Por que os cirurgioes deixam o Aneurisma Abdominal da Aorta crescer primeiro para depois operar?

4 respostas
Por que os cirurgioes deixam o Aneurisma Abdominal da Aorta crescer primeiro para depois operar?
Por que a partir de um certo tamanho do aneurisma de aorta abdominal, o risco de sua ruptura é maior do que o risco imposto pela cirurgia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Avaliação de risco... antes do aneurisma crescer, o risco da cirurgia é maior do que o risco do aneurisma romper. Quando o aneurisma é grande, o risco de romper é maior que o a cirurgia. Só é indicado cirurgia quando o risco da cirurgia em si for menor que o risco de não fazer nada.
Todo procedimento cirúrgico traz riscos e por sempre isso pesamos na balança e indicamos cirurgia somente quando os benefícios de submetermos um paciente a um procedimento cirúrgico superam esses riscos. Aneurismas pequenos oferecem um risco de ruptura muito muito baixo então o procedimento de correção oferece um risco maior pra vida do paciente do que apenas acompanhar clinicamente. Já aneurismas maiores tem grande risco de romperem e oferecem um risco maior para a vida do paciente, sen assim indicado sua correção.
O crescimento de um aneurisma de aorta abdominal é um processo espontâneo e depende dos fatores de risco do paciente, como hipertensão, arteriosclerose, tabagismo, idade, doença renal crônica, dentre outros. O controle rigoroso desses fatores pode também controlar o crescimento desta dilatação. No entanto, dependendo do tamanho do aneurisma, da velocidade em que ele cresce em seis meses e do surgimento de sintomas relacionados a complicações do aneurisma, os riscos de ruptura do aneurisma e morte do paciente excedem o risco de complicações decorrentes da cirurgia, daí indica-se a correção do aneurisma, ou por técnica aberta ou por técnica endovascular. Sempre que decidimos corrigir cirurgicamente uma lesão ou patologia, colocamos na balança da consciência de um lado os riscos da cirurgia e do outro lado os benefícios que essa trará. Quando os riscos pesam mais que os benefícios, decidimos não operar.

Especialistas

Marta Osório

Marta Osório

Angiologista, Cirurgião vascular

Fortaleza

Tamiris Lemes Vichiato

Tamiris Lemes Vichiato

Cirurgião vascular

Marília

Amanda Bishop Perseguim

Amanda Bishop Perseguim

Cirurgião vascular

Bauru

Camila Provençano Montella

Camila Provençano Montella

Angiologista

Queimados

Fábio Cypreste

Fábio Cypreste

Angiologista

Goiânia

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 120 perguntas sobre Aneurisma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.