Por que essa doença pode causar alucinações visuais ou auditivas. O que leva a isso?

3 respostas
Por que essa doença pode causar alucinações visuais ou auditivas. O que leva a isso?
No cérebro existe um filtro de informações que organiza pensamentos e recepção de estímulos internos e externos que provem dos órgão do sentido: visão, audição, tato, paladar e olfato. Em determinadas situações ha uma perda de controle deste filtro, chamado filtro talâmico e estas informações passam a ser caóticas. Logo o paciente com esquizofrenia pode pensar algo, não reconhecer seu pensamento e percebe-lo como uma voz externa. Isto é uma explicação simplória mais útil do que acontece. Apesar de haver envolvimento de dopamina, hoje se sabe que a complexidade de sintomas da esquizofrenia não pode ser reduzida a este sistema, de forma que há alterações nos sistemas de monoaminas, glutamato, gaba, estresse oxidativo, sistema de membranas neuronais e alterações imunológicas nestes pacientes.

abraços

prof david

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ainda há muito a se estudar em relação às alterações neuroquímicas na esquizofrenia. Entretanto, sua pergunta tem uma resposta já bem documentada. É sabido que os sintomas positivos da esquizofrenia, tais como delírios e alucinações, são causados pelo excesso de atividade de uma monoamina cerebral, chamada DOPAMINA. Existem vários circuitos neuronais dopaminérgicos, e basicamente o excesso de atividade desta monoamina na via mesolímbica (que conecta uma região cerebral chamada mesencéfalo a outra região chamada sistema límbico) é o grande responsável pelos sintomas de delírio e alucinação. Não só a esquizofrenia, mas qualquer outra entidade que leve ao ao aumento de dopamina no sistema límbico pode causar delírios e alucicações, como por exemplo, o uso de drogas ilícitas. Por isso, como tratamento para esses sintomas, utilizam-se os antipsicóticos, que bloqueiam a dopamina em várias regiões cerebrais, diminuindo assim os sintomas de delírio e alucinação.
A esquizofrenia cursa com sintomas positivos, que sao as alucinaçoes e os delírios, resultantes do desbalanço da dopamina no cérebro do individuo.

Especialistas

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Carolina Giovelli Karlec

Carolina Giovelli Karlec

Psiquiatra

Porto Alegre

Bruno Hercos Fontes

Bruno Hercos Fontes

Generalista

Uberaba

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.