Por que quase nunca se dá a devida atenção para a irritação e a falta de paciência? Quase sempre
6
respostas
Por que quase nunca se dá a devida atenção para a irritação e a falta de paciência? Quase sempre se fala em euforia o que muitas vezes dá uma impressão errada a respeito do transtorno.

A irritabilidade e falta de paciência são sintomas frequentes de depressão, já a euforia é mais frequente nos episódios maníacos. Não é que não se dê atenção aos primeiros, mas como para diagnosticar transtorno bipolar se faz necessário pelo menos 1 episódio maníaco, provavelmente por isso, os textos dêem mais ênfase a esse último.
Já numa avaliação psíquica, devemos valorizar todos os sintomas apresentados pelo paciente.
Espero haver respondido a sua dúvida.
Já numa avaliação psíquica, devemos valorizar todos os sintomas apresentados pelo paciente.
Espero haver respondido a sua dúvida.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?

Talvez pela falta de conhecimento sobre a doença, se dá mais importância ao aspecto maníaco pois é quando o bipolar tem comportamentos exagerados. Porém a irritabilidade deve ser observada e compreendida. É de suma importância a psicoterapia para aprender a se autorregular/ conhecer. Espero ter ajudado.

Tanto a falta de paciência quanto a irritação acomete a todos em algum momento porém a intensidade e a frequência talvez façam a diferença para nomear bem como classificar tais afecções.
É importante entender também os sintomas latentes para além dos sintomas aparentes . A Psicoterapia poderá te ajudar nesta investigação e talvez possa lidar melhor com esses afetos .
É importante entender também os sintomas latentes para além dos sintomas aparentes . A Psicoterapia poderá te ajudar nesta investigação e talvez possa lidar melhor com esses afetos .

Quando se trata de bipolaridade é necessário identificar esse estado de euforia (mania) em pelo menos uma ocasião para além do estado depressivo. Mas essa irritabilidade e falta de paciência são sim aspectos importantes a serem observados, aliás, são comportamentos que geram muitos problemas tanto para a pessoa com transtorno bipolar como para familiares, colegas de trabalho/graduação e amigos. Essa é mais uma razão para que, além do tratamento medicamentoso, é importante haver com acompanhamento com psicoterapeuta. Afinal, nem sempre a gente fica irritado e sem paciência porque temos algum tipo de diagnóstico não é? Todo mundo se irrita, bipolar ou não, e para todos é necessário estratégias para administrar tais sentimentos e impulsos.

Olá. Nos livros médicos e de estudos em psiquiatria descrevem um quadro característico de "disforia" o que contemplaria a irritabilidade e falta de paciência. Abraço.

Olá! Um dos maiores desafios dos pacientes de saúde mental é que as pessoas em geral não entendem o problema e estão sempre cheios de preconceitos ou estereótipos. No caso da bipolaridade, ela se manifesta de forma muito singular em cada sujeito, e isso torna difícil a compreensão da comunidade. Busque um psicoterapeuta para entender o funcionamento do seu adoecimento, como controlá-lo e retomar sua qualidade de vida. Lembre-se que a família também precisa ser incluída no tratamento para uma melhora no quadro. Um grande abraço.
Especialistas






Perguntas relacionadas
- Litio pode alterar a pressão ocular ou piorar o glaucoma de ângulo estreito?
- Existe algum estabilizador de humor que possa ser tomado em hipótese de gravidez por quem tem TAB?
- Psicoestimulantes e transtorno bipolar. O metilfenidato pode agravar os quadros de mania/hipomania e depressão pra quem é bipolar?
- Como devo auxiliar uma pessoa em casos de manias ,e como pode melhora ?
- Meu esposo não muda a opiniao dele por nada,fica nervoso com facilidade e foge da realidade falando alto não importa aonde esteja,tem agonia quando repete a mesma coisa pra ele ou quando é contrariado,ou mastiga perto dele,ele também nao para quieto mesmo estando trabalhando. Todos ao redor dele percebe…
- Quem tem transtorno bipolar pode ter borderline também?
- Olá boa noite! Tenho transtorno bipolar, fui diagnosticada a mais de 30 anos. Deste então tomo litio. Por anos usei fluoxetina, e agora tomo o litio 300 e sertralina 50 mg.. Minha pergunta seria : no futuro posso ter problema renal, por uso do litio?
- É normal o organismo não absorver direito o Lítio?
- Comecei a tomar arbiprazol estou muito agutado e agora com dificuldsde de dormir os sintomas vao diminuir com o tempo?
- É possível uma bipolar fazer o tratamento sem tomar antipsicótico neum?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 948 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.