Por que os antidepressivos de ação dual (os ISRNs) não costumam ser receitados pelos médicos psiquiatras

9 respostas
Por que os antidepressivos de ação dual (os ISRNs) não costumam ser receitados pelos médicos psiquiatras como medicamentos de primeira escolha (no caso, os de primeira escolha costumam ser os ISRSs) sendo que esses primeiros são mais modernos e agem em mais neurotransmissores que esses últimos?
Bom dia!
Bem, os duais são medicamentos de primeira linha para diversos transtornos psiquiátricos e podem ser a primeira escolha em diversos casos. No entanto, por terem uma ação, digamos, mais intensa em dois neurotransmissores, têm um potencial teórico de provocar mais efeitos colaterais indesejáveis ao paciente, quando comparados com os ISRS, que nem por isso são piores ou menos efetivos que os duais em diversos casos, sendo excelente opção para inúmeras pessoas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia. Conforme o colega acima mencionou, em teoria, os antidepressivos duais tendem a trazer mais efeitos colaterais que os inibidores seletivos de recaptacao de serotonina, tambem de 1a linha para vários transtornos. Além disso, os antidepressivos duais tendem, tambem, a ser mais caros que esses outros levando em conta a comparacao com o mesmo tipo de apresentacao (de referencia, generico e similar). Desejo melhoras !
Olá! Conforme já esclarecido acima, o médico costuma receitar medicamento levando em consideração a queixa e a necessidade de cada cliente, no caso dos antidepressivos não é diferente. Por isso, a necessário consultar o médico e o psicólogo, assim terá melhor resultado do tratamento!
Abraço!
Olá, bom dia!
Os remédios receitados pelos psiquiatras são receitados para cada paciente conforme a individualidade e a caracterização de cada caso. Por isso, eles não podem dar o mesmo remédio como a primeira escolha para as pessoas deprimidas, apesar de todas possuírem o mesmo diagnóstico, cada depressão tem o seu grau e especificações.
Acredito que cada médico segue uma linha... mas penso que toda medicação psiquiatrica deva ser acompanhada tb por uma terapia, pense na possibilidade e converse com seu médico
Olá! Cada cada caso é um caso. E deve ser melhor avaliado em seu diagnóstico. Busque um Psiquiatra e um Psicólogo da sua confiança. Assim, o tratamento pode ser mais efetivo. Espero ter te ajudado! Grande abraço!
Olá.
Recentemente, vários clientes meus em tratamento da depressão tem sido medicados com cloridrato de bupropiona (IRND), que é um antidepressivo de ação múltipla, atuando como inibidor na recaptação de dopamina, noradrenalina e, mais fracamente, da serotonina . Este medicamento também é moderno, mas como qualquer um dos outros, só é indicado pelo médico dependendo do quadro geral da depressão.
Olá! O psiquiatra prescreve os medicamentos de acordo com os dados e sintomas apresentados. Leva-se em conta fatores importantes, como: quadro geral da doença, diminuição de possíveis riscos de efeitos colaterais. Lembrando que os medicamentos são para controlar os sintomas apresentados e que em conjunto com a psicoterapia o paciente buscará entender as possíveis causas e como lidar com elas.
O acompanhamento psiquiátrico segue também uma linha terapêutica, neste caso, uma "linha terapêutica medicamentosa". Como toda e qualquer terapia, ela também é pessoal, ou seja, é adequada a queixa e ao histórico médico do paciente. Portanto, não se trata exatamente de "primeira escolha" do psiquiatra, mas sim da escolha adequada.

Especialistas

Adailio Miguel

Adailio Miguel

Psicólogo

Fortaleza

Stefani Azevedo

Stefani Azevedo

Psicólogo

Maringá

Jonas Peronio do Nascimento

Jonas Peronio do Nascimento

Psicólogo

Santa Maria

Isadora Venturim Silva

Isadora Venturim Silva

Psicólogo

Vila Velha

Rute Pereira

Rute Pereira

Psicólogo

Barra Mansa

Diane G. N. Tavares

Diane G. N. Tavares

Psicólogo

São José dos Campos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1154 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.