Por que, no caso do diabetes mellitus, em vez de combater a causa dessa enfermidade, combate-se os sintomas,

2 respostas
Por que, no caso do diabetes mellitus, em vez de combater a causa dessa enfermidade, combate-se os sintomas, isto é, a hiperglicemia e/ou a resistência a insulina? Sendo que quanto mais insulina se usa, mais se precisa.
Existem dois tipos principais de Diabetes Mellitus: o tipo I, auto-imune, em que a insulina não é produzida pelo pâncreas, e o tipo II, causado pela resistência à insulina.
No caso do DM tipo I, ainda não há tratamentos capazes de fazer o pâncreas voltar a produzir insulina, assim a abordagem terapêutica padrão é a utilização de insulina exógena, cujas doses devem ser ajustadas pelo seu médicos até obter um controle adequado.
Em relação ao tipo II, a obesidade é uma das suas principais causas e a perda de peso é um dos tratamentos recomendados para esse tipo de DM. A perda de 5% do peso corpral em muitos casos já é capaz de produzir bons resultados no controle glicêmico. Acontece, porém, que a hiperglicemia persistente nesses casos leva a uma falência pancreática progressiva, causada pela glicotoxicidade (a glicose em excesso começa a imduzir a lesão em vários órgãos e tecidos). Assim, em determinado momento, passa-se a necessitar também da insulina para o controle da glicemia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde,
O tratamento do diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é sim realizado primordialmente com medicações que agem na fisiopatologia da doença, associado a mudanças de estilo de vida (dieta e atividade física).
No DM 2, a utilização de insulina é reservada para casos em que a doença já evoluiu com falência pancreática (ou seja, já há mais produção adequada de insulina) ou em casos específicos de hiperglicemia mais grave não responsiva aos hipoglicemiantes.
Consulte um endocrinologista para avaliar qual o melhor tratamento para o seu caso.
atenciosamente

Especialistas

Larissa Gonzaga

Larissa Gonzaga

Nutricionista

Juiz de Fora

Renata Souza

Renata Souza

Nutricionista

Sobral

Cláudia Meneguzzo

Cláudia Meneguzzo

Nutricionista

Antônio Prado

Telrika Reis

Telrika Reis

Nutricionista

Rio de Janeiro

Vanderléia Borges

Vanderléia Borges

Nutricionista

Florianópolis

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1319 perguntas sobre Diabetes
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.