Por favor, tomo Clonozapam há muito tempo. É verdade que uso prolongado desse medicamento aumenta os

4 respostas
Por favor, tomo Clonozapam há muito tempo. É verdade que uso prolongado desse medicamento aumenta os risco de desenvolver câncer.
Olá! O uso do clonazepam de forma prolongada tem efeitos danosos a saúde, por isso é sempre importante estar em acompanhamento para tentar um eventual desmame ou substituição por uma medicação mais segura para o caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
NUNCA LI NENHUM ESTUDO QUE CORROBORE TAL INFORMAÇÃO...FICO À DISPOSIÇÃO ... ATT DR MARCIO BARBANTI
Não, até agora não há correlação entre uso prolongado de clonazepam e câncer. Porém, o uso prolongado deve ser evitado pois tem outros efeitos negativos.
Olá, o Rivotril® (Clonazepam) pertence ao benzodiazepínicos e são boas opções de tratamento agudo para sintomas de pânico, ansiedade e/ou insônia. Trata-se de uma classe de medicação que se usada de forma prolongada pode gerar dependência e cursar com sintomas de abstinência durante a retirada. Dessa forma, essa diminuição da medicação deve ser lenta, gradativa e com orientação profissional.
Quanto ao risco de desenvolver câncer não há nenhuma evidência científica dessa correlação. Sugiro que converse com seu psiquiatra para que ele faça os devidos esclarecimentos e trazer segurança sobre o uso da medicação. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica aliada ao autoconhecimento podem ajudar a lidar com as adversidades e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.