Por que a expectativa de vida de quem tem transtornos mentais diminui? É possível reverter?
2
respostas
Por que a expectativa de vida de quem tem transtornos mentais diminui? É possível reverter?
Por vários motivos: diminuição dos cuidados consigo mesmo, possivelmente, é o mais importante. Por exemplo, pessoas com depressão aderem pior a tratamentos de diabete e, quando a depressão é tratada, a adesão melhora. Além disto, transtornos mentais podem envolver alterações alimentares e de sono que também podem impactar a saúde. Algumas medicações, também, podem propiciar aumento de peso e, assim, riscos para a saúde (o que nãi significa que não devam ser usadas, pois seu efeito protetor é maior que os riscos que trazem). Finalmente, é possível que transtornos mentais mais graves levem a alterações do funcionamento do organismo como, por exemplo, diminuição das defesas imunológicas ou morte celular (estresse crônico leva a morte de células cerebrais, por exemplo), que também aumentem os riscos de doença e diminuam a expectativa de vida.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Dentro de uma perspectiva holística o mente e o corpo estão interligados. Desse modo, pode ocorrer intercorrências somáticas que abreviem a longevidade. Abraço.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.