Por que algumas mulheres têm depressão após o parto?

8 respostas
Por que algumas mulheres têm depressão após o parto?
As mudanças hormonais e afetivo emocionais são variadas durante o período de gestação.

Além disso, a solicitação pós o parto é muito grande, por isso é importante estar atenta, inclusive dos familiares ao redor.

Qualquer sintoma preponderante deverá receber orientação de um profissional especializado, Psiquiatra e Psicoterapeuta.

Abraços.

Após o parto ocorre uma queda muito abrupta das altas taxas hormonais a que a gestante estava submetida durante a gestação. Sabemos que essa variação hormonal pode desencadear transtornos do humor e outros quadros psiquiátricos em pessoas predispostas, isto é, e quem já tem uma vulnerabilidade para desenvolver depressão (ou outros sintomas). Nesses casos é interessante verificar se a pessoa também apresenta alterações de humor durante o ciclo menstrual e qual a gravidade desses sintomas. Para essas pessoas, o climatério (período em trono da menopausa) deve ser acompanhado de perto.
Após o parto algumas questões hormonais das mulheres ainda não foram restabelecidas. É muito comum e esperado o chamado Baby blues, uma leve tristeza que não dura mais que 5 dias e ela se normaliza sozinha, sem precisar de nenhuma intervenção de saúde .Durante a gravidez a mãe, foi o centro das atenções, agora este centro é o bebê e ela, ainda com essas questões hoemonais pendentes, precisa de um tempo para se organizar no cuidado com o recém nascido, o que pode deixá-la por vezes desestimulada e desencorajada.Como já foi dito, é uma fase passageira mas que requer um acompanhamento de perto para diferenciar se o quadro não está dando sinais de tratar-se de casos mais graves como a depressão e a psicose puerperal
Além de tudo que já foi dito, é importante acrescentar que mulheres que ja sofreram de Depressão no passado, estão mais sujeitas a desenvolver a depressão pós-parto, pois questões como o "desejo" de ter aquela criança, ou uma gravidez não planejada, podem gerar muito stress durante a gravidez e desencadear o transtorno.
Há a questão da brusca variação hormonal, no entanto, é preciso estar atento a outros fatores: como era vida psíquica desta mulher antes e durante a gravidez, se se trata de um filho(a) desejado(a) ou não, como se estruturou a relação dessa mulher com sua própria mãe. Além disso, também é preciso considerar como essa mulher que acabou de se tornar mãe lida com o confronto entre o que ela achava que era a maternidade e a realidade, o que inclui a imagem que ela tinha do bebê. Lidar com um recém-nascido pode ser bastante frustante e angustiante. Como entender o choro? Ele está mamando o suficiente? O ato de amamentar é prazeroso? Ele acontece? Frente a esses novos desafios pode surgir a sensação de não dar conta, há o cansaço, as mudanças na vida (o que se teve que deixar pra trás por causa do bebê), etc. A tendência ao desenvolvimento de uma depressão pós-parto depende, então, de como a mulher lida com tudo isso e se ela tem ou não uma rede de apoio (marido, família).
A gravidez é um processo complexo e profundo onde existem impactos orgânicos, psíquicos, ambientais, etc. Os desafios desse novo papel materno junto com a total falta de informação e preparo que temos, junto com as grandes exigências e a ilusão que ser pai e mãe é praticamente só alegria, ou a obrigação de ser competente e saber o que fazer traz sofrimento e hoje a depressão nesses casos infelizmente é muito comum. Porém, uma terapia, aliada em alguns casos com outros encaminhamentos pode ser bastante benéfico.
Cada caso é um caso, mas algo que pode ser comum em todos os casos são as questões ligadas aos hormônios, que podem mudar completamente o comportamento da mulher. Nestes casos, o acompanhamento médico e psicológico deve ser procurado o mais breve possível. A família também necessita de orientação, pois muitos familiares precisam entender os fatores que cercam a depressão, não só no pós-parto (puerpério), mas também no pré-parto, para facilitar a adesão do tratamento.
São muitas as alterações hormonais que acontecem durante a gestação e apos o parto de forma abrupta ocorre uma nova variação que muitas vezes pode desencadear sintomas como o da depressão pós parto, tanto em função do restabelecimento hormonal, mas como também da grande mudança que acontece na vida da mulher. Mudança de habito, a responsabilidade por outra vida, a intensa dedicação inicial ao bebe que requer cuidados e que acaba alterando tempo dedicado para o sono e descanso da mãe.
No caso de estar passando por este momento, sugiro que procure um psicologo que poderá ajudar a passar por esta fase amenizando os sintomas e restabelecendo seu padrão de comportamento.