Por que na pancreatite aguda por conta de cálculos biliares nao existe a orientação de não ingestão

2 respostas
Por que na pancreatite aguda por conta de cálculos biliares nao existe a orientação de não ingestão de alcool, e na pancreatite alcoolica sim?
Tive pancreatite, sou etilista há 10 anos, meu triglicérideos estava acima de 900, mas tb havia pedra na vesicula. Nenhum médico me confirma a causa da pancreatite..
Boa noite
a abstenção de álcool é indicada tanto na pancreatite aguda por cálculos como na alcoólica. Você tem pelo menos duas causas de pancreatite, os cálculos na vesícula e os triglicérides extremamente elevados. É importante diferenciar de você tem uma pancreatite aguda pelos cálculos, ou pelos triglicerides ou ainda por ingestão de álcool. Sugiro procurar um gastroenterologista

Na pancreatite aguda, a recomendação para abstinência de álcool é geralmente uma diretriz padrão, independentemente da causa específica da condição. A diferença nos conselhos pode surgir devido a focos de tratamento específicos em cada tipo de pancreatite.

Na pancreatite aguda por cálculos biliares, a prioridade inicial é resolver o problema dos cálculos e tratar a inflamação do pâncreas. O álcool não é um fator contribuinte direto para a pancreatite aguda por cálculos, mas sua ingestão pode complicar o quadro e atrasar a recuperação. Por isso, a recomendação geral de evitar álcool é mantida para prevenir complicações.

Já na pancreatite alcoólica, o álcool é a causa primária da inflamação do pâncreas. Portanto, a abstinência é essencial não apenas durante o tratamento, mas como um passo crucial para evitar recidivas e garantir a recuperação a longo prazo. O álcool contribui diretamente para o agravamento da condição e sua eliminação é fundamental para a gestão e prevenção da doença.

No seu caso, você mencionou várias possíveis causas para a pancreatite, incluindo cálculos biliares e triglicerídeos extremamente elevados. Ambas podem contribuir para o desenvolvimento de pancreatite. A combinação desses fatores pode tornar a situação mais complexa.

Para uma avaliação mais precisa e uma abordagem adequada ao seu tratamento, é essencial consultar um gastroenterologista. Ele poderá ajudá-lo a distinguir qual fator predominante está contribuindo para a sua condição e a desenvolver um plano de tratamento eficaz. Além disso, a modificação dos hábitos alimentares e a gestão dos triglicerídeos são fundamentais para o manejo da pancreatite.

Lembre-se de que a abstinência de álcool é uma recomendação importante para a recuperação e prevenção de novas crises, independentemente da causa específica da pancreatite.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!