Por que as mulheres autistas leves são menos diagnosticadas que os homens?

6 respostas
Por que as mulheres autistas leves são menos diagnosticadas que os homens?
Existem algumas diferenças evolutivas entre o cérebro masculino e o cérebro feminino. Mulheres têm uma maior habilidade social, o que pode amenizar os traços de um autismo leve.

Acredita-se também as que as mulheres possuem maior capacidade de ação em relação ao comportamento do que o homem, com isso, Torna o diagnóstico mais efetivo neles.
A sociedade tem expectativas diferentes para homens e mulheres. Uma mulher com autismo leve pode passar mais facilmente desapercebida do que um homem. Porém, cabe lembrar que estima-se que o TEA acomete de 3 a 4 meninos para cada menina. Há muitas controvérsias sobre as causas do TEA, pelo que ainda não há uma explicação única para esse fato.
Por dois motivos. Primeiramente, manifestações mais leves do Transtorno do Espectro Autista já são mais difíceis de serem diagnósticadas do que manifestações mais severas do transtorno, já que os sintomas são mais sutis. Além disso, o diagnóstico de autismo é puramente clínico, o que significa que depende muito da experiência e do julgamento do profissional encarregado. Por isso, um dos fatores que influência muito esse tipo de diagnóstico é o viés/expectativa do profissional. Como sabe-se que o autismo é maior em homens do que em mulheres, essa informação é levada em consideração pelos profissionais, e, como consequência, é mais fácil homens receberem o diagnóstico do que mulheres.
Olá, por alguns motivo ainda desconhecidos pelos cientistas , as mulheres precisam de mutações genéticas mais extremas do que os homens para desenvolverem os distúrbios neurológicos. Os homens são mais vulneráveis a eles .
Boa noite! Acredito que tenha dois motivos principais... O primeiro é que estatisticamente a prevalência de autismo é maior em homens do que em mulheres, ( embora, isso hoje em dia , está começando a ficar mais pareado) por isso, acredito que o filtro fica maior nas crianças do sexo masculino, deixando as meninas passarem mais desapercebidas. O segundo motivo é por se tratar de autismo leve o diagnóstico já é mais difícil de ser feito. Muitos pediatras ainda tem uma ideia do autista clássico, aquela criança que não olha e não é verbal. Então, até levantarem a suspeita demora dependendo do caso.