Por que as mulheres autistas são geralmente subdiagnosticadas?

3 respostas
Por que as mulheres autistas são geralmente subdiagnosticadas?
Primeiramente, o autismo é cerca de quatro vezes mais frequente em indivíduos do sexo masculino do que em mulheres. Em segundo lugar, estudos sugerem que, em pessoas do sexo masculino, os sintomas sejam mais graves e, portanto, mais fáceis de diagnosticar. Finalmente, pelo menos um artigo de revisão sobre o tema sugere que as pessoas do sexo feminino compensam mais os sintomas, isto é, se utilizam de estratégias comportamentais que disfarçam ("camouflage") os comportamentos autistas que, portanto, ficariam mais difíceis de diagnosticar.

Mulheres autistas podem apresentar comorbidades, como ansiedade, depressão ou transtornos alimentares, que podem mascarar os sintomas do autismo. Além disso, mulheres autistas podem ser mais habilidosas em imitar comportamentos sociais e em se adaptar a situações sociais, o que pode dificultar o reconhecimento de dificuldades de comunicação ou interação social.
Olá! Realmente a frequência de homens para mulheres com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autismo parece ser superestimada. Estudos mais recentes propõe que mulheres são frequentemente não diagnosticadas ou diagnosticadas tardiamente. Isto devido ao desenvolvimento de uma maior gama de "coping skills" utilizadas pelas mulheres, isto é, habilidades desenvolvidas para lidar com os déficits que acabam mascarando sintomas. Bem como, por diferenças na apresentação do quadro entre homens e mulheres.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!