Por que antipsicóticos tomados por via intramuscular são mais eficazes do que nas versões orais?

3 respostas
Por que antipsicóticos tomados por via intramuscular são mais eficazes do que nas versões orais?
A via muscular é uma alternativa a paciente com dificuldade de acesso venoso ou que tenham dificuldade para engolir ou absorver o medicamento pelo trato gastrointestinal. No músculo, dependendo do medicamento, a absorção é mais rápida e linear, podendo ser mais eficiente do que a via oral. Mas lembrando, isso não é uma regra.

Olá, boa tarde, tudo bem? Complementando, os antipsicoticos intra musculares podem e são geralmente utilizados para pacientes que tem dificuldade a adesão ao tratamento medicamentoso via oral ou algum problema gastrintestinal que prejudique a absorção da medicação.
São utilizados nas emergências medicas em momentos de crises e são utilizados ambulatoriamente também, no caso, as medicações de deposito que são liberadas lentamente no organismo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 300
Antipsicóticos administrados por via intramuscular (IM) podem ser mais eficazes do que as versões orais devido a várias razões:

1. Absorção mais rápida: Quando administrados por via IM, os antipsicóticos são absorvidos mais rapidamente na corrente sanguínea do que quando tomados por via oral. Isso significa que os efeitos do medicamento podem ser sentidos mais rapidamente.

2. Maior biodisponibilidade: A biodisponibilidade é a quantidade de medicamento que atinge a corrente sanguínea e pode ser transportada para os tecidos-alvo. Quando administrados por via IM, os antipsicóticos têm uma biodisponibilidade maior do que quando tomados por via oral.

3. Maior adesão ao tratamento: Alguns pacientes podem ter dificuldade em aderir a um regime de medicação oral, o que pode levar a uma redução na eficácia do tratamento. A administração por via IM pode garantir que o paciente receba a dose completa do medicamento, mesmo que ele tenha dificuldade em tomar medicamentos orais.

4. Evita problemas de absorção gastrointestinal: A absorção gastrointestinal pode ser afetada por diversos fatores, como alimentação e doenças gastrointestinais. A administração por via IM evita os problemas de absorção gastrointestinal, garantindo que o medicamento seja absorvido de forma mais eficaz.

5. Controle mais eficaz dos sintomas: Antipsicóticos administrados por via IM podem oferecer um controle mais eficaz dos sintomas psicóticos do que as versões orais. Isso pode ser particularmente útil em situações de emergência, como quando um paciente está agitado ou violento.

No entanto, a administração de antipsicóticos por via IM também pode ter desvantagens, como o risco de efeitos colaterais mais graves e a necessidade de um profissional de saúde para administrar a injeção. É importante que os pacientes discutam as opções de tratamento com seu médico para determinar qual é a melhor para eles.