Por quantas horas a carbamazepina age no organismo ?

2 respostas
Por quantas horas a carbamazepina age no organismo ?
A carbamazepina tem uma meia-vida inicial de 26 a 65 horas, o que significa que, parando de tomar, a cada 26 a 65 horas (o intervalo vai depender de uma série de fatores), a concentração dela cai pela metade, no sangue. Nas primeiras 26 a 65 horas cai para a metade da inicial, depois para metade da metade e assim por diante. Ocorre que, quando se toma a carbamazepina por mais tempo, o fígado passa a metabolizá-la mais rápido e, depois de algum tempo, ela é eliminada mais rapidamente do organismo que no início do tratamento. Por outro lado, a carbamazepina é transformada, no organismo, em 10,11-epóxi-carbamazepina, que também é ativa no organismo e possui uma meia-vida de 34 horas. Assim, algumas ações da carbamazepina podem permanecer por períodos de dezenas de horas. Mas, a atividade dela não é a mesma para todos os efeitos: a atividade antiepiléptica desaparece mais rapidamente, enquanto a atividade como estabilizadora do humor pode permanecer por várias semanas.

costuma permanecer ativa no organismo por cerca de 12 a 17 horas. Isso significa que o efeito do medicamento pode durar esse tempo, e, para manter a eficácia, geralmente é necessário tomá-lo em intervalos regulares ao longo do dia, como recomendado pelo médico. A dosagem e a frequência podem variar dependendo das necessidades específicas e da resposta ao tratamento. Se você tiver qualquer dúvida sobre como tomar o medicamento ou se estiver percebendo efeitos colaterais, é sempre uma boa ideia conversar com seu médico.