Por que algumas pessoas sentem dificuldades em dizer "eu te amo" mesmo amando? Pode ser algum trauma
3
respostas
Por que algumas pessoas sentem dificuldades em dizer "eu te amo" mesmo amando? Pode ser algum trauma?
As causas podem ser inúmeras, desde traumas na infância, desilusões com antigos relacionamentos ou mesmo por uma timidez ou dificuldade em se expressar. É impossível aqui estabelecer uma causa sem uma avaliação muito aprofundada da pessoa. Apesar de você classificar essa pergunta nos Transtornos psicóticos afetivos, te garanto que a dificuldade em 99,9% das vezes não vai se relacionar com esse diagnóstico. Essa dificuldade é muito mais algo que acompanha o indivíduo ao longo de sua vida, do que o resultado de um transtorno agudo e grave como os transtornos afetivos e psicóticos. Minha sugestão é de que procure um psicólogo para avaliar melhor tal dificuldade.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Minha sugestão seria passar por uma avaliação psicologica para entender melhor sua questão. Não conseguir dizer "eu te amo" pode envolver diversas questões na vida da pessoa de caráter particular. Os motivos que levam a pessoa não conseguir declarar um afeto, podem ser de diversas naturezas. Questões envolvendo confiança, medo, rejeição, timidez, e assim vai... As pessoas são fruto de experiências vividas, assim sua maneira de ver e entender o mundo. Para compreender como funcionam é necessário mergulhar na sua história. É isso é possível por meio da psicoterapia
Prof. Fábio José Pereira da Silva
Psiquiatra, Especialista em medicina preventiva, Especialista em administração em saúde
São Paulo
Concordo com o colega! Existem inúmeras causas, e um trauma pode ser uma delas. É preciso passar por uma avaliação especializada com um profissional de saúde mental para tentar esclarecer a questão.
Respeitosamente,
Respeitosamente,
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Falta(sem nenhuma existência ou sem trauma para explicação) do sentimento de amor por mãe/filho. Transtorno ou é apenas da personalidade?
- Qual a melhor TCC ou psicanalise? Para fobia social, depressão, delírios e paranoias.
- Até que ponto os delírios românticos podem ser considerados normais?
- Pessoa grávida de 32 semanas, com recomendação de tratamento psiquiátrico (depressão + agressividade) que recusa ajuda profissional. O que fazer?
- Qual é o especialista mais indicado para uma mulher de (55 anos) que perdeu o pai aos 07 anos e nunca superou essa perda? fica sempre pressa ao passado, durante as crises e casos te internação, contando casos antigos, falando de pessoas antigas.
- A minha mãe tem depressão profunda com psicoses ( Vozes) o tratamento somente com Sertralina basta?
- O transtorno psico afetivo o que é?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 8 perguntas sobre Transtornos Psicóticos Afetivos
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.