Por que a TAG e a síndrome do pânico causam sintomas físicos? Por ex: coração disparado, falta de

5 respostas
Por que a TAG e a síndrome do pânico causam sintomas físicos? Por ex: coração disparado, falta de ar, dor no corpo, etc. A depressão também causa? Gostaria de entender se é possível controlar sozinho os sintomas ou apenas com medicamento. O betabloqueador pode ser usado no tratamento dessas doenças?
Olá! Sintomas físicos e mental são alguns entre outros que aparecem com frequência tanto no TAG, síndrome do pânico e depressão. A depressão pode ser algo isolado com como causa do TAG e síndrome do pânico. Tais sintomas podem ser reduzidos com uma ação conjunta de tratamento medicamentoso baseado em inibidores de recaptação de serotonina e norepinefrina e alguns antidepressivos associados a psicoterapia. É difícil conseguir controlar os sintomas sozinho, somente com a ação conjunta descrita acima poderá ocorrer uma melhora dos sintomas. À disposição!

Olá!

Sua dúvida é importante por que parte de um entendimento muito comum, mas equivocado, de que somos separados entre corpo e mente (inclua em "mente" o que sentimos emocionalmente).

Essa separação é boa para fins didáticos, mas não é o que acontece na real.

É só lembrar de como nosso corpo fica quando nos apaixonamos, ou, num exemplo menos romântico, como nosso coração dispara quando levamos uma fechada no trânsito.

A mesma coisa acontece com os estados emocionais que citou, cada um com suas características.

Sobre a segunda parte da sua pergunta, eu diria que é possível sim conseguir a melhora sem medicação (embora em alguns casos seja muito importante), mas não sozinho.

É importante que você possa falar sobre o que está vivendo com um psicólogo ou psicanalista.

Lembra-se de que o que acontece emocionalmente com você repercute no seu corpo.

Então, é por aí, falando a respeito do que sente, que você vai poder encontrar novos caminhos possíveis para o que está vivendo.

Até!
Primeiramente, temos que sempre que nos lembrar que corpo físico e o psiquismo (mente) estão sempre interligados, sendo uma coisa só. Inclusive é comum ouvirmos o termo psicossomático, ou seja, o sofrimento psicológico desencadeando um sintoma físico; a síndrome do panico e a depressão geram sintomas físicos, assim como o estresse, por exemplo, pode piorar uma gastrite nervosa ou gerar tensão muscular. Em muitos casos, o paciente de psicoterapia consegue controlar e/ou diminuir os efeitos destas condições sem o auxilio de medicação; em outros, a medicação pode ser utilizada, até que o paciente comece a conseguir elaborar suas questões, sendo retirada ao poucos e sempre com acompanhamento do psiquiatra responsavel.
Porque seu cérebro compreende em algumas situações que você está em perigo, ocasionando assim uma descarga neuroquímica que afeta o corpo, os sintomas desenvolvidos variam de pessoa para pessoa, pode afetar a respiração, pode vim a taquicardia, mãos e pés suam, tremores, dormência, entre outros sintomas. A respiração diafragmática é uma grande aliada nesses momentos, respire profundamente, guarde o ar e depois solte pela boca. Conte de 1 a 4 para inspirar, conte de novo para sustentar o ar e outra vez de 1 a 4 para soltar o ar.
Ser acompanhada por um psiquiatra e fazer o tratamento correto é fundamental, porém necessita tratar as causas, busque uma psicoterapia onde você estabeleça um bom vínculo terapeutico com o seu terapeuta e não se esqueça respiração diafragmática que pode muito lhe ajudar. Abs!
Olá. Ambos os sintomas psíquicos acabam por afetar os sintomas físicos, pois um liga o outro. Como trabalho com a linha da terapia Cognitivo- comportamental, da qual se propõe a avaliar os pensamentos automáticos, os quais vem em nossa mente do nada e nos faz realmente acreditar neles, então os sintomas acima, como por exemplo o síndrome do pânico, que muitas pessoas que apresentam esse sintoma acreditam que alguma coisa ruim irá acontecer, como os pensamento são muito fortes eles acabam por gerar sintomas físicos. É muito difícil controlar sozinho esses sintomas se eles estiverem num nível muito elevado, e mesmo que estiver no inicio é importante procurar uma ajuda profissional psicológica, e assim avaliar em conjunto com o profissional quais o melhor tratamento a ser feito, se só com a terapia ira´ajudar ou se será necessário a ajuda da medicação. Á disposição!