Por que o uso de Nebilet - nebivolol mantém a pressão arterial estável, enquanto o uso de genérico

3 respostas
Por que o uso de Nebilet - nebivolol mantém a pressão arterial estável, enquanto o uso de genérico provoca oscilação? Não deveria ser igual?
Ola bom dia! Apesar da bioequivalência, que deve existir ate mesmo por questões legais, mas na nossa pratica diaria isso pode não ocorrer (infelizmente), minha sugestão, caso precise, me procure estou no atendendo no Shopping Moxuara, próximo a vc, abço e Fique bem!

Acredito que antes de concluir que a diferença seja por diferença de fabricantes, é bom notar que certamente usando o Nebivolol ou seu equivalente de marca a pressão arterial irá oscilar em uso dos dois ou qualquer outro medicamento. Pelo simples fato que a pressão do ser humano "oscila" ou varia dentro de um mesmo dia em resposta a vários estímulos - dor, emoção, ansiedade, esforço físico, dor mal dormida, infecção, desidratação e etc. Isto acontece mesmo no normotenso, aquele que não apresenta Hipertenão Arterial e não faz uso de medicamentos. Portanto, antes de fazer qualquer conclusão precipitada, sugiro aferir a pressão arterial apenas em dias normais (na ausência de qualquer daqueles estímulos supracitados) e definir se a média destes valores ao longo de 1 mês ficou bem controlado (até 130/80) ou aumentado (acima de 140/90). Não há qualquer comprovação científica de diferença de efeito do nebivolol genérico e do de marca.
Olá! Pela legislação os genéricos podem ter 80% a 125% de "bioequivalência" do medicamento referência. Infelizmente também observo queixas como a sua no consultório (principalmente em relação a medicamentos para tireoide e anticoagulantes - varfarina). A literatura sobre o tema é escassa. Em um artigo de 2004, Nilson Pita, Érika Prates e Humberto Ferraz, do Departamento de Farmácia da Universidade de São Paulo, observaram que as marcas mais baratas do antibiótico Ciprofloxacino, tiveram desempenho questionável em relação as mais caras (artigo na integra no scielo). Por isso sempre oriento meus pacientes a manterem a mesma marca/laboratório quando chegam a estabilidade clínica.
Espero ter ajudado.