. Pouco a pouco esses pensamentos obsessivos começam a desaparecer. Esse exercício requer esforço no início. Depois você começa a dominar sua mente com mais facilidade.
Até perceber que o ato de observar transforma o conteúdo da mente e o observador.
Um abraço.
Procure uma ajuda psicológica para entender esses pensamentos e para ter um diagnóstico mais assertivo do que está passando contigo. Acredito que um acompanhamento de um psicólogo e de um psiquiatra podem te ajudar muito bem com todas essas questões. Mas as vezes alguns pensamentos incomodam, porque eles são automáticos, e quanto mais damos valor e intenção para eles, eles ganham mais força. As vezes uma boa forma de trabalhar com eles é tentar retirar o foco de cima deles, tentando não atribuir valor como algo bom, ou ruim. Entenda que a mente pensa muitas coisas sem que a gente tenha controle sobre ela, pois hoje em dia a mente precisa sempre estar ligada e ativada, e essa é uma das formas que ela encontrou, por meio dos pensamentos. Então, quando atribuímos algo ruim, ela trás mais dez pensamentos juntos, quando atribuímos algo bom, mais outros dez pensamentos. A melhor forma é as vezes tentar não focar muito neles. Abraços e tenha uma ótima semana!

Especialistas

Agnes Aline Ferreira

Agnes Aline Ferreira

Psiquiatra

Campo Belo

Douglas Alves

Douglas Alves

Psicólogo

Rio de Janeiro

Yuri Gouveia Ribeiro

Yuri Gouveia Ribeiro

Psiquiatra

Goiânia

Juliane Farinelli Panontin

Juliane Farinelli Panontin

Terapeuta complementar

Palmas

Mariana Andrelli Gonzaga Vieira

Mariana Andrelli Gonzaga Vieira

Psicólogo

Lagarto

Eduardo Vieira Filho

Eduardo Vieira Filho

Psiquiatra, Médico do trabalho

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 269 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.