Por que é tão difícil encontrar ginecologistas que saibam o que é vaginismo? Já estou na fase final

3 respostas
Por que é tão difícil encontrar ginecologistas que saibam o que é vaginismo? Já estou na fase final do tratamento com fisioterapia e terapia psicológica, e preciso fazer os exames preventivos. Já cansei de ouvir de médico que preciso relaxar! Se alguém puder me indicar (em SP) um médico tbm ajudaria
Olá! Procure pelo grupo Proséx ligado ao Hospital das Clínicas da USP, com certeza eles poderão lhe indicar algum ginecologista mais ligado e mais experiente com relação ao vaginismo. Boa Sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, infelizmente não são todos os ginecologistas que tem paciência aos pacientes com vaginismo, a terapia sexual e fisioterapia ainda são os melhores meios de tratamento, não descartando a avaliação médica para exames de prevenção. O prosex em São Paulo, é referencia nesse tipo de tratamento, alem de ser gratuito Há uma equipe multidisciplinar para melhor auxilio.
Tenho a impressão que médicos já chegou a conhecer e não resolveram. Aposto que a terapia psicológica foi do tipo cognitivo-comportamental?

O vaginismo é uma inibição que provávelmente se explicaria por experiências feitas já na infância. Esta inibição pode ser chamada de "profunda", pois você não pode sair dela simplesmente querendo ou fazendo exercícios corporais ou mentais para contorná-la.

Tendo experimentado os métodos mais superficiais, recomendo você trabalhar com um@ psicoterapêuta emocional, tipo humanista, "centrado na pessoa", ou psicanalista. Pelo que você faz parecer, recomendo mais pelo lado da psicoterapia humanista.

A psicoterapia humanista pode também trabalhar com o casal. Numa primeira fase só. Numa segunda, se fôr necessária, você vai querer explorar as suas experiências remotas sem uma outra pessoa a não ser @ profissional ouvir. Elas costumam ser mais difícis de se assumir na presença mesmo da pessoa com quem se divide a vida íntima.

Não desespere!

Especialistas

Vanessa Sobires

Vanessa Sobires

Fisioterapeuta

Jundiaí

Renata Batista

Renata Batista

Fisioterapeuta

Recife

Marcia Eliane

Marcia Eliane

Psicólogo, Sexólogo

São José dos Campos

Juliane Garbo

Juliane Garbo

Fisioterapeuta

Itapetininga

Bruna Cheab

Bruna Cheab

Fisioterapeuta

Belo Horizonte

Gilberto Rezende

Gilberto Rezende

Sexólogo, Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 46 perguntas sobre Vaginismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.