Por que alguns anti-depressivos causam tanta "opressão no peito" , pesadelos, para algumas pessoas

10 respostas
Por que alguns anti-depressivos causam tanta "opressão no peito" , pesadelos, para algumas pessoas ? Parece fazerem efeito ao contrário?!
Alguns antidepressivos podem causar ansiedade como efeito colateral.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Deve ser feita uma investigação se os pesadelos e a dor no peito vem somente do remédio. Eles tem muitos efeitos colaterais e existem outras alternativas. Vale á pena realmente buscar por mudanças. Buscar um psicoterapeuta e outras alternativas podem trazer boas mudanças.
Alguns antidepressivos como a venlafaxina, por exemplo, podem realmente causar pesadelos e isso pode ser muito incômodo. Em alguns pacientes esse efeito colateral pode não diminuir com o tempo e a medicação. Após pesar os custos e benefícios com seu médico, vocês podem decidir tentar outra medicação.
O mesmo raciocínio vale para a queimação ou opressão no peito, que algumas vezes ocorre também com a venlafaxina, por exemplo.
A qualquer sintoma diferente ou incômodo mantenha seu médico informado para que ele possa fazer os ajustes necessários, inclusive de mudança se for o caso.

Recomendo ainda o associar o tratamento Psicoterapêutico para entender os fatores afetivos emocionais associados, para um maior equilíbrio e vida profissional, social e familiar.
Olá determinados anti- depressivos podem causar desconfortos, tipo angústias ou alguns efeitos colaterais. Mas os efeitos colaterais de algumas medicações podem ser passageiras.
É fundamental utilizar os psicotrópicos de forma correta compreendendo bem os horários e as dosagens, por tempo limitado.
Existe grande importância em fazer avaliação com seu médico e também tratamento psicoterapêutico.
"Aperto no peito", angústia, tem como maior razão de acontecer o somatório das contrariedades ao longo da Existência. É força do contra ao Indivíduo, que dói. Forças negativas, então. "A coisa fica preta", a ponto de pesadelos, noites mal dormidas, insônia. Tudo por ignorância, devido a má compreensões, levando a corromper o Próximo, o Semelhante. O psicotrópico não é pra causar isto não, sendo bem receitado e bem usado.
Procure o seu médico para tirar as dúvidas e dizer os desconfortos. Procure também associar a psicoterapia, para que possa conhecer-se melhor, acrescentando até alguma atividade que lhe cause bem-estar, como atividade física.
A medicação é muito importante para trazer o alívio dos incômodos mas não basta aniquilar o sintoma; ele é parte de um esforço que todo o sistema faz com vistas ao equilíbrio.
É preciso olhar para o sintoma, ouvir sua mensagem, depreender seu significado. Então uma nova compreensão possibilitará novas atitudes e uma chance de reconsiderar o que deu errado.
Em minha experiência, esse sintoma pode aparecer quando do início do tratamento, pois o corpo e mesmo a nossa mente precisa se adaptar a essa nova situação e acomodação. Sempre informe ao seu médico os desconfortos ou dúvidas quanto a medicação, pois ele pode avaliar a troca de medicação ou mesmo mudança de horários etc.
Boa tarde os psiquiatra já foram bastante claros sobre os efeitos do medicamentos, enquanto psicologa sugiro frequentar uma psicoterapia sobretudo com profissionais que trabalham com EMDR ou Brainspotting, são dois tipo de terapia que trabalham com muita eficacias as causas da depressão. Espero ter ajudado. Se deseja saber um pouco mais sobre isso entre em contato.

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Imbituba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1144 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.