Por que é tão difícil encontrar ginecologistas que pelo menos saibam o que é vaginismo? Preciso fazer

8 respostas
Por que é tão difícil encontrar ginecologistas que pelo menos saibam o que é vaginismo? Preciso fazer os exames preventivos, mas tenho dificuldade e já cansei de ouvir que preciso relaxar! :(

Se alguém puder me indicar (em SP) um(a) médico(a) também ajudaria bastante.
Procure uma terapeuta sexual para esclarecer suas duvidas e a ajudará entrar em contato consigo mesma, tomando consciência e tendo percepção do que acontece com o seu corpo.
Át.
Monica Araújo

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, bom dia!
Além de um médico que tenha maior conhecimento sobre o vaginismo, acredito que seria interessante buscar a terapia com um profissional de psicologia. O vaginismo, que não deixa de ser uma condição física, pode também estar relacionado a causas emocionais. O trabalho terapêutico é importante para o autoconhecimento e, consequentemente, para auxiliar na busca do que está por trás dos seus sintomas. Um abraço!
O vaginismo é caracterizado pela contração involuntária dos músculos ao redor do orificio da vagina causando dor, e até impossibilidade de ter relações sexuais completas. A maioria dos casos não tem causa orgânica mas, psicológica. A terapia sexual comportamental é utilizada para remissão dos sintomas.
Procure orientação de um especialista na área.
abraços
Laís Novaes
De relevância foram as duas opiniões das colegas. Atendo uma cliente com vaginismo, trauma este vindo do abuso sexual, hoje casada, vem os fleches do ocorrido. A relação tem sido dificultada por estar acompanhada de dor. Não foi encerrada o tratamento, com as atividades recomendada, e a parceria com o ginecologista sente se bem melhor.
O vaginismo, conforme discorreu muito bem a sexóloga Laís Novaes, é uma disfunção sexual intimamente relacionada às questões psíquicas. A ansiedade é a uma das "vilões" desse problema, acarretando muito sofrimento e muitas vezes impossibilitando a vivência da vida sexual satisfatória. Estou no RJ, mas desejo que você, assim como muitas outras mulheres com esse problema, possam encontrar um profissional capacitado para auxiliá-la. Boa sorte!
Sua característica principal é a contração involuntária da musculatura do assoalho pélvico, impossível de relaxar que acaba fechando a entrada do canal vaginal, mesmo que a mulher esteja se esforçando para relaxar. A dor causa mais medo , que leva a mais contração e como um ciclo vai se repetindo. Não existe uma causa geral, mas no fundo há uma causa emocional importante. Por isso cabe neste tratamento uma equipe multidisciplinar capacitada , para atendimento a estas mulheres com vaginismo. Boa sorte!
Se você estiver em SP, o Centro de Apoio e Tratamento do Vaginismo (CATVA) do Departamento de Ginecologia da UNIFESP pode ser um local para procurar atendimento.
Eu já atendi pacientes com vaginismo e vejo que traz um grande sofrimento para pessoas com essa disfunção. Porém com tratamento adequado e ajuda dos profissionais certos é possível sim melhorar esse problema. Em geral os casos têm a ver com crenças disfuncionais sobre a sexualidade e que dificultam que a pessoa consiga relaxar durante a penetração ou em outras situações estão relacionados a traumas e abusos físicos ocorridos antes e com isso a mulher desenvolve o vaginismo.

Especialistas

Kelly Correa

Kelly Correa

Sexólogo

Florianópolis

Ana Carolina Andrade

Ana Carolina Andrade

Fisioterapeuta

Belo Horizonte

Mayara Magalhães

Mayara Magalhães

Sexólogo

Salvador

Gabriele Hoffmann

Gabriele Hoffmann

Fisioterapeuta

São Mateus Do Sul

Luiza A. Barros

Luiza A. Barros

Ginecologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 46 perguntas sobre Vaginismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.