Por favor me informassem quais as doenças tratadas pelo psicólogo?

6 respostas
Por favor me informassem quais as doenças tratadas pelo psicólogo?
O psicólogo trata uma ampla gama de doenças e condições relacionadas à saúde mental e ao bem-estar emocional. Embora o psicólogo não prescreva medicamentos (essa é uma função do psiquiatra), ele utiliza terapias e intervenções psicológicas para ajudar no manejo e tratamento das seguintes condições, entre outras:

Depressão: Transtorno caracterizado por tristeza persistente, perda de interesse em atividades e mudanças no apetite e no sono.
Ansiedade: Inclui transtorno de ansiedade generalizada (TAG), transtorno do pânico, fobias e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
Transtorno Bipolar: Caracterizado por variações extremas de humor, desde episódios depressivos até episódios de mania.
Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT): Desencadeado por experiências traumáticas, como violência, abuso ou acidentes.
Transtornos Alimentares: Como anorexia, bulimia e transtorno da compulsão alimentar.
Transtornos de Personalidade: Como transtorno de personalidade borderline, narcisista ou antissocial.
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): Afeta a concentração, impulsividade e hiperatividade.
Transtornos de Humor: Além da depressão e do transtorno bipolar, inclui ciclotimia e distimia.
Dependência e Abuso de Substâncias: Problemas relacionados ao uso de álcool, drogas e outras substâncias.
Transtornos de Relacionamento e Conflitos Familiares: Inclui terapia de casal, mediação familiar e apoio em processos de divórcio ou luto.
Fobias Específicas: Medos extremos e irracionais de objetos ou situações específicas, como medo de altura, animais ou espaços fechados.
Transtornos de Ajustamento: Reações emocionais a eventos estressantes da vida, como mudanças de emprego ou perda de um ente querido.
Transtorno Disruptivo do Humor: Inclui irritabilidade e explosões de raiva frequentes.
Esquizofrenia e Outros Transtornos Psicóticos: Embora o tratamento principal seja medicamentoso, o psicólogo ajuda no manejo das consequências emocionais e sociais.
Autismo e Transtornos do Neurodesenvolvimento: O psicólogo trabalha com intervenções comportamentais e sociais.
Além dessas, o psicólogo também atua no desenvolvimento pessoal, resolução de conflitos, controle do estresse, aprimoramento de habilidades sociais e enfrentamento de dificuldades cotidianas.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicológica - R$ 400

Olá, o psicólogo trata de qualquer tipo de sofrimento psíquico , desde ansiedade, pânico , disfunção alimentar, disfunção sexual , angústias diversas, assim como a busca por autoconhecimento etc
Olá,
Muitas doenças (ou transtornos) emocionais e comportamentais podem ser tratados pelos psicólogos. Veja alguns exemplos de doenças (ou transtornos) tratados: 1. Transtornos de Ansiedade: por ex.: TOC, transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno do Pânico, Fobias, Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). 2. Transtornos de Humor: como Depressão, Transtorno Bipolar. 3. Transtornos de Personalidade: por ex.: Transtorno de Personalidade Narcisista Transt. Borderline. 4. Transtornos Alimentares. Por ex.: Anorexia Bulimia Nervosa, Transtorno de Compulsão Alimentar. 5. Transt. do Neurodesenvolvimento. Ex.: Transtorno do Espectro Autista, TDAH, Dislexia. 6. Transtornos Relacionados a Substâncias. Dentre eles: Dependência de álcool, drogas. 7. Transtornos Somatoformes: por ex.: Transtorno de Somatização. 8. Transtornos do Sono: Exemplos: Insônia, Apneia do Sono, Transtornos do Sono Relacionados à Ansiedade. 9. Transtornos Relacionados ao Trauma e ao Estresse. Como: Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). 10. Problemas de Relacionamento e Conflitos Interpessoais. Como: Problemas conjugais, familiares, dificuldade em manter relações. 11. Transtornos Psicóticos. Ex: Esquizofrenia, Transtorno Esquizoafetivo. Espero ter ajudado. Fico à disposição para uma consulta de avaliação. Um abraço, Ivete Rizzato.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 220
O psicólogo trabalha com qualquer queixa que envolva questões emocionais, subjetivas ou relacionais. Não focamos apenas em doenças ou diagnósticos, mas no entendimento das experiências vividas pelo paciente, buscando compreender o que ele sente, como ele lida com suas dificuldades e como isso afeta seu modo de existir no mundo. Tratamos desde ansiedades, depressões, conflitos internos e relacionamentos até questões de sentido e propósito de vida, ajudando o paciente a encontrar novas formas de lidar com seus sentimentos e escolhas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Os psicólogos tratam uma ampla variedade de condições e dificuldades emocionais, incluindo, mas não se limitando a, transtornos de ansiedade, depressão, transtornos de personalidade, fobias, estresse pós-traumático, transtornos alimentares, dificuldades de relacionamento, questões de autoestima e problemas relacionados ao luto e à perda. Além disso, eles podem ajudar em situações de transição de vida, como divórcio, perda de emprego ou outras crises emocionais. A terapia é um espaço seguro onde os indivíduos podem explorar seus pensamentos e sentimentos, desenvolvendo estratégias para lidar com seus desafios.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 270
Olá! O psicólogo é o profissional que tem a função de investigar, avaliar e tratar as raízes das doenças mentais. O método Psicanalítico faz esse trabalho da seguinte forma: investiga o inconsciente a partir da relação transferencial (relação de confiança entre paciente e psicólogo), do enquadre ( todas as variáveis que possibilitam a terapia) , contratransferência (o que o paciente gera no analista), espaço entre (o que é construído no espaço terapêutico a partir da relação analista/ analisando), ou seja, o foco é no indivíduo como um todo e na sua história de vida, possibilitando assim, que o sintoma não seja a única forma do inconsciente se presentificar. Espero ter ajudado, estou à disposição!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!