Por que as pessoas de pele mais escura tem maior tendência a desenvolver um câncer de pele?

5 respostas
Por que as pessoas de pele mais escura tem maior tendência a desenvolver um câncer de pele?
Boa tarde... na verdade é o contrário... pessoas de pele clara tem maior tendência a ter câncer de pele. A melanina, que dá a cor da pele nos seus diferentes tons.. funciona como um escudo de proteção à pele. Pessoas da raça negra possuem maior concentração de melanina em sua pele... dando maior efeito protetor contra o câncer de pele.
Lembrando que pessoas albinas apresentam múltiplos cânceres de pele precocemente durante sua vida... pois seu corpo não sintetiza a melanina.
Então... quanto mais clara a pele.. maior deve ser sua proteção aos raios nocivos as pele.
A disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As pessoas com maior risco para desenvolvimento de câncer de pele são as que apresentam cabelo loiro ou ruivo, olhos azuis ou verdes e cor da pele clara. No entanto, indivíduos de pele negra podem desenvolver com maior intensidade a forma mais grave do câncer da pele, o melanoma acral ou das extremidades. Esse tipo de câncer atinge a palma da mão e/ou as plantas dos pés e é o menos frequente entre os melanomas, no entanto, é o mais comum entre as pessoas de pele negra.
Pessoas de pele escura tendem a bronzear mais do queimar à exposição solar. A queimadura da radiação ultravioleta do sol é que aumenta mais o risco de câncer de pele, sendo portanto um problema mais comum em peles claras.
Na verdade é o contrário, o câncer de pele não melanoma, o mais frequente no mundo, é mais comum em pessoas de pele clara. Porém, um tipo de câncer de pele, melanoma, o subtipo melanoma acral, das extremidades é mais comum em pessoas de pele negra. A disposição.
Olá! o câncer de pele é muito mais comum em pessoas de pele clara. Pessoas de pele negra tem incidência maior apenas de um tipo específico de melanoma chamado acral, que ocorre nas plantas dos pés, palmas das mãos e leitos das unhas. O câncer de pele é a neoplasia mais frequente no mundo, principalmente em paises tropicais, devido à incidência dos raios ultravioletas. Podem se dividir em carcinomas (basocelulares ou escamocelulares) e melanomas (mais agressivos). Felizmente, a maioria deles são curáveis através de uma cirurgia seguindo princípios oncológicos com margens de segurança, para uma maior chance de cura. Casos com metástases em linfonodos ou em outros órgãos, principalmente nos melanomas, podem ter indicação de quimioterapia, imunoterapia ou radioterapia. A proteção solar continua sendo o principal meio de prevenção destas neoplasias.

Especialistas

Layara de Assis

Layara de Assis

Dermatologista

Ipatinga

Rafaela De Castro Silva

Rafaela De Castro Silva

Dermatologista

Barbacena

Isabelly Queiroz

Isabelly Queiroz

Dermatologista

Teresina

Mariana Fernandes

Mariana Fernandes

Dermatologista

São Paulo

Maria Clara Miranda

Maria Clara Miranda

Dermatologista

Fortaleza

Adriana Cuglianna

Adriana Cuglianna

Dermatologista

São José dos Campos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 103 perguntas sobre Câncer de pele
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.