Por que quando saio para algum lugar me sinto bem, porém quando chego em casa, começo a apresentar s

35 respostas
Por que quando saio para algum lugar me sinto bem, porém quando chego em casa, começo a apresentar sintomas de ansiedade, como: nó na garganta, angustia, coração acelerado?
Olá a ansiedade é um sintoma que pode representar muitas coisas diante do seu momento de vida.
Por este motivo considero que buscar um psicoterapeuta pode ajudar e investigar um pouco mais a fundo o que sente.

Olá, tudo bem? Esses lugares para onde você vai, provavelmente sejam locais onde ocorram situações ou tenham pessoas que você goste e se sinta bem. Em casa quando ocorre essas situação de ansiedade, seria importante você analisar o contexto e ver o que pode estar ocorrendo anteriormente ao início dos sintomas, como uma situação que você esteja passando no seu domicílio de forma recorrente, algo que lhe incomode ou alguém, talvez não seja algo claro no momento, mas geralmente é o que ocorre. Dependendo, acho que isso pode ocorrer com você, ficar em casa seja algo incômodo e quando sai mesmo para nenhum lugar específico , "sair por sair", já seja algo que lhe dê um certo alívio e bem estar. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá... infelizmente sua casa deve estar lhe dando "gatilhos" para esses sintomas. Seria importante fazer uma terapia e levar essas questões para lidar melhor com essa situação, dentre outras que provavelmente irão aparecer.
Espero ter ajudado.
Abraço.
Oie, dois cenários antagônicos, seria uma sensação de liberdade e outra com sentimentos contrários? Imagino o quanto deve ser difícil pra você... Nesse momento, o melhor é buscar ajuda de um profissional para compreender o que existe por trás desses sintomas. Sua vontade em encontrar as respostas, aliado ao processo terapêutico, será o caminho para o equilíbrio emocional na sua vida. E parabéns por ter vindo aqui, na tentativa de encontrar as respostas de uma vida emocional mais saudável.
Você associa o sair de casa com o aproveitar e curtir a vida e o ficar em casa te dá tédio e sentimento de perder o precioso tempo de vida, por isso você fica ansioso e inquieto.
Sempre digo que a casa de alguém pode ser apenas uma residência, ou um LAR, quando há compreensão dentro da casa. Além disso, esses sintomas que você descreveu parecem pânico, será que aconteceu algo traumático dentro de casa? Como era ficar em casa durante a sua infância e adolescência? Você precisa ressignificar estar em casa,
Um abraço,
Lea
Olá!
Ao chegar em casa, o que ou quem você encontra lá?
Como é a relação com essa(s) pessoa(s)?
Se mora sozinho, como é para você estar só?
Voltar para casa é uma forma de voltar para dentro de si mesmo e de entrar em contato com tudo q habita em ti.
Sugiro que você busque ajuda na Psicoterapia para, com suporte, entrar em contato com as suas questões mais profundas, dores, medos, angústia, culpa...
Fico à disposição.
Um grande abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 350
A ansiedade aparece por diferentes razões e possivelmente a sua casa ou algo relacionado a quando você esta lá, se tornou um gatilho que gera esses sentimentos. Seria interessante entender os motivos aos quais estes sintomas aparecem nesse ambiente, como também aprender formas de lidar com a mesma para este não se torna um local que só lhe causa angustia
Olá! A ansiedade pode ser despertada por gatilhos relacionados a situações, pessoas e ambiente que possa te causar algum incômodo. O correto e adequado é você buscar ajuda para entender o que está acontecendo. Somente com seu breve relato não é prudente te dar uma resposta. Estou á disposição!
Os sintomas aparecem para sinalizar algo que precisa ser visto com mais atenção. Através da psicoterapia é possível obter uma direção para melhor entender, qual é de fato, a origem dos sintomas e de que forma eles podem ser aliviados.
Olá. Cuidar do que não está bem conosco é muito importante. Que bom que veio aqui em busca de ajuda! Seria interessante buscar fazer uma psicoterapia para trabalhar melhor esses sentimentos/sintomas. Você deve entender o que acontece dentro de casa que está te fazendo ter esse sentimento. O que, ou quem te incomoda lá e elaborar isso dentro de você. Pensa nisso. Espero ter ajudado. Estou à disposição.
Olá como vai? A ansiedade pode causar sintomas físicos e psicológicos como medo, preocupações, nervosismo, taquicardia, dificuldades de concentração e outros. A manifestação dos sintomas ansiosos podem ser ativados diante de situações ou eventos que percebemos como ameaçadores ou quando apresentamos necessidade de controle sobre coisas que não dependem apenas de nós. Para ajudar compreender os gatilhos que ativam sua ansiedade faça uma lista de áreas da sua vida que podem esta associado aos sinais de ansiedade como por exemplo, trabalho, família, relacionamentos afetivos, filhos, saúde , questões financeiras, esse exercício pode ajudar trazer maior clareza sobre os momentos que a ansiedade te visita. O autoconhecimento é fundamental para melhor compreender sua ansiedade. Espero ter ajudado. Fico a disposição.
Pode ser que em casa você não esteja com a mente ocupada com algo que lhe distraia e abra espaço para surgirem outras coisas que estão ligadas ao que sente nesses momentos.

Os colegas disseram poder estar relacionado com o contexto em casa. Realmente é uma possibilidade, mas também pode ser algo que venha de dentro.

A verdade é que por aqui só podemos levantar suposições.

Busque um espaço em que possam lhe escutar para entender melhor o que está acontecendo.
É preciso investigar, na sua história de vida, desde quando estar nesse ambiente (casa) tem o potencial de desencadear sintomas de ansiedade. Uma pergunta importante: para além do sentido mais óbvio de estar no ambiente onde mora, para você, o que representa "chegar em casa"? Responder a essa questão é um bom ponto de partida para a resolução do que lhe causa sintomas de ansiedade.
Olá, provavelmente sua casa esta lhe dando gatilhos, para ter uma melhor analise e descobrir a raiz dos gatilhos e porque o gatilho aparece, seria interessante começar um processo terapêutico. Fico a disposição!
Esses sintomas podem ser influenciados por diversos fatores pessoais e situações diferentes em sua vida. É importante explorar suas experiências e sentimentos em terapia para entender as causas específicas e desenvolver estratégias que se encaixem melhor em sua situação. A psicoterapia é a melhor abordagem para investigar e lidar com esses sintomas de ansiedade de maneira adaptada às suas necessidades individuais.
Boa tarde
São poucas informações para poder lhe responder com maior precisão. Sugiro agendar consulta de avaliação para obter maiores informações e lhe ajudar.
Olá!
A ansiedade está atrelado a um sistema de luta/fuga que tem manifestações corporais e causa um desconforto psíquico. Ele está presente quando há alguma situação de desconforto ou ameaça. Talvez vale a pena entender o motivo de a sua casa ter se tornado um gatilho de ansiedade para você. Ou, o que, te gera ansiedade nela. Por qual motivo, ao estar fora de casa você consegue ficar bem e quando retorna esse sistema de luta/fuga é novamente ativado.
Espero ter ajudado com algum insight :)
Seria importante entender o que acontece em sua casa que te causa esses tipos de reação! Procure ajuda psicológica! Fico à disposição.
Se num local você se sente mal e ao sair dele se sente bem está claro que o primeiro ambiente está lhe fazendo mal. Você é seu ambiente precisam fazer terapia. Veja 3 programas SUPER NANI e veja a relação entre saude no ambiente e saúde da pessoa que vi e nele. Procure um competente psicoterapeuta. Existe tratamento.
Muitos sintomas de ansiedade ou pânico estão relacionados a conteúdos e experiências muito primitivas e a relação destas crises com o lar ou casa são relativamente comuns. Sugiro buscar um profissional para compreender as causas e tratar. Em casos mais graves psiquiatra com medicações além da psicoterapia

Boa tarde, imagino como é angustiante passar por essa situação, existem inúmeras formas de melhorar esse quadro, no entanto sugiro algumas, o Acompanhamento com Psicólogo pode ajudar a entender quais situações no seu contexto de vidão estão contribuindo para tais sintomas e como elaborar propostas para melhorar. Entendo que seja qual for o sentimento bom ou ruim eles são resultados de alguma interação e para tal se quisermos mudar tais sentimentos precisamos mudar algumas interações por isso é interessante a ajuda do profissional. Me coloco à disposição, me chamo Letícia e sou psicóloga.
Te convido a fazer uma atividade de monitoramento diário. Ela é bem simples e fácil de fazer, basta que anote em algum caderno ou bloco de notas no seu celular tudo o que passar pela sua cabeça diante dessa situação que sente os sintomas da ansiedade, não tenha medo de errar, não existe certo ou errado, apena faça isso por pelo menos uma semana.
Após esse período avalie seus registros e tente encontrar um ponto em comum, ele pode ser uma pessoa, uma situação, um pensamento, um sentimento, um sintoma físico.
Essa provavelmente é a resposta para sua pergunta.
Se sentir dificuldade em fazer a atividade, encontrar a resposta ou não sabe o que fazer após descobrir, é indicado que busque ajuda profissional.
Espero ter ajudado.
Fora de casa você se distrai, encontra pessoas que você gosta de conversar, de dançar, ou coisa parecida. Mas você se distrai de suas angústias, que logo ressurgem ao entrar em casa. Não sei qual é o ambiente em sua casa, mas de qualquer forma ficar em casa lhe trás angústia. Essa angústia está dentro de você. Algo não vai bem, quer no seu relacionamento familiar, quer com você mesmo. Por isso a ajuda de uma psicoterapia é essencial para você se encontrar bem em qualquer ambiente.
Olá.
Tais sinais podem te dizer que algo não está legal em sua casa. É comum sentirmos ansiedade, angústia em muitos momentos na vida. Mas se o grau dessas sensação aumentarem, possivelmente, você possa estar encontrando alguma dificuldade de lidar com a situação e o coração apertado pode apontar para esse fato.
Olá! A ansiedade ela pode aparecer por diversos motivos, é importante verificar se pode ter algo acontecendo na sua casa que você esteja com esses sintomas. Quando saímos nos distraímos podemos nos distrair mais facilmente, então as vezes não é só a sua casa em si, mas como você se sente sozinho ou com as pessoas que você mora. Espero ter ajudado!
Olá, imagino que não seja agradável se sentir assim. É um grande passo você se questionar o motivo desses sintomas.
Pode soar estranho o que vou lhe dizer, mas você é a melhor pessoa para responder à sua pergunta: o que está lhe deixando angustiada na sua vida ou na sua casa?
No entanto, pode ser necessária a ajuda de um profissional pra te guiar no caminho de encontrar essas respostas, pois temos uma tendência a nos defender do que nos incomoda.
A psicoterapia é uma ótima ferramenta para aliviar a ansiedade e te ajudar a entender os motivos e mecanismos envolvidos nesses sintomas. Estou a disposição!
Olá! Essa é uma pergunta que só você pode responder, mas a psicoterapia pode mostrar caminhos para você encontrar essa resposta.
A terapia cognitivo comportamental possui ótimas técnicas, incluindo questionamentos, questionários que podem te ajudar a entender melhor os motivos de se sentir assim.
Cuide-se, busque um profissional de psicologia.
À disposição!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Provavelmente você está ansiosa. Os colegas deixaram vários questionamentos em suas respostas, reflita sobre eles e se puder faça psicoterapia, vai te ajudar a entender o que está acontecendo.
Olá! A sensação de bem-estar quando saímos para algum lugar pode estar relacionada ao fato de que estamos nos expondo a novas experiências, pessoas e estímulos, o que é positivo para o nosso bem-estar emocional.
Por outro lado, quando chegamos em casa, podemos voltar a uma rotina mais monótona e previsível, o que pode levar ao surgimento de sintomas de ansiedade, como o nó na garganta, a angústia e a aceleração cardíaca.
Sob o ponto de vista da psicologia, é importante considerar que a ansiedade pode ser desencadeada por uma série de fatores, como preocupações excessivas, estresse, mudanças significativas na rotina, entre outros. É possível que o retorno à casa seja percebido como uma volta a um ambiente de maior segurança, o que pode levar à redução dos níveis de vigilância e, consequentemente, ao surgimento de sintomas de ansiedade.
Além disso, é possível também que esteja associada a tarefas e responsabilidades que causam estresse ou preocupação, levando aos sintomas de ansiedade. Importante avaliar os fatores desencadeadores dos sintomas e buscar estratégias para lidar de forma mais adaptativa. Sempre à disposição.
Como psicólogo, é importante destacar que cada pessoa é única e suas experiências individuais podem influenciar a forma como se sentem em diferentes ambientes. No entanto, existem algumas possíveis explicações para os sintomas de ansiedade que você descreveu ao chegar em casa.
Em primeiro lugar, o ambiente doméstico muitas vezes é considerado um espaço seguro e familiar, onde as pessoas tendem a relaxar e baixar a guarda. Isso pode permitir que emoções e preocupações reprimidas se manifestem quando você está em casa, causando ansiedade.
Além disso, a transição do ambiente externo para o ambiente doméstico pode desencadear mudanças emocionais. Se você estava se distraindo ou ocupado enquanto estava fora, ao retornar para casa, pode se deparar com pensamentos e sentimentos que estavam temporariamente fora de foco. Isso pode levar ao surgimento de sintomas de ansiedade.
Outro fator a considerar é a possibilidade de que haja desafios emocionais, conflitos ou estresse associados ao ambiente doméstico. Questões familiares, problemas de relacionamento ou outras preocupações podem surgir quando você está em casa, contribuindo para os sintomas de ansiedade.
É importante explorar esses sentimentos com um profissional de saúde mental, como um psicólogo, para uma compreensão mais aprofundada do seu contexto e da origem desses sintomas. O psicólogo pode ajudar a identificar padrões de pensamento e comportamentos que contribuem para a ansiedade, além de fornecer estratégias de enfrentamento e apoio emocional adequado.
Olá, como está?
Então, podem ser várias as possibilidades, é preciso pensar mais, falar mais e elaborar melhor a partir do que você disse aí.
Você se sente assim depois de voltar de quais lugares? Com quais pessoas? Como foram as situações que viveu lá? Como que foi lá? Quem estava nesses lugares? Como você estava lá?
Além disso também pensar onde estava antes? Se estava em casa, como está a situação na sua casa? As relações aí com sua família e amigos, são várias as possibilidades para elaborar e falar mais sobre esses sintomas, coração acelerado, angústia e nó na garganta.
Procure um(a) psicólogo(a), será uma ótima saída para esses incômodos.
Espero ter ajudado.
Olá!
Como tem estado, por aí?

Enquanto leio seu relato, posso imaginar, quase convictamente, que deve haver algum significado pessoal atrelado à sua casa que está provocando essas reações em você. Dentro da lógica da Psicossomática, o corpo traduz, através de sintomas, aquilo que muitas vezes não conseguimos elaborar por meio das palavras.
Acho possível pensar isso sob duas linhas de raciocínio lógicas. Na primeira delas, poder estar longe do ambiente onde se sente tão mal te faz nitidamente bem, pelo simples fato de se encontrar distante de algo (ou alguém, quem sabe...) que te proporciona reações tão desagradáveis quanto as que descreveu. Na segunda, pelo fato de encontrar-se exposto(a) à um fato gerador de ansiedade já te provoca, instantaneamente, esses mesmos sintomas. De qualquer maneira, me parece bem duro pensar que, ainda que se trate de um único fator (ou, até mesmo, uma somatória de vários deles), continuar tendo que conviver assim, sozinho(a), com algo que te proporciona tantos prejuízos que podem até, potencialmente, assumir piores proporções, seja de fato justo com você.

Que tal considerar a possibilidade da gente trabalhar isso, juntos?
Te convido pra oportunidade de poder conhecer um pouco melhor sobre você e encontrar as causas e as soluções possíveis pra aquilo que tanto tem te prejudicado, ultimamente.
Vamos conversar?
Estou por aqui!
Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 90
Ola, tudo bem?
Para responder esta pergunta, temos que entender quais os fatores presentes no ambiente interno e externo que estão atuando de forma conjunta para que você se sinta desta forma.
A forma como nos sentimos diante de algumas situações, depende da interação de uma série de fatores.
Olá! Tudo bem? A crise de ansiedade e angústia pode estar associada a inúmeros gatilhos. Em terapia você consegue criar ferramentas para conseguir identificar quais situações podem ser geradoras de possíveis gatilhos emocionais, tentando dessa maneira minimizar possiveis episódios de crise de ansiedade.
Quando estamos expostos em festas ou eventos sociais muitas pessoas retornam esgotadas emocionalmente porque para algumas pessoas é muito desgastante o excesso de socialização e isso pode mesmo gerar um vazio emocional. Terapia é fundamental para nos conhecermos melhor e entendermos e reconhecermos o que nos gera desconfortos emocionais e como iremos trabalhar para termos uma vida mais equilibrada e mais saudável possível de acordo com nossas escolhas.
Espero ter ajudado um pouco!
Sentir-se ansioso após retornar para casa de uma saída pode estar relacionado a várias causas emocionais e psicológicas. Vamos explorar algumas possíveis explicações e estratégias para lidar com esses sintomas:

1. Contraste entre Ambientes Externos e o Lar
Quando você está fora, pode estar envolvido em atividades que distraem sua mente de preocupações e ansiedades. A interação social, a mudança de cenário e as novas experiências podem ajudar a manter a mente ocupada. No entanto, ao retornar para casa, onde o ambiente é mais calmo e familiar, pode haver menos distrações, o que permite que pensamentos ansiosos e preocupações ressurjam.

2. Associações com o Ambiente Doméstico
O lar pode estar associado a responsabilidades, lembranças estressantes ou problemas não resolvidos que desencadeiam ansiedade. Se você associar sua casa com obrigações ou conflitos, isso pode naturalmente provocar uma resposta de ansiedade quando você retorna a esse ambiente.

3. Transição entre Atividades
A transição de um ambiente dinâmico para um mais tranquilo pode causar um desequilíbrio emocional temporário. Quando a mente deixa de estar ocupada com estímulos externos para enfrentar o silêncio ou a solidão, pode surgir um aumento na ansiedade.

4. Ansiedade Antecipatória
Você pode experimentar ansiedade antecipatória ao pensar em tarefas ou desafios que precisam ser enfrentados em casa. Isso inclui preocupações sobre o que precisa ser feito no futuro próximo ou medo de situações que você pode enfrentar em seu ambiente doméstico.

Estratégias para Gerenciar a Ansiedade ao Retornar para Casa:
Criar Rotinas de Transição: Desenvolva uma rotina relaxante para quando voltar para casa, como ouvir música calma, fazer alguns minutos de meditação ou exercícios de respiração. Isso pode ajudar a ajustar o seu estado mental e físico para a mudança de ambiente.

Reestruturação Cognitiva: Tente identificar pensamentos ansiosos que surgem ao entrar em casa e questione sua validade. Use técnicas de terapia cognitivo-comportamental para substituir pensamentos negativos por outros mais racionais e menos alarmantes.

Ambiente Confortável e Acolhedor: Torne seu lar um refúgio seguro. Isso pode incluir ajustar a iluminação para ser mais acolhedora, manter a ordem e a limpeza para reduzir o estresse, e criar espaços onde você se sinta relaxado e à vontade.

Atenção Plena (Mindfulness): Pratique mindfulness para estar presente e consciente do momento atual, o que pode ajudar a reduzir a ruminação sobre preocupações passadas ou futuras.

Procure Apoio Profissional: Se a ansiedade continuar a ser um problema significativo, considerar procurar ajuda de um psicólogo ou terapeuta pode ser muito benéfico. Eles podem oferecer estratégias personalizadas e suporte para lidar com a ansiedade.

Entender a raiz da sua ansiedade é crucial para desenvolver estratégias eficazes para gerenciá-la. Adaptar essas abordagens ao seu estilo de vida e necessidades pessoais pode ajudar a criar uma transição mais suave entre o mundo externo e o seu lar.