Por que as crianças não conseguem ficar parada ou quietas?

31 respostas
Por que as crianças não conseguem ficar paradas ou quietas?
Olá! É de demasiada importância ter um acompanhamento profissional de perto, para ter um olhar cauteloso, pois se trata de um sujeito em formação e todo diagnostico pode mudar seu trajeto de vida. Alguns pontos a se atentar, TDAH quando a criança tem dificuldade para perceber pequenos detalhes ou faz comete erros por distração, tem dificuldade para prestar atenção em atividades recreativas, mesmo que goste muito, parece que não escuta quando você ou outra pessoa estão conversando com ela ou deixa a outra pessoa falando sozinha. Hiperatividade com frequência ela fica se mexendo na cadeira ou balançando as mãos ou os pés quando precisa ficar sentada por algum tempo, sempre inquieta ou agitada. Enfim são muitos fatores que ela pode ter, que desencadeiam esse comportamento agitado, mas é de extrema importância que ela tenha um ambiente saudável para expor sua ideais e frustrações. Tenha paciência, para lidar com a criança, ela precisa de uma rotina clara, de espaço para correr e se desenvolver bem. Brinque com ela, interaja em seu universo de criatividade e sonhos, seja compreensivo e evite comparações. Através da brincadeira a criança se libera das limitações do seu mundo real, visto que cria situações imaginárias. Além disso, é uma ação simbólica essencialmente social, que depende das expectativas e convenções presentes na cultura. Te desejo sabedoria e saúde, tudo caminha para o melhor, forte abraço.

Bom dia, as crianças estão descobrindo tudo em sua volta, é normal essa busca.
No entanto não conheço a criança para saber o que realmente tem acontecido, em muitos casos aconselho que os pais façam uma psicoterapia no intuito de conhecer melhor o filho ou filha e a se mesmos.
Olá! A exploração do meio gera curiosidade, agitação. Conforme vai crescendo, a agitação vai reduzindo. Se considera um comportamento exagerado, converse com o pediatra e a escola. Ambos em um primeiro momento podem ajudar a entender se está tudo bem ou se requer a intervenção, auxílio do psicólogo.
Nao nasce-se para ser preso em uma cadeira e fazer o que se espera de nos nessa cultura mas com amor podemos ser condicionados a ficar por horas parado aprendendo. Ainda me lembro de minhas primeiras professoras, como conseguiram me fazer a pessoa que sou com amor, sem ele e impossível a criança ficar quieta e aprender.
O que falta no mundo e precisamos desenvolver e a capacidade de empatia, descobrir o que outro precisa para nos dar o que precisamos dele, principalmente as crianças.
Nossos instintos sao para ser livres, não parar um segundo, subir e descer arvores, somos naturalmente hiperativos e mudar isso exige dos pais e cuidadores muita competência.
Parapsicologa Psicologa e Sexologa Cida Santos online
As crianças sao seres cheios de vida . Sempre há coisas novas a serem descobertas , conhecidas. Naturalmente têm um impulso, curiosidade , em busca de conhecimento . Chamamos de impulso epistemofilico, natural no ser humano. Elas sao menos defendidas que os adultos e podem expressar mais claramente o que sentem, o que temem , o que querem .
As crianças sao também mais ligadas a tudo que é sensorial e por isso devem estar sempre mais excitadas a tudo que ocorre ao seu redor .
Os primeiros contatos da criança sao muito importantes para o desenvolvimento de sua personalidade e de sua capacidade de pensar . É importante que elas tenham espaço para crescer e se tornarem uma pessoa com sua próprias ideias , pensamentos, sentimentos . Tem que ter a chance de poder existir como pessoa. Muitas vezes a vida lhes coloca obstáculos para este desenvolvimento . Isso pode gerar angustia, desespero, agitação.
Olá! Já viu falar em "energia de sobra", pois é, o que as vezes faltam nos adultos sobram nas crianças! Elas sempre estão aprendendo, descobrindo se desenvolvendo. A pressa em buscar conhecimento faz com que as crianças muitas vezes sejam agitadas, deve-se levar em consideração também o ambiente familiar. Crianças imitam os pais, até nos mínimos detalhes, elas querem que seus genitores sintam orgulhos, imitam seu comportamento. Existem também o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (sigla – TDAH), mas em geram crianças são agitadas mesmo.
Olá! A exploração e a curiosidade é uma característica da infância. Porém, caso ache que seja um comportamento exagerado, converse com o pediatra e com uma psicoterapeuta. Estou à disposição! Fique bem.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 140
Olá. Crianças tem bastante energia, precisam de atividades física, um esporte que a criança goste e que exija mais essa energia ou atividades que tenha o mesmo propósito. Tem sido muito comum escolas e alguns pais acharem que a criança tem alguma questão para justificar algo que é natural da infância. O incomum é a criança sem energia, mais isolada, mais contida, sem muita socialização, criança quieta ao meu ver é que pode ser uma questão que precise procurar ajuda.
Estamos vendo crianças medicadas precocemente, sendo que só precisam de atenção e atividades.

Abraço.
Olha, depende o que você quer dizer com essa pergunta. Você se refere a uma criança que NUNCA fica parada e/ou quieta ou se refere à necessidade de estarem em atividades? Em relação à segunda, devido às funções executivas que ainda estão sendo maturadas, então vários "freios" ainda não foram desenvolvidos, somado à curiosidade e estupefação de estar conhecendo várias coisas novas. Porém se é uma criança que em nenhum momento fica parada ou quieta (seja enquanto dorme, ou fica no colo, ou olhando tv, etc), caberia investigar melhor o que está acontecendo.
A forma de qualquer ser se desenvolver é com movimento, expressão de vida. Nós, adultos, é que já nos condicionamos às regras e normas e muitas vezes ver uma criança saindo do nosso "controle" parece desesperador. É preciso questionar o que desperta em você lidar com uma criança em movimento.
Olá! Primeiramente precisamos entender o que chamamos de "paradas ou quietas". A partir dessa definição, em quais ambientes desejamos que essa criança fique quieta? Como essa criança tem se comportado nesse ambiente? Quais os impactos no desenvolvimento dessa criança caso ela não fique quieta nesse ambiente especificamente?
Oi! Tudo bem? O processo de desenvolvimento, na nossa cultura, vai em uma direção em que a movimentação corporal vai sendo substituída pelas atividades de linguagem e pensamento. Se você parar para ver um bebê de uns 6 meses vai ver que ele se movimenta ainda mais, mexe os bracinhos e as perninhas o tempo todo. A criança vai crescendo e para aprender a pensar, raciocinar, e a lidar com as emoções usa seu corpo e o movimento. Muitas emoções que a criança vive e não consegue elaborar em pensamento se transformam em comportamentos (que inclusive muitas vezes classificamos como patologias). Espero ter ajudado!
Olá, há muitas situações que podem estar influenciando na inquietude da criança. As crianças possuem muita energia e é saudável para o desenvolvimento delas que se mantenham ativas e realizem atividades recreativas. Entretanto, caso a inquietude da criança esteja trazendo prejuízos no desempenho escolar, nos momentos de descanso ou no bem-estar pode ser necessária a avaliação com profissionais especialistas. Se este for o caso, recomendo que leve a criança para avaliação psicológica para melhor compreensão sobre o funcionamento dela e se isso está trazendo prejuízos ao bem-estar da criança.
Crianças estão descobrindo e aprendendo o tempo todo, é natural que sejam mais agitadas principalmente quando recebem a estimulação que tanto precisam para se desenvolver. Seria importante saber a idade da criança e quais comportamentos chamaram sua atenção. A Inquietude pode ser algo natural mas pode também ser indício de algum transtorno. A avaliação de um profissional pode ajudar a verificar isso ou a ajustar as suas expectativas sobre a agitação.
Qualquer outra dúvida é só falar.
Abraço
Talvez essa criança pode estar apresentando um quadro de hiperatividade. Se faz necessário testar para ajudar essa criança a lidar com esse possível transtorno. Mais conhecido como TDAH. Claro que tem outros possíveis diagnósticos, esse é um dentre muitos.

Espero ter ajudado.

Olá. A infância é um período no qual o sujeito está se desenvolvendo e ainda não está sensível às mesmas variáveis sociais que os adultos. Obviamente, que o acompanhamento de psicoterapeuta é sempre desejável, uma vez que ele possui as ferramentas necessárias para o Diagnóstico e possíveis intervenções.
Olá, bom dia, tudo bem?

As respostas variam muito, a depender sobre a que sua pergunta se refere. Se a sua dúvida é saber o motivo de as crianças estarem sempre em busca de estímulos, criando novas brincadeiras e novas formas de ver e perceber o mundo, é importante saber que é absolutamente normal uma criança fazer isso. A infância é um período onde o desenvolvimento é mais acentuado e intenso, e é necessário, para que esse desenvolvimento ocorra de acordo com os marcos esperados, que a criança se utilize de suas funções exploratórias, que busquem estímulos, para aprender sobre o mundo em que vivem, favorecendo o seu conhecimento, a sua adaptação ao meio e o desenvolvimento.
Agora, se acredita que a criança possui algum comportamento, que de alguma forma, não se assemelha aos dos seus pares, como dificuldades de permanecer parado/sentado, impulsividade, e outras questões que não são esperadas, é importante buscar profissionais especialistas na área, como neuropediatra, psicólogos, neuropsicólogos e afins, para que as suas dúvidas sejam tiradas e o desenvolvimento dessa criança seja avaliada da melhor forma possível.

Espero ter ajudado,

Estou à disposição.

Abraço.
Olá!

Primeiro precisamos pensar em: de quem é a necessidade que a criança fique quieta? O que é ficar quieta? Qual o ambiente? Quais comportamentos ela tem? Como foi o dia anterior ou o dia dessa criança? Muitas vezes, o adulto quer a criança aja de acordo com as suas necessidades, porém ela quer explorar, brincar, mas existe um limite entre o normal e o patológico. Portanto, se você percebe essa dificuldade, o ideal é que a criança consulte um psicólogo para avaliar melhor, e se não for um caso de TDAH, o profissional poderá dar suporte e estratégias para lidar com a criança. Espero ter ajudado!
Boa tarde! O período da infância é maravilhoso, cheio de descobertas, ficar inquieto é normal. Porém, existem casos e casos. Caso tenha dúvidas procure um acompanhamento profissional adequado.
As crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) têm dificuldade em controlar seus impulsos e se concentrar. Isso pode levar a comportamentos como inquietação, movimentos excessivos e falta de atenção. Estes comportamentos são resultado de um desequilíbrio químico no cérebro que afeta a capacidade de controlar os impulsos e a capacidade de se concentrar. Os tratamentos para o TDAH incluem medicamentos, terapia psicanalitica e estratégias de gerenciamento de comportamento.
As crianças tem energia em excesso e nesta etapa da vida elas estão em fase de desenvolvimento tanto físico, mental e emocional. Por isso elas têm uma necessidade natural de se mover mais e explorar o mundo ao seu redor. Outra coisa nesta fase o sistema nervoso da criança está em desenvolvimento e ainda não é completamente desenvolvido, isso pode afetar a capacidade de se concentrar. Porém caso esta agitação esteja em excesso seria importante consultar um psicólogo para verificar se é necessário uma atenção mais especializada.
Mas por que você acha que a criança tem que ficar quieta e parada?
Na maior parte das vezes ela está apenas sendo criança!
A infância é um momento em nossas vidas que aprendemos com o mundo ao nosso redor e começamos a explorá-lo e a conhecê-lo. Nesta fase temos muita energia e curiosidade e faz parte.
As crianças são naturalmente ativas e curiosas, pois estão em uma fase da vida onde estão constantemente aprendendo e explorando o mundo ao seu redor. Isso pode levar a comportamentos que podem parecer "inquietos" ou "não conseguem ficar parados". Além disso, as crianças têm uma grande quantidade de energia e uma necessidade natural de movimento.

A atividade física é uma parte crucial do desenvolvimento saudável das crianças, ajudando a desenvolver suas habilidades motoras, coordenação, força e resistência. Além disso, a atividade física também pode ajudar a melhorar o foco e a atenção das crianças, além de promover a saúde mental e emocional.

Se você notar que uma criança é excepcionalmente inquieta ou tem dificuldade em se concentrar em uma tarefa por um período de tempo que parece inadequado para sua idade, pode ser útil conversar com um profissional de saúde ou de educação para ver se pode haver alguma condição subjacente, como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), que está contribuindo para esses comportamentos.
As crianças tem o metabolismo muito alto, logo é normal essa energia excessiva. Não necessariamente é um transtorno como TDAH, mas, é importante verificar também.
Ola, as crianças têm naturalmente muita energia e curiosidade, o que pode levá-las a ter dificuldade em ficar paradas ou quietas por longos períodos. Aqui estão algumas razões pelas quais isso pode ocorrer:

1. Desenvolvimento motor: As crianças estão em constante desenvolvimento motor, aprendendo a controlar seus corpos e explorando o ambiente ao seu redor. Isso pode resultar em uma necessidade de se mover e experimentar diferentes atividades físicas.

2. Exploração e curiosidade: As crianças são naturalmente curiosas e desejam explorar o mundo ao seu redor. Ficar parado pode parecer entediante para elas, e elas preferem se envolver em atividades que estimulem sua mente e corpo.

3. Necessidade de estímulo sensorial: As crianças têm uma maior sensibilidade aos estímulos sensoriais, como sons, luzes e texturas. Elas podem buscar constantemente esses estímulos, movendo-se e interagindo com o ambiente para satisfazer essa necessidade.

4. Energia acumulada: As crianças têm uma quantidade considerável de energia, e muitas vezes precisam liberá-la através de atividades físicas. Ficar parado por muito tempo pode resultar em energia acumulada, o que pode torná-las inquietas ou agitadas.

Dicas para lidar com a inquietude infantil:

1. Ofereça oportunidades de atividades físicas: Proporcione às crianças a chance de se exercitarem e liberarem energia, seja por meio de brincadeiras ao ar livre, esportes ou jogos ativos.

2. Estabeleça rotinas estruturadas: Ter rotinas diárias previsíveis pode ajudar as crianças a se sentirem mais seguras e controladas. Inclua momentos de atividade e momentos de tranquilidade na rotina.

3. Ensine técnicas de relaxamento: Ajude as crianças a desenvolverem habilidades de autorregulação, ensinando técnicas de respiração, relaxamento muscular e visualização criativa.

4. Forneça estímulos sensoriais adequados: Crie um ambiente que ofereça uma variedade de estímulos sensoriais adequados, como brinquedos interativos, materiais táteis e música suave.

5. Seja compreensivo e paciente: Lembre-se de que a inquietude faz parte do desenvolvimento infantil. Seja compreensivo e paciente ao lidar com as crianças, oferecendo orientação e incentivo positivo.

No entanto, é importante observar que, em alguns casos, a inquietude excessiva ou a incapacidade de ficar parado pode ser um sintoma de um distúrbio, como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Se você tiver preocupações significativas sobre o comportamento de uma criança, é recomendável buscar a avaliação de um profissional de saúde mental, como um psicólogo infantil, para uma avaliação mais aprofundada. Espero que tenha ajudado de alguma forma.
Porque as crianças ainda estão descobrindo o mundo! E isso pode ser fascinante. Esse é um comportamento esperado para os pequenos, acredite, antes uma criança serelepe do que uma que está sempre trancafiada dentro de casa. Caso acredite que esse "não ficar quieta" pode estar excessivo, procure um bom profissional que possa avaliar se de fato existe um transtorno ou não! Mas lembre-se: nem tudo é transtorno! No mais deixe sua criança "não ficar parada" :)
Olá. O funcionamento biológico e psicólogico de uma criança é diferente do adulto, sendo que algumas funções de regulalção emocional não estão totalmente desenvolvidas. Além disso, o ambiente também influencia muito o comportamento delas. Se você pensa que pode estar sendo excessivo, agende consulta com psicólogo para uma avaliação. Abraço
As crianças têm naturalmente muita energia e curiosidade, o que pode levá-las a ter dificuldade em ficar paradas ou quietas por longos períodos. Aqui estão algumas razões pelas quais isso pode ocorrer:

Exploração e Descoberta:
As crianças estão descobrindo o mundo ao seu redor. Tudo é novo e interessante para elas, e essa curiosidade as impulsiona a explorar e se movimentar.
A agitação faz parte desse processo de aprendizado e desenvolvimento.
Energia Natural:
Crianças têm muita energia. Seus corpos estão em constante crescimento e mudança, e essa energia precisa ser liberada.
Brincar, correr e se movimentar são maneiras saudáveis de canalizar essa energia.
Desenvolvimento Motor:
O sistema motor das crianças está em pleno desenvolvimento. Elas estão aprendendo a controlar seus corpos, equilibrar-se e coordenar movimentos.
A agitação é uma forma de praticar essas habilidades motoras.
Estímulos do Ambiente:
Excesso de estímulos pode contribuir para a agitação. Televisão, videogames, luzes brilhantes e sons altos podem deixar as crianças mais agitadas.
É importante encontrar um equilíbrio entre estimulação e momentos de tranquilidade.
Expressão Emocional:
Crianças muitas vezes não têm as palavras para expressar suas emoções. A agitação pode ser uma forma de liberar frustrações, alegria ou ansiedade.
Ensinar habilidades de comunicação e oferecer um ambiente seguro para expressar emoções é fundamental.
Necessidade de Movimento:
Algumas crianças simplesmente precisam se mover para se sentirem bem. Isso pode ser parte de sua natureza individual.
Oferecer oportunidades para atividades físicas e brincadeiras ao ar livre é essencial.
Lembre-se de que cada criança é única, e o nível de agitação pode variar. Se você tiver preocupações específicas sobre o comportamento de uma criança, é sempre bom consultar um profissional de saúde ou um psicólogo para avaliação e orientação adequada.
Olá, entendo que a dificuldade das crianças em ficarem paradas ou quietas pode estar relacionada a vários fatores, como desenvolvimento natural, hiperatividade ou mesmo dificuldades de concentração. Muitas crianças têm energia alta e precisam de atividades físicas para se manterem engajadas. Podemos trabalhar juntos para entender melhor o comportamento da criança e desenvolver estratégias para ajudá-la a melhorar a atenção e a calma em situações que exigem mais controle.
As crianças, especialmente as mais novas, frequentemente têm dificuldade em ficar paradas ou quietas devido a uma combinação de fatores físicos, neurológicos e emocionais. O cérebro das crianças está em constante desenvolvimento, e regiões responsáveis pelo controle de impulsos e pela capacidade de concentração, como o córtex pré-frontal, ainda estão amadurecendo. Isso significa que elas podem ter menos controle sobre suas ações e uma maior necessidade de se movimentar. Além disso, crianças geralmente têm níveis de energia muito altos e uma grande necessidade de se movimentar, o que é natural e ajuda no seu desenvolvimento físico e motor. O movimento é uma forma de explorar o mundo ao seu redor e de aprender sobre o ambiente.
A curiosidade é outra característica marcante na infância; as crianças estão constantemente buscando novas experiências e informações, o que pode levá-las a se movimentar e mudar de atividade frequentemente. O desenvolvimento das habilidades motoras também contribui para a dificuldade de ficar paradas. Crianças pequenas estão aperfeiçoando suas habilidades motoras grossas, como correr e pular, e suas habilidades motoras finas, como manipular objetos, o que exige muita prática e movimento.
Fatores emocionais e cognitivos também desempenham um papel importante. Emocionalmente, as crianças podem ter dificuldades em regular suas emoções e lidar com frustrações, o que pode se manifestar como inquietação. Cognitivamente, elas podem ter uma capacidade limitada de atenção e foco, tornando-as mais propensas a se distrair e mudar de atividade rapidamente. O ambiente em que a criança está e a rotina diária também podem influenciar seu comportamento. Ambientes estimulantes e atividades variadas podem manter as crianças mais ativas, enquanto uma rotina estruturada pode ajudar a estabelecer momentos de calma.
Para algumas crianças, a dificuldade em ficar paradas pode estar relacionada ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O TDAH é um transtorno neurobiológico que afeta a capacidade de prestar atenção, controlar impulsos e regular a atividade. Crianças com TDAH podem apresentar níveis de hiperatividade e impulsividade mais elevados e frequentemente têm dificuldade em permanecer concentradas em uma tarefa por longos períodos.
Entender que a inquietação é uma parte normal do desenvolvimento infantil, além de reconhecer sinais de TDAH quando presente, pode ajudar pais e educadores a encontrar maneiras eficazes de direcionar e canalizar a energia das crianças de forma positiva. Atividades que envolvem movimento e brincadeiras estruturadas são importantes para o desenvolvimento saudável e o bem-estar das crianças. Para crianças com TDAH, uma abordagem mais personalizada, que pode incluir estratégias de manejo comportamental e suporte educacional, também é fundamental.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100