Por que a psicanálise ou a psicoterapia junguiana ou analítica não são aconselhadas para pacientes c

17 respostas
Por que a psicanálise ou a psicoterapia junguiana ou analítica não são aconselhadas para pacientes com transtorno afetivo bipolar, somente a terapia cognitivo comportamental?
Olá! Essa questão é bastante polêmica. A psicanálise, psicoterapia junguiana ou diversas outras modalidades de terapia podem sim contribuir muito no tratamento de transtorno afetivo bipolar, tal como outros diversos transtornos. Grande parte dessa compreensão e dúvida envolve a produção de diversos artigos científicos e estudos que acabam fomentando a área da psicoterapia cognitivo comportamental, pois também essa acaba estando associada a um conceito mercadológico envolvendo os dizeres do que pode ser melhor para uma pessoa ou não. Em suma, de maneira bastante categórica, não há essa compreensão unânime entre os profissionais da área da psicologia. Essa questão envolve uma compreensão não tão clara sobre o processo psicológico, pressupondo que a psicoterapia que trabalha com o inconsciente como objetivo e questão principal não pode atuar tal como a terapia cognitivo comportamental que envolve o estudo do comportamento e das cognições, com intervenções etc. Não sou psicólogo de nenhuma dessas três abordagens, então no fim das contas estou deixando mais dúvidas e pensamentos do que resposta que você deseja, mas de qualquer forma fico a disposição! Abraços! :)

Bom dia. Na pratica precisa-se de uma avaliação clinica primeiramente e um diagnostico preciso. E ambas as abordagens podem ser utilizadas no tratamento. Tem algumas linhas de psicanalise (lacaniana, freudiana, junguiana e winiccott) e a junguiana é uma delas, voltada para auto conhecimento profundo e desenvolver potencialidades, assim como entender sentimentos e lidar com traumas/relacionamentos/ vínculos do passado essenciais para a qualidade de relacionamentos e satisfação no presente. A tcc, tem protocolos e testes específicos para bipolaridade, sendo uma psicoterapia totalmente racional, consciente e voltada totalmente ao presente. Ou seja, ambas podem ser benéficas aos pacientes bipolares. Porem, antes de ser aplicadas, cabe a um bom psicoterapeuta avaliar o caso, o diagnostico e dai junto ao paciente escolher as melhores técnicas. Isso será fundamental para a evolução do paciente, a habilidade, conhecimento e experiencia do psicólogo/especialista em tratamento psicológico. E por isso muitos profissionais, como eu, não atuam apenas em uma abordagem. E um profissional serio também vai orientar se julgar necessário outros complementos como psiquiatria ou outras abordagens. O transtorno de bipolaridade não é uma doença incapacitante a principio. E mesmo a esquizofrenia já vi pacientes tendo resultados melhores com psicanalise junguiana do com tcc, varia muito conforme cada caso. Não podemos generalizar. Para uma psicoterapia satisfatória, acredito que cabe a sensibilidade e individualizar o tratamento conforme as necessidades do paciente. Espero ter ajudado.
Olá. A psicanálise vê a bipolaridade como um conjunto de sintomas, pois o diagnóstico psicanalítico é realizado através da visão estrutural: neurose, psicose, perversão, borderline e autismo. O que eu quero dizer com isso é que qualquer indivíduo pode apresentar o quadro sintomático caracterizado como bipolaridade, diante disso, o psicanalista se propõe a investigar a individualidade do sujeito, como os sintomas se apresentam, o que representam e sua interferência na vida da pessoa em questão. Respondendo sua pergunta: cada método dentro da psicologia trabalhará e verá a bipolaridade de uma forma, por isso, considero importante que faça entrevistas para perceber com qual você se identificará, pois esse ponto é de grande relevância para o sucesso do tratamento. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Olá, essa é uma questão polêmica para muitos psicólogos. Porém, a escolha do tipo de terapia para tratar qualquer o transtorno é uma decisão complexa e que deve ser baseada em evidências científicas sobre a eficácia e segurança das intervenções disponíveis.

A Terapia Cognitivo-Comportamental é frequentemente recomendada para pacientes com TAB pois essa abordagem tem se mostrado eficaz em estudos clínicos realizados em todo o mundo. Estudos mostram que a TCC pode ajudar a estabilizar o humor, reduzir sintomas depressivos e maníacos, melhorar a adesão ao tratamento medicamentoso e ensinar estratégias de enfrentamento para lidar com os sintomas . A maioria dos estudos de alta qualidade sobre o tratamento do TAB concentra-se na TCC e em outras terapias baseadas em evidências .

Porém, vale ressaltar que o importante é que o paciente se identifique com a abordagem. A psicanálise e a psicoterapia junguiana são terapias de longo prazo que se concentram em explorar o inconsciente, os processos intrapsíquicos e os aspectos simbólicos da psique. Esse foco intensivo em processos internos pode ser benéfico para muitas pessoas que se identificam com terapias de base analítica.
Olá, muitos estudos científicos apontam a Terapia Cognitivo comportamental como a terapia que apresenta resultados mais rápidos e eficazes nos casos de transtorno afetivo bipolar, por isso ela é muito indicada.
Olá, bom dia. Entendo que você está buscando clareza sobre as diferentes abordagens terapêuticas para o transtorno afetivo bipolar. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é geralmente recomendada porque é estruturada e orientada para objetivos, ajudando a modificar pensamentos e comportamentos disfuncionais e a gerenciar sintomas de forma prática e imediata. Porém, todas as abordagens terapêuticas funcionam e ajudam para o transtorno afetivo bipolar, o importante é que você se identifique com a abordagem, se sinta acolhido e seguro. Espero ter conseguido te ajudar, fique bem.
Olá! A terapia Cognitivo Comportamental é considerada mais eficaz, pois tem maior amparo científico para o transtorno bipolar. Porém, a Psicoeducação, que é uma das técnicas da TCC, tem se mostrado bastante eficaz, pois ajuda a pessoa a compreender todo o funcionamento do transtorno, avaliar as mudanças de humor e compreender também a importância do tratamento medicamentoso aliado à psicoterapia.
Pacientes com transtorno afetivo bipolar (TAB) apresentam desafios específicos que requerem abordagens terapêuticas adequadas para manejo eficaz de seus sintomas. Algumas razões pelas quais a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é frequentemente preferida em comparação com a psicanálise ou a psicoterapia junguiana é que a TCC é uma abordagem que se concentra no aqui e agora, ajudando os pacientes a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento disfuncionais. Isso é particularmente útil para pacientes com TAB, que precisam de estratégias práticas e imediatas para lidar com episódios de mania e depressão. Além disso, a TCC é altamente estruturada, com sessões claramente definidas e objetivos específicos. Essa estrutura é benéfica para pacientes bipolares, que podem ter dificuldade com a falta de direção ou com abordagens mais exploratórias e abertas, como as oferecidas pela psicanálise ou psicoterapia junguiana. Também, estudos clínicos demonstraram que a TCC é eficaz no tratamento de TAB, especialmente quando combinada com medicação. A TCC ajuda na redução de sintomas, na prevenção de recaídas e na melhoria da adesão ao tratamento medicamentoso. Por fim, TCC tende a ser uma intervenção de curto a médio prazo, com foco em resultados rápidos e mensuráveis. A psicanálise e a psicoterapia junguiana, por outro lado, geralmente são terapias de longo prazo, o que pode não ser ideal para a natureza cíclica e aguda dos episódios bipolares. Existem muitas outras razões que eu poderia colocar aqui, mas a verdade é que os transtornos requerem abordagens científicas. Espero ter ajudado. Abraços.
Boa noite! Você pode fazer algumas entrevistas com diferentes profissionais da área de Psicologia e ver qual a abordagem que você se identifica. As abordagens trabalham de modo diferentes e todas tem bons resultados. Fico à disposição.
Olá. É possível que essa recomendação tenha sido dada por profissionais de outra àrea e não por profissionais de psicologia. É frequente que médicos de sintam mais a vontade com modelos mais pragmáticos, mais semelhantes a algumas práticas da medicina. É um fato também que as abordagens de TCC apresentam muitos estudos, pesquisas, associações entre as técnicas e resultados eficazes. É realmente um investimento que talvez as demais abordagens de psicologia não acompanhem. Entendo, portanto, que TCC acabe sendo mais indicada por profissionais de medicina por esses motivos. Em se tratando de psicologia, e possuo especialização e vivência de anos em psicologia analítica e em terapia com casais/família, não considero que haja uma abordagem mais adequada para algum diagnóstico, mas, como alguns colegas disseram aqui, é fundamental pesquisar, conhecer e experimentar as diferenred abordagens, todas tão preciosas e potentes, e escolher aquela com a qual mais se identificar.
Olá! Tudo bem? Espero lhe encontrar bem. Entendo que você tenha dúvidas sobre as abordagens terapêuticas mais indicadas para o transtorno afetivo bipolar, e é ótimo que esteja buscando mais informações sobre o assunto.
Independente se é para você ou alguém que você conheça.
Quando falamos de tratamentos para o transtorno afetivo bipolar, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é frequentemente recomendada como uma das abordagens mais eficazes. Isso se deve a vários fatores, entre eles a vasta quantidade de estudos científicos que comprovam sua eficácia no manejo dos sintomas bipolares. A TCC foca em identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento disfuncionais, ajudando os pacientes a desenvolver habilidades práticas para lidar com os altos e baixos do humor.
A TCC oferece estratégias específicas para:
- Reconhecer e gerenciar sintomas iniciais de mania e depressão.
- Desenvolver habilidades de enfrentamento e resolução de problemas.
- Estabelecer uma rotina diária que pode ajudar a estabilizar o humor.
- Trabalhar a adesão ao tratamento medicamentoso, que é essencial no manejo do transtorno bipolar.
Enquanto isso, abordagens como a psicanálise, a psicoterapia junguiana ou analítica são geralmente mais focadas na exploração profunda do inconsciente, nas experiências passadas e na interpretação de sonhos e símbolos. Embora essas abordagens possam ser extremamente valiosas para muitos pacientes em diferentes contextos, elas podem não ser as mais indicadas para quem tem transtorno bipolar devido ao seguinte:
- A necessidade de intervenções mais diretas e práticas para estabilizar o humor.
- A possível intensificação dos sintomas durante o processo de análise profunda, que pode não ser ideal para alguém com instabilidade de humor.
Isso não significa que essas abordagens sejam inadequadas para todos os aspectos da vida de uma pessoa com transtorno bipolar, mas sim que, no contexto específico do tratamento deste transtorno, a TCC tem se mostrado mais eficaz.
O tratamento inclui além da psicoterapia (independente da técnica) medicamentos prescritos por um psiquiatra e, em alguns casos, outras terapias de suporte, como a terapia familiar.
A combinação de terapia e medicação costuma ser a abordagem mais eficaz.
Se você está buscando apoio terapêutico, eu estou à disposição para ajudar. Aguardo seu contato. Sucesso naquilo que busca e até breve! Abraços,
Psicóloga e Mestre em Psicologia Adriana de Araújo @psicologaadrianadearaujo
Olá! A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é frequentemente recomendada para pacientes com transtorno afetivo bipolar (TAB) por ser uma terapia baseadas em evidências, com muitos estudos clínicos demonstrando sua eficácia no tratamento de TAB. É uma forma de trabalhar estruturada e diretiva, com sessões focadas em objetivos claros, ajudando na adesão ao tratamento e na psicoeducação do paciente com TAB, imprescindível para o trabalho com esse diagnóstico! "O conhecimento transforma" e ele é necessário para uma maior aderência ao medicamento e estratégias que podem ajudar em uma vida de qualidade!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento do transtorno de humor bipolar - R$ 165
Parafraseando Jung: " Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana." Em um processo de psicoterapia é possível lidar com aspectos Intrapessoais, Interpessoais e Transpessoais. A fala, o comportamento e as atitudes podem ser ajustadas mediante o uso de técnicas específicas. Sentimentos, emoções, encerramento de padrões e outros aspectos que nem sempre se encontra palavras para dizer podem ser ressignificadas através de vivências mais profundas da Psicoterapia Transpessoal.... a cada situação um terapeuta atento e preparado saberá estruturar melhor seu processo terapêutico. Conte comigo!
Sou terapeuta junguiano a mais de 30 anos e atendo pacientes com diversas disfunções ou distúrbios, inclusive a citada na pergunta. Também tenho formação quase completa em TCC - a considero excelente também, mas prefiro usar a abordagem de Jung por me identificar e me encantar mais com ela, só por isso não concluí, mas foi ótimo conhece-la.
Olá... Porque a TCC é considerada padrão ouro cientificamente, para a maioria dos transtornos mentais. Porém é necessário que você esteja com um profissional que goste e te acolha da melhor forma possível.
Olá! Essa é uma noção equivocada. Todas as abordagens, com um profissional bem instrumentalizado e ético, contribuem para o tratamento de um sujeito adoecido.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Olá, não compreendo de onde teria vindo essa informação, porém, como somos seres singulares, subjetivos, com especificidades que são únicas de nosso ser e estar no mundo o importante é encontrar e sentir bem com um ótimo profissional. Como diria Jung “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!