Por que as mulheres não podem fazer o exame de bioimpedância menstruadas?

10 respostas
Por que as mulheres não podem fazer o exame de bioimpedância menstruadas?
Algumas orientações são feitas para diminuir as chances de erro deste tipo de exame, como não beber, não praticar exercícios físicos antes deste exame e etc. Apenas porque neste período você pode reter mais líquidos e alterar o resultado do exame. Fico à disposição para quaisquer esclarecimentos, Atenciosamente Tais Rímoli, Nutricionista e Personal Trainer.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom, como o exame de bioimpedância é feito por uma corrente elétrica através das placas de metal inseridas na balança. Essa corrente viaja rapidamente em presença de água, dessa forma, mulheres em período menstrual tem mais pretensão a reter líquido, assim alterando os resultados de % de gordura na avaliação.
 Lilia Carneiro
Nutricionista
Rio de Janeiro
O exame de bioimpedancia requer alguns preparos para minimizar sua margem de erro.
A avaliação é feita por uma corrente elétrica transmitida pelas placas localizadas nos pés e mãos, conduzidas através da quantidade de água que temos no corpo.
Mulheres no período menstrual tendem a reter mais líquidos, podendo assim, interferir no resultado obtido.
Qualquer dúvida, estou à disposição.
Dra. Edvandra Ferreira
Nutricionista
Serrinha
Não é recomendável fazer exame de bioimpedância durante o período menstrual porque pode interferir nos resultados devido a retenção de líquidos.
Dra. Eliane Figueredo Borges
Nutricionista
Alagoinhas
Porque o resultado da avaliação não será fidedigno, as mulheres nessa fase tendem a reter liquido, o que irá comprometer os resultados do exame.
 Carolini Tessaro
Nutricionista
Florianópolis
No período menstrual as mulheres tendem a reter líquido e isso influenciaria no resultado do exame
 Aline Muriel de Paula
Nutricionista
São Paulo
porque pode interferir nos resultados devido a retenção de líquidos.
 Stéfane Santos
Nutricionista
São Paulo
O exame de bioimpedância não é indicado durante a menstruação devido às alterações hormonais e fisiológicas que podem interferir nos resultados.
 Gabriel Ferreira
Nutricionista
Rio de Janeiro
Durante o ciclo menstrual, as mulheres tendem a reter mais líquidos devido às mudanças hormonais, o que pode afetar os resultados de um exame de bioimpedância, que mede a composição corporal (como gordura e massa magra) com base na resistência elétrica do corpo. Como a água conduz eletricidade, essa retenção hídrica pode alterar os valores obtidos no exame, tornando-os imprecisos. Embora seja possível fazer a avaliação durante o período menstrual, o recomendado é avisar ao profissional presente para ter essa interpretação correta da situação ou evitar a realização do exame nas próximas marcações. Isso garante que os resultados sejam mais confiáveis e reflitam a composição corporal de forma mais precisa, sem interferências causadas pela variação na quantidade de líquidos no corpo.
 Alana Oliveira
Nutricionista
São Paulo
Olá! A bioimpedância é um exame que mede a composição corporal, analisando percentual de gordura, massa muscular e hidratação. Durante o período menstrual, o corpo da mulher passa por alterações hormonais que causam retenção de líquidos e variações no peso, interferindo nos resultados do exame. Essa retenção pode mascarar a real quantidade de gordura e massa magra, tornando os dados menos precisos. Por isso, o mais indicado é realizar a bioimpedância em um período em que o corpo esteja em um estado mais estável, geralmente fora da fase menstrual. Se precisar realizar o exame durante esse período, é importante considerar essa variável na interpretação dos resultados. O mais importante é acompanhar a evolução da composição corporal ao longo do tempo, sem focar apenas em um único exame. Se você quer um acompanhamento nutricional para entender melhor seus resultados e evoluir de forma saudável, estou aqui para te ajudar!

Especialistas

Keila Duarte Rodrigues

Keila Duarte Rodrigues

Pediatra, Nutrólogo

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Francielen Felix

Francielen Felix

Nutricionista

Brasília

Agendar uma visita
Renata Baba

Renata Baba

Coloproctologista, Nutrólogo

São Paulo

Agendar uma visita
Simone Yae Abe

Simone Yae Abe

Endocrinologista

Curitiba

Agendar uma visita

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Bioimpedanciometria ambulatorial
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.