Por que só gaguejo palavras que iniciam com a letra A, E, O e R?

5 respostas
Por que só gaguejo palavras que iniciam com a letra A, E, O e R?
 Míriam Félix Caruso
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Olá!
Concordo que você deva buscar a avaliação de um(a) fonoaudiólogo(a), mas acredito que também deva avaliar se a gagueira lhe traz um prejuízo somente a sua fala.
Talvez você possa levantar algumas questões que se reportam aos desdobramentos que a gagueira tem em sua vida. Por exemplo, o quanto ela interfere na sua vida social e ocupacional, em que momentos ela costuma acontecer, quando teve a sua origem e, principalmente, o quanto ela gera de desconforto.
Sem dúvida um psicólogo pode lhe ajudar nisso, rumo a investigação de outros aspectos (subjetivos) que possam estar envolvidos, de modo a enriquecer a sua compreensão de si e a desenvolver maneiras de lidar com isso.

Coloco-me à disposição.
Dra. Míriam Félix Caruso

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Karina Petroli
Psicólogo
Bento Gonçalves
Sugiro procurar ajuda de uma fonoaudióloga, neurologista e psicóloga para obter uma avaliação mais completa referente ao problema.
Grata.
 Virna Lima
Psicólogo
São Paulo
O fator emocional em si não é determinante para o diagnóstico da gagueira. Fatores como : genética, histórico da fala e a quanto tempo persiste esse sintoma devem ser considerados. Caso o diagnóstico seja fechado, você deve procurar não só ajuda de um fonoaudiólogo, mas também de médicos e grupos de apoio.
Dra. Sayonara Machado
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá bom dia.
É importante que busque ajuda com um fonoaudiólogo (a), para entender melhor o que se passa, entretanto, como psicóloga minha visão sempre vai além do visível e já busco respostas além do que podemos ter como coisas "normais", é sempre importante entender a causa de tudo. Acredito assim, aqui você relata só o resultado, mas o que te levou a essa gagueira, como ela acontece e em que circunstâncias? Tudo isso é fundamental para te entender e analisar a situação.
Minha sugestão é que além de um fonoaudiólogo deve procurar um psicólogo.

A disposição.
Dra. Sayonara Machado
 Walquiria Amorim Pimenta
Fonoaudiólogo
Belo Horizonte
Olá!
A gagueira é um tema extenso, complexo e de atenção multiprofissional. Surge na infância, coincide com o momento de aquisição da linguagem na qual todos passamos por amadurecimento motor e construção linguística.
Porém, para realmente desenvolvê-la são necessários três fatores: 1) predisponente (genética); 2) precipitante (ambiente); 3) perpetuante (que mantém o problema, como tensão, fatores emocionais). Por esses motivos Psicólogos e Fonoaudiólogos trabalham juntos em muitos casos, como respondidos muito bem pelas profissionais aqui.
No caso específico de sua pergunta, esclareço que a gagueira é avaliada não só por aspectos quantitativos, mas fisiológicos, psicológicos e linguísticos.
Existe o que denominamos "fenômeno da consistência", que é a tendência de gaguejar sempre nos mesmos sons ou palavras. Por ex.: quanto menos previsível a palavra e quanto mais inicial o som na posição da palavra, pior a gagueira. Ocorre o prolongamento dos sons que você citou, em geral.

Especialistas

Renata Cardoso

Renata Cardoso

Fonoaudiólogo

Cruzeiro

Marília Trevisan

Marília Trevisan

Fonoaudiólogo

Santa Maria

Eduarda Amara Andrade Guedes da Silva

Eduarda Amara Andrade Guedes da Silva

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Jacineide Oliveira

Jacineide Oliveira

Fonoaudiólogo

Salvador

Flávia Weschenfelder

Flávia Weschenfelder

Fonoaudiólogo

Chapecó

Augusto de Alencar Carvalho

Augusto de Alencar Carvalho

Fonoaudiólogo

Juiz de Fora

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 114 perguntas sobre Gagueira
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.