Por que o portador de TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO tem os seus sintomas piorados quando estão em

7 respostas
Por que o portador de TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO tem os seus sintomas piorados quando estão em situação de estresse, nervosismo, angústia e/ou preocupação?
Olá! Isso ocorre porque esse transtorno se desenvolve a partir do modo como a pessoa estabelece sua relação com o controle em seu cotidiano. Isso faz todos esses sintomas relacionados serem muito sensíveis ao stress.

Caso precise de ajuda com isso, fico à sua disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Por quê todos os nossos sintomas pioram nessas circunstâncias. Se você tiver doenças comuns, como uma gripe ou acne, observará um curso da doença muito diferente se for em uma situação tranquila ou sob estresse.
Sucesso no seu tratamento!
Olá,
O Transtorno obsessivo compulsivo é um transtorno que tem que ser acompanhado de perto principalmente quando estar nesse nível, é de fundamental importância fazer um trabalho multidisciplinar, ou seja, passar com um psiquiatra e realizar uma psicoterapia.
O TOC está intrinsicamente relacionado a ansiedade, portanto em situações de estresse, os pensamentos intrusivos e as compulsões se manifestam numa frequência bem maior, sendo esse um comportamento que segue um padrão de controle muito rígido que afeta seus pensamentos sem que consiga muitas vezes voluntariamente reagir e mudar o curso do comportamento. Aconselho você procurar um Psicólogo de preferência que trabalhe com a abordagem TCC (terapia cognitivo comportamental). Não desista do seu tratamento, pois sua qualidade de vida melhorará sobremaneira. Abs!
Provavelmente estas situações de estresse remetem a uma falta de controle gerando instabilidade emocional.
Através da repetição de comportamentos conhecidos readquiri o equlibrio.
Através da psicoterapia para autoconhecimento a pessoa pode entender a ssua estória de vida e assim lidar melhor com esses episódios.
Abraços
Pensemos da seguinte forma. Uma pessoa "normal" sobre stress têm um nível grande de aceleração dos pensamentos, por causa da ansiedade. Todos os sentimentos são elevados e a pessoa sente angústia, medo, insegurança até esse nível de stress passar. agora vamos pensar no caso do TOC. Os comportamentos compulsivos são rituais que supostamente tentam aliviar a pressão interna do ego, entretanto de uma forma equivocada, porque não alivia a tensão gerada pela vida. As ações dos rituais seriam como uma forma de aliviar toda a angústia que os pensamentos obsessivos geram no sujeito. A parte obsessiva são os pensamentos descontrolados que geram angústia, medo, tensão entre outros sentimentos. Agora pensemos que uma pessoa com toc sofre de pensamentos descontrolados que são chamados de obsessividades. Quando estão em um nível de stress maior, os pensamentos ficam cada vez mais acelerados, e os rituais tentam aliviar essa pressão originada pelo stress. abraços e tenha uma ótima semana.
O TOC funciona como uma válvula de escape. Quanto mais pressão, estresse e ansiedade você está, maior sua necessidade de escoamento da energia que esses estados emocionais produzem.
O melhor caminho é você se observar. Ao notar que está com esse tipo de energia transbordando. Procure quebrar o ciclo. Respire fundo e mentalize que você está inspirando ar puro, limpo e relaxante e está expirando ar tenso. Esse exercício ajudará você a não atuar no TOC,
Um abraço,
Léa

Especialistas

Álison Wílian

Álison Wílian

Psiquiatra

Mossoró

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Carolina Giovelli Karlec

Carolina Giovelli Karlec

Psiquiatra

Porto Alegre

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 269 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.