Por favor me ajudem!!!! Eu possuo toc de não acreditar que eu estou na realidade e fico checando vár

29 respostas
Por favor me ajudem!!!! Eu possuo toc de não acreditar que eu estou na realidade e fico checando várias vezes as palavras quando leio e fico repetindo pensamentos, eu já vi vários vídeos para tracar o toc e os pensamentos obsessivos mas eu fico voltando
tanto por não acreditar que vi o vídeo "direito" que eu não acredito mais no que vi e fico com medo de voltar de tanta agonia que sinto, meu coração está super acelerado nesse mento igual quando fico com
esses pensamentos, o psicologo tem
Como me
Ajudar neste tipo de problema?
Olá. Nos últimos anos diversas evidências científicas sobre a eficácia do protocolo cognitivo comportamental voltado ao tratamento do TOC tem sido publicadas (Dr Aristides Cordioli por exemplo tem diversas publicações na área). Então sim, um psicólogo pode te ajudar. Perceba que o TOC é um transtorno complexo e o tratamento (dentro da perspectiva da TCC) é realizado em etapas, cada uma com objetivos específicos e envolvem impreterivelmente técnicas de exposição e estratégias de prevenção de rituais. É importante tu procurar algum profissional com experiência na área para avaliar teu caso de forma minuciosa (e a eventual ocorrência de alguma outra condição concomitante) e a partir disso elaborar um plano de tratamento.

O tratamento para o TOC inclui acompanhamento psicológico juntamente com o uso dos medicamentos. Os diversos tipos de psicoterapias realizados por especialistas contribuem para diminuir a frequência dos rituais feitos pelos pacientes e redirecionar os pensamentos obsessivos, reduzindo o sofrimento causado pelos sintomas do TOC.
Em destaque entre as psicoterapias, está a terapia cognitivo-comportamental, utilizando como uma das técnicas "exposição e prevenção de respostas" para dar alivio ao sofrimento causado.
Olá, certamente um psicólogo irá te ajudar muito, procure um bom profissional o quanto antes. Como a Marcia falou no relato dela, a terapia cognitivo comportamental é padrão ouro no tratamento de TOC, entre outros transtornos psicológicos. Espero ter ajudado. Um abraço!
Bom dia! Quando nossos pensamentos são geradores de sofrimento emocional é o momento para se buscar ajuda.

Oriento que vá em busca de um psicólogo para um acompanhamento mais profundo. O TOC pode ser uma psicopatologia extremamente cansativa para quem sofre com o transtorno por isso um profissional vai auxilia-lo com estratégias comportamentais para amenizar e eliminar esse TOC.
Para o TOC um tratamento psicológico e psiquiátrico se faz necessário. Agende uma consulta para ter uma melhor qualidade de vida.
Olá! Com certeza um psicólogo pode te ajudar sim.
Sugiro que busque um bom profissional. Os vídeos contidos na internet, bem como em redes sociais, são apenas meios informativos, mas não são tratamento! O acompanhamento com psicólogo consiste em um tratamento personalizado e adequado para cada caso/pessoa, por isso é indispensável acompanhamento psicológico individualizado.
Um abraço, Laís.
Uma consulta. Psicológica poderia lhe ajudar.
Boa noite! Sim, o psicólogo pode te ajudar! Sugiro que faça acompanhamento com psiquiatra também!

Abraços
Olá! Pelo que você relatou sugiro que busque uma avaliação com um médico psiquiatra e também com um psicólogo. Esses dois profissionais está habilitados para lidar com suas questões, então procure o quanto antes. Estou aqui se precisar.
Olá, Que bom que você está buscando se informar. A psicoterapia online ou presencial, pode te ajudar a entender e a lidar melhor com esses sentimentos que você relata. É importante ter claro que o psicodiagnóstico pode mudar com o passar dos anos e o psicólogo que trabalhar com você será o profissional mais indicado para esta avaliação.
Sim, um bom profissional da psicologia pode ajudar. Procure um profissional o quanto antes, para não acumular seu sofrimento. Avalia juntamente com o profissional quais os aspectos de sua vida que estão influenciando nesse transtorno. Busque ajuda especializada com especialistas em saúde mental (psicólogo e psiquiatra). Espero ter ajudado!
Sim , o psicologo vai te acompanhar numa terapia para compreender essa situação e orientar a melhor maneira de resolver isso.
Procure um psicanalista de escola francesa e alguma retaguarda medicamentosa via psiquiatria. Boa sorte!
Olá. Muito obrigada por compartilhar conosco a sua questão. Minha recomendação é que você busque o quanto antes por suporte de um profissional de psicologia, pois pelo relato a situação vivida por você vem trazendo muito sofrimento ao seu cotidiano. Certamente esse profissional terá condições de te ajudar a criar estratégias para lidar com a questão. Aliado a isso, ressalto que muito possivelmente uma intervenção mais efetiva se dará pela via do cuidado multidisciplinar em saúde mental. Nesse sentido, pode ser que haja a necessidade de intervenção também de um psiquiatra. É muito comum que sejam feitos encaminhamentos a outros profissionais de saúde toda vez que observamos que as demandas apresentadas pelo paciente excedem o limite de nossa atuação ou que seriam melhor acolhidas no caso de um acompanhamento em caráter multidisciplinar. Mas, o psicólogo responsável por seu acompanhamento terá condições de avaliar essa necessidade ou não. Não deixe de buscar por ajuda! Um abraço!
Olá! Sim, um tratamento psicológico pode ajudar muito a melhorar sua qualidade de vida. Procure por um profissional da psicanálise/psicologia. Procure conhecer essas emoções que te deixam tão desconfortáveis. Tem tratamento!
A intolerância a incerteza e a falta de confiança na memoria são fatores associados as dúvidas obsessiva e às verificações compulsivas e são comuns no TOC . Verificações podem confundir a memoria , contribuir para que ocorram mais duvidas e consequentemente novas verificações. A terapia de exposição e prevenção de resposta associada a técnicas cognitivas é efetiva para reduzir as duvidas, aprender a conviver com a incerteza e diminuir a necessidade de fazer verificação . Caso tenha interesse em falar mais sobre o assunto , estou a disposição para ajudar. Abraço .
Uma aposta tem que ser feita no sentido de que haja sim um encontro com um psicólogo/psicanalista que possa de alguma forma te acompanhar nisso que você descreve. Não existem garantias, mas possibilidades com certeza. Você conta de uma relação importante que estabelece com o sentido das coisas, há uma pergunta sobre uma verdade última, um sentido absoluto da realidade, que escorrega das suas mãos na repetição que se impõe. Eu diria que é assunto o suficiente para iniciar uma análise, quem sabe te ajuda! Um abraço
Olá! Que sensação desagradável você está tendo! Quando estiver nestes momentos de crise, procure pensar em quem você é (seu nome, sua idade, o que gosta de fazer..), onde você está (país, estado, cidade...), que tempo você está (dia do mês, da semana, horário..), etc. Isso pode te ajudar a se reorientar nesses momentos intensos de desorganização psíquica. Porém, para reduzir o sofrimento e viver com mais bem estar e qualidade de vida, é fundamental procurar ajuda profissional. Uma análise pode te ajudar a compreender o que está por trás destes sentimentos, compreender o que o teu sintoma tem a te dizer sobre você, proporcionando assim maior autoconhecimento, bem estar emocional, e melhorias na sua vida externa (relações pessoais, trabalho, etc.)
Espero ter ajudado. Fico a disposição. Abraço
Olá! A terapia pode com certeza te ajudar com isso. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é super recomendada para esse transtorno de ansiedade, existem pesquisas que mostram a sua eficiência. Trabalhamos, durante a terapia, com a identificação dos seus pensamentos disfuncionais, emoções e comportamentos (já que está tudo conectado), para aos outros os substituir por outros mais saudáveis e, depois, diminuir a frequência de seu TOC, para que você consiga primeiramente ter um maior bem-estar e então consiga levar uma vida saudável! Abraços :)
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá! O recomendado é buscar ajuda profissional, com psiquiatra e psicólogo, para tratar essa questão, diminuindo a freqüência dos pensamentos obsessivos e encontrando melhores maneiras de lidar com sua forma de lidar com as situações. A terapia cognitiva comportamental é padrão ouro no tratamento de TOC, entre outros transtornos psicológicos. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
O psicólogo pode sim te acompanhar em seu processo de autoconhecimento através da psicoterapia e te ajudar a compreender estas experiências que você relata de forma a aliviar o seu sofrimento psicológico.
Sinto muito que você esteja tendo esses pensamentos intrusivos que causam tanta dificuldades na sua vida.
O tratamento para quadros de TOC é bem desenvolvido na psicoterapia, e existem diversas indicações na literatura sobre como conduzir o acompanhamento de pacientes com esse quadro.
Uma possibilidade clínica é a do psicólogo ajudar você a reconhecer a natureza obsessiva dos seus pensamentos relacionados ao TOC quando eles ocorrem, e desenvolver estratégias para diminuir a influência desses pensamentos no seu comportamento. Concomitante a isso, promove-se a adesão a comportamentos positivamente significativos, que estejam na direção dos seus valores e objetivos, proporcionando uma vida mais produtiva e plena.
Olá! Sim. A psicoterapia pode te ajudar. Ela é um tratamento eficaz para adultos e crianças com TOC. Pesquisas mostram que certos tipos de psicoterapia, incluindo a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) podem ser tão eficazes quanto a medicação para muitos indivíduos. A terapia é eficaz na redução de comportamentos compulsivos no TOC, mesmo em pessoas que não respondem bem à medicação. Procure um psicólogo, esse profissional poderá ajudá-lo a controlar as obsessões e compulsões. É importante trabalhar as crenças e o medo presente neste quadro. Espero ter ajudado! Abraço!
Sinta-se acolhida. Estudo e trato os transtornos de ansiedade e sei que não é fácil lidar com estas situações. Sugiro que busque processo de Psicoterapia para que consegue traçar recursos de enfrentamento.
Se precisar de qualquer esclarecimento, estou à disposição.
Olá, A Terapia Comportamental Cognitiva é padrão ouro para o tratamento do TOC, pode confiar. Eu te oriento a procurar um psicólogo que tenha experiência no trabalho com este tipo de transtorno, pois você poderá entender melhor o que acontece contigo, o que é uma obsessão, o que é uma compulsão, como você reage a obsessão fazendo a compulsão. O Toc é uma condição que incomoda demais, é persistente, é debilitante mas é super possível você estando em tratamento psicológico, de encontrar maneiras de se relacionar com ele, não deixando de viver a sua vida por causa das checagens que tem feito. Lembre-se que: O Toc é a doença do controle, da culpa...Ele vai controlando a vida das pessoas e se você não procura uma ajuda, um tratamento adequado, você acaba ficando completamente controlado pelo Toc! No exemplo que relatou é Toc de checagem e isso é comum neste quadro, só que a dúvida não acaba nunca não é? É importante ir ao psiquiatra que entende de Toc, pois há várias combinações medicamentosas, e dependendo do tipo de ritual que você tem, há medicamentos específicos para te ajudar. Entenda, você só tem Toc e é possível viver melhor, quando recebe um tratamento adequado ao transtorno. (Terapia Comportamental Cognitiva + Medicamento)
Oie! A psicoterapia é o tratamento mais indicado para você, a Terapia Cognitivo Comportamental possui técnicas considerada padrão ouro para tratar diversos tipos de transtornos, inclusive o TOC.
Você está em uma condição que tem trazido muito sofrimento, seria de extrema importância que procurasse ajuda de um profissional para diminuir esse sofrimento e trabalhar para ter mais qualidade de vida, procure também um psiquiatra para entender a necessidade de uma medicação.
Se cuida.
Estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento em transtorno obsessivo compulsivo (toc) - R$ 180
Olá. Sim, psicoterapia é o serviço indicado, talvez medicação também, cabendo consulta com psiquiatra para avaliação. Abraço.
Olá, sinto muito que esteja passando por isso. Mas sim, certamente o psicólogo clínico vai ser fundamental para lhe ajudar nesse processo de autoconhecimento e também na busca de ferramentas para lidar com os pensamentos e busca repetitiva de alívio. E qualquer abordagem reconhecidamente válida pelo conselho de psicologia possui base e ferramentas para lidar com esse diagnóstico com eficiência.
Espero ter ajudado.
Olá! A Terapia Cognitivo Comportamental pode te ajudar muito a entender e lidar melhor com este quadro. Existem protocolos de tratamento especificos para isto. Além disto, o tratamento medicamentoso também ajudará muito no alivio destes sintomas. Fico a disposição caso queiras conversar mais a respeito. Um abraço!