Por que o TOC acontece? É por causa de um trauma? Algo genético? Ou é simplesmente algo aleatório qu

15 respostas
Por que o TOC acontece? É por causa de um trauma? Algo genético? Ou é simplesmente algo aleatório que acontece em algumas pessoas?
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo caracteriza-se por pensamentos recorrentes e incontroláveis (obsessões) que levam a comportamentos repetitivos e, em alguns casos, esteriotipados (compulsões). Podemos encontrar como sintomas alguns medos sem base em causa concreta que podem levar a comportamentos compulsivos do tipo supersticioso. Uma fixação exacerbada em assepsia e/ou em simetria pode gerar grande sofrimento psíquico para o paciente. Os sintomas geralmente surgem de modo crescente e seguem ao longo da vida. O tratamento para diminuição dos sintomas é feito com psicoterapia e psiquiatria, podendo incluir também terapia ocupacional em alguns casos. Recomendo que você inicie psicoterapia como forma de autocuidado.

Vc não está sozinho. Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível obsessão que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em ais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 50
As causas do TOC (transtorno obsessivo compulsivo) são multifatoriais, que envolvem caracteristicas do temperamento e fatores genéticos associados a fatores ambientais, como eventos estressantes e traumáticos. Dessa forma, entendemos que o TOC, assim como qualquer outro transtorno mental, não ocorre de forma aleatória. Existe a relação entre a presença de fatores de riscos (internos e externos) e o desenvolvimento da doença. A boa notícia é que existem tratamentos (medicamentoso e psicológico) eficazes para este e outros transtornos mentais. Por isso, não deixe de buscar ajuda profissional!
O TOC pode ser gerado por vários fatores emocionais inconsciente, são mecanismo que controlam os hábitos nos quais para se sentir bem a pessoa associa a certos comportamentos repetitivos. Existem formas de tratamentos, a terapia EMDR é bem eficaz para tratar esses transtornos.
Olá. Sim, pode ser por causa de um trauma, pode ser por uma predisposição genética. O fato é que nenhuma manifestação de sintomas psíquicos é aleatória e deve ser compreendida de forma multicausal, além de ter sempre relação com a história de vida da pessoa, ao longo da qual se constitui o sintoma. O Transtorno Obsessivo Compulsivo, como um "transtorno", conserva algumas características gerais, mas os detalhes importantes, que possuem um sentido e uma função particular para a organização psíquica, variam de caso a caso. Por isso é interessante que a pessoa fale sobre isso para um profissional da escuta, que saberá identificar a melhor forma de conduzir o tratamento.
Cada pessoa terá um motivo pelo qual desenvolve este transtorno. E mais importante do que identificar sua causa (o que pode ser útil ao profissional que for lhe atender) é poder, em um processo terapêutico adequado, trabalhar as questões emocionais para que o indivíduo possa retomar a leveza na vida, que muitas vezes fica ausente em quadros assim. A boa notícia é que é possível tratar, independente da causa.
Olá, como vai?
TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) é um transtorno caracterizado por pensamentos obsessivos, que não saem da mente, acompanhados por comportamentos compulsivos, rituais complexos, repetidos e rígidos.
Muitas vezes confundido como mera excentricidade ou traço de personalidade, o TOC pode ter impacto muito significativo na qualidade de vida da pessoa, causando alto nível de ansiedade, desconforto, desconcentração e real sofrimento no indivíduo. É uma condição que exige respeito e requer acolhimento e cuidado.
Alguns exemplos de TOC são a obsessão por higiene, necessidade de organização e simetria, perfeccionismo, pensamentos agressivos, entre outros.
Mais do que simplesmente esforço pessoal, o portador de TOC precisa de diagnóstico correto e ajuda profissional. A psicoterapia, muitas vezes associada ao uso de medicamentos psiquiátricos, pode ajudar a controlar os sintomas e oferecer uma qualidade de vida muito melhor para quem sofre deste transtorno.
Conte comigo neste processo!
Na maioria das vezes, os sintomas não ocorrem de maneira aleatória e sim como um recurso para o enfrentamento de situações de vida. No caso do TOC, são causas multi fatoriais implicadas na aparição deste transtorno como ansiedade, genética, fatores ambientais e/ou familiares, abusos, etc. Eles começam com obsessões simples num determinado período da vida e quando não observado, evoluem para fixações que obliteram a qualidade de vida do indivíduo. Recomendo a busca de um profissional da saúde mental para o tratamento dos sintomas. Espero ter ajudado. Grande abraço.
O TOC (Transtorno Obsessivo-compulsivo) tem como componente marcante a ansiedade. Pessoas com TOC têm com frequência Transtorno de Personalidade, o chamado Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsivo. É um transtorno de personalidade que com frequência está associado a transtornos de ansiedade. De forma geral acomete pessoas muito controladoras em relação a sua vida, e suas relações interpessoais. São perfeccionistas e pouco flexíveis. Sendo assim esse padrão de personalidade é caracterizado pela rigidez, pelo controle, pela dificuldade em relaxar e deixar que as coisas na sua vida e no seu entorno, aconteçam naturalmente.
Mas quanto a origem, ou seja, o que causa esse padrão, há considerável controvérsia sobre se as alterações de personalidade seriam mais frequentes em algumas condições médicas e neurológicas, como disfunções, lesões cerebrais após traumas craniencefálicos importantes, que poderiam deixar como sequela alterações duradouras da personalidade do indivíduo acometido.
E quando falamos de transtorno, etiologicamente estamos falando que existe um padrão. Diferente da medicina que fala em doença, na psicologia falamos em psicopatologia, uma vez que as causas não são totalmente conhecidas. Os transtornos mentais ainda não são bem específicos e delimitados.
Lembrando sempre a importância de se ter um profissional que a pessoa confie e sinta-se acolhida nas suas necessidades, em busca do melhor caminho para ajudá-lo nesse processo. É de suma importância para o tratamento essa relação de transparência e confiança.

Espero ter lhe ajudado!
Um carinhoso abraço
Olá! Creio que muitos profissionais já conseguiram responder sua pergunta referente ao TOC. É válido ressaltar que os estudos mais recentes a respeito do tema apontam para os fatores genéticos e biológicos como sendo os principais causadores do problema. Outras pesquisas, entretanto, procuraram evidenciar a relação do TOC com 3 fatores: 1- estresse; 2- estrutura familiar desequilibrada, 3: dificuldade em se relacionar com as pessoas. Procure agendar uma avaliação psicológica e também um atendimento médico.
Olá! Como os colegas já colocaram, o TOC pode ter várias causas, isso vai depender de pessoa para pessoa. É importante entender a causa, mas o principal é realizar o tratamento, pois a pessoa com TOC sofre e precisa de ajuda. Além de acompanhamento psicológico, pode ser necessário ser assistido também por psiquiatra. Um abraço! Fique bem!
Olá, os depoimentos dos colegas deixou claro o que é o TOC, as possíveis causas e consequências. Considero importante a busca de tratamento psicológico, pois o sofrimento gerado por esse transtorno é intenso. Com a ajuda profissional, você poderá entender o que está por trás dos rituais e dos pensamentos obsessivos, possibilitando trabalhar na sua estrutura psíquica a fixação em uma circunstância vivida ou fantasiada e assim, aliviar os sintomas e a ansiedade.
Infelizmente na maioria das vezes não sabemos exatamente qual é a causa (ou as causas) do TOC, pois é um transtorno heterogêneo, com apresentações clínicas diversas. Entre as causas principais estão os fatores biológicos de ordem cerebral, incluindo a predisposição genética como tendo uma grande importância no TOC. De outro lado, fatores de natureza psicológica, como aprendizagens errôneas e crenças distorcidas (fatores cognitivocomportamentais), teriam um importante papel no aparecimento e na manutenção dos sintomas do transtorno.
Uma primeira dificuldade ao se tentar identificar as causas é lidar com a enorme heterogeneidade de apresentações do transtorno.
O TOC, assim como pode ser de intensidade leve e responder rapidamente à terapia ou aos medicamentos, pode também ser extremamente grave e até incapacitante. O tratamento deste transtorno é feito combinado de acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Importante buscar a ajuda de um profissional para te auxiliar no processo do controle dos sintomas para ter uma melhor qualidade de vida.

Olá, a origem do TOC não pode ser atribuída a uma única causa. Uma combinação de fatores genéticos, biológicos, psicológicos e ambientais pode contribuir para o desenvolvimento do TOC.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá!
A origem do TOC é multifatorial, existe o fator genético, ambiental e já existem evidências na literatura que até mesmo infecções causadas por bactérias podem desencadear o TOC. Alguém que tenha uma vulnerabilidade maior para a doença pode desencadear TOC também em função de traumas. O curso do TOC geralmente é crônico e, se não for tratado adequadamente, tende a manter-se por toda a vida. Em aproximadamente 10% dos casos, os sintomas podem agravar-se de forma progressiva, levando o indivíduo a ter limitações consideráveis e muito sofrimento ( para sí e para quem convive).
O tratamento é realizado através de terapia cognitivo comportamental e em alguns casos também é necessário entrar com medicações psiquiátricas.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!