Por que as mulheres não podem fazer o exame de bioimpedância menstruadas?
10
respostas
Por que as mulheres não podem fazer o exame de bioimpedância menstruadas?

Algumas orientações são feitas para diminuir as chances de erro deste tipo de exame, como não beber, não praticar exercícios físicos antes deste exame e etc. Apenas porque neste período você pode reter mais líquidos e alterar o resultado do exame. Fico à disposição para quaisquer esclarecimentos, Atenciosamente Tais Rímoli, Nutricionista e Personal Trainer.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?

Bom, como o exame de bioimpedância é feito por uma corrente elétrica através das placas de metal inseridas na balança. Essa corrente viaja rapidamente em presença de água, dessa forma, mulheres em período menstrual tem mais pretensão a reter líquido, assim alterando os resultados de % de gordura na avaliação.

O exame de bioimpedancia requer alguns preparos para minimizar sua margem de erro.
A avaliação é feita por uma corrente elétrica transmitida pelas placas localizadas nos pés e mãos, conduzidas através da quantidade de água que temos no corpo.
Mulheres no período menstrual tendem a reter mais líquidos, podendo assim, interferir no resultado obtido.
Qualquer dúvida, estou à disposição.
A avaliação é feita por uma corrente elétrica transmitida pelas placas localizadas nos pés e mãos, conduzidas através da quantidade de água que temos no corpo.
Mulheres no período menstrual tendem a reter mais líquidos, podendo assim, interferir no resultado obtido.
Qualquer dúvida, estou à disposição.

Não é recomendável fazer exame de bioimpedância durante o período menstrual porque pode interferir nos resultados devido a retenção de líquidos.

Porque o resultado da avaliação não será fidedigno, as mulheres nessa fase tendem a reter liquido, o que irá comprometer os resultados do exame.

No período menstrual as mulheres tendem a reter líquido e isso influenciaria no resultado do exame

porque pode interferir nos resultados devido a retenção de líquidos.

O exame de bioimpedância não é indicado durante a menstruação devido às alterações hormonais e fisiológicas que podem interferir nos resultados.

Durante o ciclo menstrual, as mulheres tendem a reter mais líquidos devido às mudanças hormonais, o que pode afetar os resultados de um exame de bioimpedância, que mede a composição corporal (como gordura e massa magra) com base na resistência elétrica do corpo. Como a água conduz eletricidade, essa retenção hídrica pode alterar os valores obtidos no exame, tornando-os imprecisos. Embora seja possível fazer a avaliação durante o período menstrual, o recomendado é avisar ao profissional presente para ter essa interpretação correta da situação ou evitar a realização do exame nas próximas marcações. Isso garante que os resultados sejam mais confiáveis e reflitam a composição corporal de forma mais precisa, sem interferências causadas pela variação na quantidade de líquidos no corpo.

Olá! A bioimpedância é um exame que mede a composição corporal, analisando percentual de gordura, massa muscular e hidratação. Durante o período menstrual, o corpo da mulher passa por alterações hormonais que causam retenção de líquidos e variações no peso, interferindo nos resultados do exame. Essa retenção pode mascarar a real quantidade de gordura e massa magra, tornando os dados menos precisos. Por isso, o mais indicado é realizar a bioimpedância em um período em que o corpo esteja em um estado mais estável, geralmente fora da fase menstrual. Se precisar realizar o exame durante esse período, é importante considerar essa variável na interpretação dos resultados. O mais importante é acompanhar a evolução da composição corporal ao longo do tempo, sem focar apenas em um único exame. Se você quer um acompanhamento nutricional para entender melhor seus resultados e evoluir de forma saudável, estou aqui para te ajudar!
Especialistas






Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Bioimpedanciometria ambulatorial
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.