Por quanto tempo adulto com TDAH deve tomar Ritalina?

9 respostas
Por quanto tempo adulto com TDAH deve tomar Ritalina?
O TDAH é um diagnóstico clínico, quer dizer que os sintomas são avaliados pelo seu relato das dificuldades que encontra. Considero que a psicoterapia tem tido excelentes resultados em instrumentalizar os pacientes a lidarem com o TDAH, podendo inclusive chegar à retirada total do medicamento - principalmente em adultos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. O tratamento depende das demandas funcionais que você têm. Então não há como prever o tempo de ingestão do medicamento. Mas de qualquer forma seria ideal, em conjunto com o medicamento, fazer acompanhamento psicoterápico ou reabilitação neuropsicológica para aprender a regular o seu comportamento em situações nas quais a demanda atencional aumenta. Assim você vai aprendendo estratégias, que vão além da medicação e, conseguindo, após um tempo, se autorregular, o médico pode reavaliar o uso do medicamento.
Olá!

Volte a seu médico. Ele é o profissional mais indicado para discutir suas dúvidas porque conhece in loco as especificidades do seu caso.
O ideal é quando estabilizar, você tentar diminuir e retirar a medicação, com o acompanhamento do médico. Pois Não existe cura para o TDAH. O seu cérebro e o seu comportamentos foram organizados diferentes. Mas na psicoterapia você irá perceber que possui muitas outras habilidades e qualidades, e que podemos nos adaptar e aprender novos comportamentos que podem te ajudar a ter uma vida melhor. Busque ajuda e acredite. Abraço
Em princípio não existe um tempo máximo. Importante é fazer controle médico regular dos possíveis efeitos colaterais da ritalina e manter seu segmento médico. O uso da ritalina deve sempre ser pensado de acordo com outras doença que o paciente tenha e também outros medicamentos que use. Abraços.
Quando se trata de terapia medicamentosa, é importante compreender a singularidade do sujeito e de sua patologia, lembrando sempre que tal processo pode acontecer com alterações e até mesmo reduções do medicamento, porém sempre com acompanhamento do profissional responsável para a identificação da remissão dos sintomas que desencadearam a utilização.
Olá!
Se faz necessário o uso da medicação até o paciente criar recursos com as dificuldades que o TDHA apresenta. Esses podem ser adquiridos durante o processo terapêutico, a TCC- Terapia Cognitivo-comportamental é uma abordagem psicológica efetiva.
Mas a medicação só é suspensa pelo médico neurologista ou psiquiatra que te acompanha.
Um abraço!
Depende do seu caso. Há situações de tratar por longo tempo, situações por períodos. Existem casos de medicação apenas em horários de maior atividade cerebral, em fim, seu médico lhe dirá de acordo com seus sintomas e situação. Cuide-se.
A Ritalina é usada como estimulante, para aumentar a concentração, velocidade mental e foco. O tempo de uso depende da pessoa. do seu metabolismo.mas importante dizer que deve ser administrado com orientação médica e que existem alternativas para seu uso como por exemplo sessões de Psicopedagogia e psicoterapia.

Especialistas

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Solange Heckler

Solange Heckler

Psicólogo

Carlos Barbosa

Thais Hernandes Kiesel

Thais Hernandes Kiesel

Psicólogo

Taboão Da Serra

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 442 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.