Por que eu não sinto nada quando vejo alguém sofrendo, além de prazer??

28 respostas
É normal eu não sentir nada quando vejo alguém sofrendo, além de prazer?
Não é normal você sentir sofrimento em ninguém. Muito provável que você esteja neste exato momento vivendo um dos teus traços de personalidade (caracteres) que prefere ficar mais no teu mundo do que se envolver com alguma pessoa, independente se ela esteja sofrendo ou não.
Aprenda a Analisar a si mesmo para compreender o quanto isso é importante para você sair da dor do teu traço de personalidade.
Muito boa essa pergunta.

Seria necessária uma avaliação antes de tudo. Algumas pessoas não apresentam emoção ao ver alguém sofrendo, mas conseguem se colocar no lugar dos outros. Essa é a diferença entre empatia afetiva e empatia cognitiva. Outras características devem ser avaliadas para que seja possível dar uma resposta mais objetiva a essa pergunta.

Espero ter ajudado. Abraço,
Para uma resposta a sua pergunta é necessário uma avaliação e dentre outros questionamentos é o significado de empatia na sua concepção.
Procure uma ajuda especializada caso essa situação de alguma forma esteja lhe trazendo algum tipo de prejuizo.
Se você coloca a questão desta forma, algum incômodo este sentimento te traz. Partindo deste pressuposto, seria interessante, caso seja de seu interesse, se engajar em um processo analítico para discutir a fundo esta questão, dentre outras que possam se manisfestar, para que você consiga, ao seu ouvir, tentar elaborar o que realmente vem acontecendo com você. Fica, então, lançado o convite para que você busque por terapia! Ela sempre ajuda!
Acredito que você já deva ter se questionado sobre a normalidade disso, por não ser habitual ver outras pessoas sentindo prazer através do sofrimento de outras. Se isso te incomoda, angústia, ou desperta uma “curiosidade” para entender o seu funcionamento, sentimentos. É bem interessante procurar uma terapia, um lugar de escuta, associações livres, e auto conhecimento.
Para se chegar a esse questionamento é provável que isso te incomode em algum nível. Procure um terapeuta para te ajudar a elaborar melhor seus sentimentos e desejos inconscientes.
Olá,
será necessário investigar esses seus apontamentos de forma mais ampla, para compreender como é a sua autopercepção e a percepção do outro, compreender o contexto onde está inserido e sua história de vida. Busque ajuda de um profissional de psicologia
Olá, e necessário você procurar um profissional e passar por avaliação, levando você entender de fato como você se relaciona com as pessoas.
Questão delicada. Depende, isso acontece com todas as pessoas ou só com algumas específicas? Com algumas você sente compaixão e com outras sente prazer? Quem seriam essas pessoas e o que elas representam pra você? Alguma vez você se lembra de ter sentido compaixão? Se sim, quando isso deixou de acontecer? São reflexões que você pode fazer. Mas acho fundamental que você procure um atendimento psicológico.
Não é normal e pode ser um traço de personalidade preocupante, mas é necessária uma avaliação psicológica para determinar com mais segurança. O fato de você querer saber se é normal pode ser um indicador positivo. recomendo que você marque uma consulta com psicólogo. Abraço.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Olá,
Ser empático é natural, não presentar sentimentos ou sentir satisfação ou prazer om a dor alheia não é natural, é importante entender motivos que levam alguém perceber seus sentimentos pelo outro. Se é o seu caso procure ajuda, o primeiro asso em se preocupar om isso você já deu.
Olá! Percebo que de alguma forma esta situação está lhe trazendo um incômodo, só de você estar aqui buscando uma melhor compreensão. A terapia é um convite para se conhecer melhor e ver como situações como estas impactam na qualidade de vida/das relações. Espero ter contribuído de alguma forma. Abraços.
Assunto bem complexo que, precisaria se aprofundar melhor nesse seu possível sentimento apático em relação ao sofrimento de terceiros. Se abrindo para um psicólogo seria o correto a se fazer, pois é uma pessoa habilitada para receber qualquer tipo de demanda. Espero ter te ajudado.
Veja, esse é um traço de expressão de prazer comum a todo ser humano, porém é polêmico, ele bastante julgado moralmente e socialmente discriminado, mas é o mesmo tipo de prazer que o cidadão comum sente ao ver um político sendo punido, por exemplo, ou quando vemos sofrendo aqueles que odiamos e sentimos prazer. É o impulso sádico que todos temos e que dá origem às expressões de crueldade humana.
No mais, chamo atenção para o fato de ser mais importante saber lidar com esses impulsos do que apenas saber o que são e com essa finalidade, recomendo procurar um psicanalista.
Espero ter esclarecido um pouco. Um grande abraço!
Essa fala é muito pouco para dizer se é normal ou não normal, mas se está surgindo como questão, merece ser pesquisada. Sentir prazer já é sentir. Procure uma psicanalista e permita-se colocar essas e outras questões.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 250
definir em uma pergunta o que é normal, ou não é bem delicado.... mas parece que você está preocupado(a) com o que VOCÊ está sentindo ... entendi que falou sobre ter prazer com o sofrimento de alguém, foi isso?
Vale conversar um pouco mais sobre isso... estou á disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Olá! Com os dados que nos forneceu, ficamos impossibilitados de dar uma resposta mais precisa. Seria pouco profissional da nossa parte responder se esse comportamento é normal ou não. É preciso uma avaliação individualizada para entender melhor o contexto e o que está acontecendo contigo. Como a sua dúvida chegou até aqui, acredito que essa questão esteja lhe causando algum desconforto. Pensando nisso, acho que seria interessante iniciar um processo terapêutico para discutir esse e outros aspectos relacionados a sua queixa e avaliar as possibilidades. Cuide-se bem!
isso realmente lhe incomoda ou é apenas o que se espera que você sinta? O que é normal? Não é comum. Não é o que é esperado socialmente. Entretanto se isso não interfere em sua conduta e você não prejudica ninguém é uma peculiaridade sua que deve ter um porque. Agora se você causa o mal ao outro para sentir prazer isso é um problema. O porque isso acontece já é outra questão e precisa ser analisada. Pode ter muitas razões diferentes relacionados a sua historia de vida e particularidades suas.
Interessante a sua pergunta. É normal aos olhos de quem? Da sociedade?
Se for, eu diria que não. Veja, todos os dias vemos histórias de sofrimento, nas novelas, nos telejornais... e percebemos que a reação das pessoas é compatível com a empatia. Sentem-se como o seu semelhante. Algumas pessoas no entanto podem sim não sentir nada, outras sentirem até mesmo prazer com a cena, aquilo que chamamos de sadismo. A questão mais importante, eu penso, é o que você faz com este "sentir" ou "não sentir". De que modo isso afeta o seu cotidiano e quais consequências geram no seu bem estar e no bem estar dos outros a sua volta. Espero ter contribuído um pouco. Abraço!
Olá, um psicólogo ou psicanalista pode te ajudar a descobrir isso. Mais do que o rótulo se é normal ou não é a necessidade de entender o que está te incomodando, a ponto de se questionar. Um tratamento psicoterapêutico evidenciará seus sentimentos, emoções, desejos, crenças, culpas, inseguranças, medos, traumas e acontecimentos na infância que influenciam seus comportamentos atuais. O conhecimento de si mesmo é libertador. Experimente. Abraços
Olá. É complicado fazermos um julgamento com base em uma única descrição. É fundamental que seja realizado uma avaliação detalhada com o objetivo de entender o que esta se passando e com isto alinhar o tratamento de acordo com sua necessidade. Um forte abraço.
Olá
Acredito que com acompanhamento psicológico você pode descobrir o que está te incomodando.
Olá! Sentir prazer com o sofrimento do outro é um ponto relevante de atenção, porém é apenas 1 ponto levantado por você. Seria importante você procurar um profissional psicólogo para a acolher e entender a sua queixa. Fico à disposição. Abraço! Esther Araújo
Olá! Sua dúvida é bastante pertinente. Infelizmente, não há como responder até que ponto isso é normal, sem compreender melhor os contextos e situações em que isso ocorre. Mas o fato de você estar preocupado já é um bom indício. Sugiro fortemente que procure uma psicoterapia para compreender melhor o que acontece com você. Imagino que seja algum mecanismo de defesa que tem relação com sua história de vida e também com questões de personalidade. Mas é fundamental uma avaliação mais precisa com um profissional qualificado. Fico à disposição.
Algumas pessoas não apresentam emoção ao ver alguém sofrendo, mas conseguem se colocar no lugar dos outros. Essa é a diferença entre empatia afetiva e empatia cognitiva. Outras características devem ser avaliadas para que seja possível dar uma resposta mais objetiva a essa pergunta. Em primeiro lugar, procure ajuda profissional.
É sadismo, não é bom para os outros pois seu prazer vem da dor deles, isso pode te prejudicar pois sempre estamos convivendo com os outros.
Olá, essa é uma pergunta que certamente vem de um incômodo, procure ajuda profissional, um psicólogo vai te ajudar entende isto.
Olá. Se você não sente empatia com ninguém, não é normal. Minha orientação é fazer psicoterapia. Abraço.