Por favor algum médico me ajuda.Estou grávida e estou com depressão e com muito medo por favor.

53 respostas
Estou grávida e estou com depressão. Devo procurar algum especialista para obter alguma ajuda?
 José Antonio Reis
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Sem dúvidas. Ginecologista e Psicólogo o mais rápido possível.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Felipe Daen
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Sim! Durante a gravidez as mulheres podem "reviver" ou repensar vários momentos de sua própria vida e infância. Causa uma revisão na forma de ver a vida que nem sempre é tranquila. Isso pode potencializar confusões internas que já estão ali. É super importante (pra você e pro bebê) procurar um psicólogo E um ginecologista pra que a gravidez ocorra tranquila e você possa se recuperar logo para viver essa nova fase plena.
 Angela Rabello
Psicanalista, Psicólogo
Salvador
Você deve procurar um psicanalista para tratar das questões relativas a maternidade.
Olá! Sou psicóloga e atendo o público de tentantes e gestantes e facilito grupos de mulheres. A gravidez é um momento muito sensível para a mulher por uma série de motivos. Sugiro você procurar ajuda de um(a) Ginecologista (pré-natal), e uma Psicóloga (pré-natal psicológico) para entender e vivenciar esse momento de maneira mais tranquila, em prol de uma melhor qualidade de vida para você e seu bebê. À disposição!
A orientação é que sim, tendo em vista que, receber o acompanhamento de profissionais (ginecologista-obstetra, psicólogo, psiquiatra) poderá contribuir para uma gestação mais saudável para você, fator que contribuirá para o bem-estar físico e emocional tanto seu quanto de seu bebê. Você apresenta um diagnóstico em sua pergunta, fato que me convida,enquanto profissional, a orientá-la da importância de cuidar da sua saúde emocional, principalmente nesse momento de tamanhas mudanças hormonais, físicas e emocionais. Bem acompanhada você poderá experienciar de maneira mais satisfatória e saudável sua maternidade que se iniciou com a gestação e prevalecerá com o nascimento do seu bebê. Fico a disposição para mais esclarecimentos! Cuide-se!
 Osmar Santos
Psicólogo
Governador Valadares
Olá! Sim. Procure ajuda o quanto antes para não comprometer a sua gravidez e proteger o seu bebê.
Boa noite! Esse é um momento muito delicado e que muitas mulheres se deprimem. Nâo passe por esse sofrimento sem ajuda. Busque ajuda de um psicólogo (a) . Estou a disposição
Dra. Crisélia Sanromán Barral
Psicanalista, Psicólogo
Brasília
Boa tarde, creio que seja uma atitude acertada procura um analista. A gravidez promove muitas modificações corporais e hormonais na mulher. Além disso, existe questões psíquicas, associadas à sua relação com sua mãe que podem ser incômodas, sendo despertadas durante esse período, caso não sejam devidamente resolvidas. Aconselho a procurar ajuda psicológica. Espero te ajudar, estou à disposição, caso necessite.
 Christiane Batista
Psicólogo, Terapeuta complementar
Brasília
Bom dia!!

A Gestação é algo que altera muito o quadro emocional da mulher.
Se está sentindo uma tristeza sem nenhum motivo pode ser uma depressão. Pode ter algum motivo da sua vida, que esteja te incomodando e algumas vezes com algumas poucas seções com um profissional pode ser resolvidas. Faça uma primeira consulta para fazer e fazer as suas experiências.
Estou a disposição
 Delton Hebling Junior
Psicólogo
Rio Claro
Sem dúvida alguma! Procure ajuda de um psicólogo que a orientará, antes de mais nada para saber se realmente é depressão e depois para orientá-la no que fazer.
 Ana Colli
Psicólogo
São José do Rio Preto
Olá! Para muitas mulheres esse é um momento de grande felicidade, mas para outras nem tanto e por isso é importante entender o que está acontecendo com você, sugiro procurar um psicólogo o quanto antes, para que você possa viver esse momento com mais tranquilidade emocional. Fale com o ginecologista que está te acompanhando.
Fique bem!
 Tatiane Trivilin
Psicólogo
Porto Alegre
Boa tarde, tudo bem? A gestação por si só já traz diversas modificações na vida, no corpo e na questão hormonal da mulher. Por vezes, essas modificações podem causar estranhamento e sentimentos contrários aos esperados, como tristeza, irritação, desmotivação... O auxílio de um tratamento psicológico é muito importante para que esse momento tão especial possa ser vivenciado da forma mais saudável possível! Qualquer dúvida, me coloco à disposição.
 Pedro Felipe Marques Santos
Psicólogo
Brasília
Olá! Seria interessante você procurar por um médico e um psicólogo. O período da gestação é um momento muito delicado e que trazem impacto tanto em nível fisiológico quanto emocional. Boa sorte.
Olá ,
Sim ! Para questões relacionadas a depressão, a psicoterapia ira lhe ajudar a uma maior compreensão e cuidado de tais sentimentos.
A gestação sendo uma fase de muitas transformações tanto físicas quanto psíquicas, pode acabar trazendo angustias que antes não existiam. E estas podem assim serem acolhidas e trabalhadas em terapia para uma melhora na qualidade de vida.
Olá, bom dia! Depressão é uma doença seríssima. Em todos os casos de depressão se deve buscar ajuda: psicológica e psiquiátrica. A gestação e a maternidade são questões muito delicadas e que geram um impacto e uma transformação muito grande na vida das mulheres, trazendo muitas vezes angústia, ansiedade e tristeza. Busque esses especialistas que mencionei anteriormente para que você passe por esse momento da melhor forma possível.
 Maria Ines Fernández Rodriguez
Psicólogo
São Paulo
Boa tarde, é importante a orientação do seu obstetra e saber com ele quais são as medicações que te podem ajudar neste momento onde os hormônios estão ”mexidos” por conta da gravidez. A psicoterapia vai te ajudar a entender o que no teu ambiente está gerando a depressão, assim como ajudar a ter estratégias de enfrentamento. Sem mais, as ordens.
 Daniela Torres de Andrade Lemos
Psicanalista, Psicólogo
Ribeirão Preto
Com certeza! A gravidez é um momento de muitas transformações, em vários sentidos e Pó de ser difícil lidar com todas elas. Além disso, já muita idealização sobre a gravidez e a maternidade de maneira geral e acredito que seja muito importante se fortalecer e se conectar com os próprios limites e prioridades, respeitando seus conflitos, emoções, desejos... Acho importante também você se cercar de pessoas que te deem apoio sem julgamento e que saiba pedir ajuda a amigos e familiares, quando sentir confiança.
Olá sem duvidas sim, já trabalhei com gestantes e sei como é todo esse período e as alterações de hormônios e humor. Acredito que um psicólogo cognitivo comportamental possa te ajudar. Abraço.
 Carolina de Castro Lemos
Psicólogo
São Paulo
Olá, boa tarde! Procurar um psicólogo neste momento é, sem dúvidas, recomendado. A gestação é uma circunstância em que muitos aspectos, mesmo inconscientes, são revividos no psiquismo. O processo analítico ajuda a compreender e elaborar sua história, possibilitando a ressignificação dessas questões e melhora nos sintomas de depressão. Fico à disposição!
 Priscila Toledo
Psicólogo
São Paulo
Sim, procure um psicólogo e um psiquiatra. É muito comum na gravidez e puerpério a mulher ter depressão. É uma nova fase com muitas mudanças externas e internas, o relacionamento tanto com parceiros e familiares tendem a precisar de ajustes, além dos aspectos que a chegada de um bebê pode trazer a tona para mulher em relação ao seu papel como mãe, filha, esposa e etc. Procure ajuda!
Olá. Agradeço por compartilhar conosco a sua questão. Minha recomendação que é você converse com o ginecologista que está te acompanhando a esse respeito e também busque por suporte emocional em psicoterapia. Não deixe de buscar por ajuda! Um abraço!
Dr. Fabiano Nabuco
Psicólogo
São Paulo
Sim . Um psicólogo . E tb um psiquiatra caso de faça necessário.
Olá! Com certeza. A depressão é uma doença séria e precisa ser vista com atenção por um profissional. É fundamental para o seu bem estar e o do bebê que você não negligencie esse sofrimento. A gestação e a maternidade é uma fase muito delicada na vida da mulher mas o acompanhamento com Psicólogo pode te ajudar a passar por essa fase de uma maneira mais tranquila. Converse também com o ginecologista que está te acompanhando. Não deixe de buscar ajuda. Cuide-se bem!
 Fabiane Valentin da Silva
Psicólogo
Curitiba
Olá!

Sim, busque um psicólogo e um psiquiatra para te ajudarem a entender se o que você está sentindo realmente é depressão.

Além de identificar se é ou não, você recebera apoio emocional e tratamento adequado nesse momento difícil.

Espero ter ajudado!
 Letícia de Paulo
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Deve! Quanto mais cedo você começar o tratamento melhor. Um abraço.
Prof. Wanessa Mesquita
Psicólogo, Psicanalista
Goiânia
Olá! Veja, a psicologia tem uma relação direta com a gestação, já que mudanças emocionais e psicológicas afetam não só a mãe, mas também a identidade dessa, o funcionamento familiar, o pai, a rotina, enfim. Para lidar melhor com todas essas novidades e passar por essa fase tendo uma melhor compreensão de si mesmo e do futuro, o acompanhamento psicológico é muito importante. Ainda mais quando falamos sobre sintomas depressivos e gestão. Assim sendo, a sugestão é procurar um profissional com o qual você se sinta bem para trabalhar suas questões, ansiedades e angústias.

Com certeza! Seria interessante a procura de um psicólogo, também é importante abrir isso para a sua obstetra para que seja um fator considerado no pré-natal.
 Karin Hartveld Ferreira
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá, se você não tem se sentido bem, é indicado sim você procurar uma psicóloga perinatal/puerperal, uma especialista em gestantes e puérperas. Faça um pré-natal psicológico, isso vai ajuda você não só nesse momento, como no pós parto, a evitar depressão pós parto, ajudar no fortalecimento do vínculo com seu bebê, na organização da sua vida/rede de apoio para a chegada do seu filho. É um momento muito especial, mas uma fase de muitas inseguranças, medos, angústias também, é comum. Procure apoio. Peça uma orientação a sua obstetra. Espero ter te ajudado e me coloco à disposição.
 Sarah Simões
Psicólogo
Brasília
Olá, o indicado é que você faça acompanhamento psicológico alinhado ao acompanhamento do obstetra. Em alguns casos também é recomendado o acompanhamento psiquiátrico.
 Douglas Da Ros
Psicólogo
Vitória
Bom dia, seria interessante que esteja sendo acompanhada nesse processo, um ginecologista e também um psicólogo podem ajudar a entender quais situações estão lhe deixando depressiva.
 Andressa Tanan de Jesus
Psicólogo
São Paulo
Olá! Sim, com certeza. O acompanhamento com diferentes profissionais da área da saúde (ginecologista e obstetra; psicólogo e psiquiatra) só tem a contribuir no seu tratamento. Cuidar da sua saúde física e emocional é extremamente importante nesse momento, pois o acompanhamento com esses profissionais lhe auxilia com questões atuais que você descreve (depressão) e situações futuras como o parto, puerpério e o exercício da parentalidade. Se cuide!
Olá, boa tarde!

Sinto muito por estar passando por esse momento difícil, porém é importante que saiba que a gestação é um período onde muitas mudanças hormonais ocorrem no organismo da mulher, fazendo com que diversos sintomas se apresentem, como a tristeza, o medo, o cansaço, a irritabilidade, os distúrbios do sono, dentre outros.

Sim, você deve procurar profissionais da saúde mental, já que existe algo que está de incomodando. Psicólogos e psiquiatras poderão te orientar, e te diagnosticar, se assim for o caso, traçando, também, um plano de tratamento que a ajude a compreender as emoções, comportamentos e pensamentos, te auxiliando a lidar com as diversas situações da vida, assim como, contribuindo para a melhor qualidade de vida e uma gestação saudável.

Espero ter ajudado,

Estou à disposição!

Abraço.
Olá, sinto muito por estar passando por isso. É fundamental que informe o seu obstetra sobre isso, pois a depressão pode afetar o desenvolvimento do bebê. Procure também por um psicólogo para lhe acompanhar neste momento tão delicado. Espero que fique bem. Um forte abraço.
 Bacellar Cazão
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Psicólogo e psiquiatra.
 Letícia Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Boa noite. Como vc está hj? Se vc já veio até aqui pedir ajuda já demonstra o quanto vc quer melhorar. Sem dúvidas deve buscar um acompanhamento psicológico e psiquiatátrico, pensando no período importante que vc está passando. Sou a letícia, sou psicóloga e me coloco à disposição.
Olá, sim! Durante o desenvolvimento feminino, a mulher passa por 3 períodos potenciais de crise, sendo:

- 1o Puberdade;
- 2o Climatério/ Menopausa;
- 3o Período perinatal/ Gestação.

E é no período perinatal onde há uma maior prevalência de alterações emocionais significativas e maior risco de adoecimento mental, pois envolvem inúmeras alterações físicas, emocionais, hormonais, psíquicas e sociais.

Importante frisar que muitas mulheres com depressão perinatal não revelam seus sintomas com receio de possível medo, culpa e julgamento.

As mulheres sentem que as expectativas sociais são de que elas estejam satisfeitas e plenas, e acabam se sentindo culpadas por estarem com sintomas de depressão em um momento que deveria ser de alegria

Sou Psicóloga Perinatal/Gestação e seria importante buscar um especialista na área que faça te trazer reflexões e assim você consiga passar por essa fase de forma mais leve. Qualquer questão, estou à disposição. Abraços e melhoras.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Se quiser, psicólogo e psiquiatra podem ter ajudar.
 Elizabeth Masotti
Psicólogo
Caxias Do Sul
Olá, sim é importante você buscar apoio psicológico e conversar com seu/sua ginecologista. Você já recebeu diagnóstico médico/psicológico de depressão? Estes sintomas começaram antes ou após a gestação? A gestação acarreta mudanças em mudanças no estilo de vida e no funcionamento do organismo, podendo contribuir para alterações na saúde mental. Existem alguns profissionais de psicologia especializados em gestação e acompanhamento pré-natal, assim como no puerpério. Recomendo que busque suporte psicológico com alguém com experiência na área. Fico à disposição. Abraço!
Dra. Marcella Motta
Psicólogo
Rio de Janeiro
Sim! Converse com a sua ginecologista e procure iniciar uma psicoterapia para te acompanhar. O apoio emocional nesse momento é fundamental ! Um abraço
 Maria Antonia Jubé
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá, bom dia. Sim, é importante que você procure um especialista. Devido a gravidez junto ao acompanhamento com o obstetra, procure uma psicóloga e psiquiatra para lhe auxiliar nesse processo. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição, @psimariajube.
Sim, é recomendável que você procure ajuda de um especialista se estiver grávida e enfrentando depressão. Portanto, não hesite em entrar em contato com um profissional de saúde mental para discutir seus sentimentos e iniciar o tratamento necessário. Além disso, converse com seu médico obstetra ou ginecologista para obter orientação e apoio em relação à sua saúde emocional durante a gravidez. O tratamento adequado pode fazer uma grande diferença na sua jornada durante a gravidez e além dela.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! Sim, seria importante que você procurasse ajuda especializada para tratar a depressão. Para além do diagnóstico, a terapia e, se possível, buscar auxílio médico também, para que você possa passar pela gravidez e pós parto tendo sua saúde tanto mental, quanto física sendo levada em consideração.
Olá! Sim, importante relatar isso para seu obstetra e fazer avaliação e possível acompanhamento com psicólogo e psiquiatra. Abraço!
 Natália Guimarães
Psicanalista, Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Sugiro que sinalize isso à sua obstetra e busque auxílio psicológico. Abraços!
 Maria Eduarda Lara Melo
Psicólogo, Psicanalista
Brasília
Oi, tudo bem? Sim, sem dúvidas! Tanto para a sua própria saúde mental quanto para a sua futura troca com o bebê. Para que ambos tenham uma gestação tranquila, é preciso entender mais sobre essa dor e sobre os sentimentos envolvidos. Recomendo a procura de um psicólogo. Fique bem, abraços!
 Mayara Souza
Psicanalista, Psicólogo
Curitiba
Sim. Procure uma psicóloga perinatal ou obstétrica que poderá te orientar pela especificidade da fase que se encontra.
Dra. Karin Cristiane Corradi
Sexólogo, Psicólogo
Pinhalzinho
Olá,
Deve procurar sim! Oriento buscar um psicólogo e psiquiatra.
Sim, é muito importante procurar ajuda de um especialista se você está grávida e sente que está enfrentando depressão. A gestação é um período marcado por muitas mudanças físicas, hormonais e emocionais, e esses fatores podem contribuir para o surgimento ou agravamento de sintomas depressivos. Buscar suporte é essencial para o seu bem-estar.
Um (a) psicólogo (a) ajudaria a entender e melhorar a depressão.
Sim, deve procurar um tratamento psicológico . A gestação é um momento tão bonito que precisa ser desfrutado com amor e alegria.
Olá como vai?
Se você está com depressão é importante cuidar da sua saúde emocional, fazer psicoterapia vai ajudar muito nesse processo, me coloco à disposição, só chamar pelo whatsapp.

 Rodrigo Amorim de Souza
Psicólogo
São Bernardo do Campo
A procura de um psicoterapeuta e o início de um trabalho psicoterápico pode lhe auxiliar a lidar com o momento. É possível depreender, a partir de seu discurso, que a depressão veio junto com a gravidez; a psicoterapia pode lhe ajudar, a partir de suas idiossincrasias, a lidar com os lutos advindos nesta mudança corporal/simbólica deste momento.
Olá!
Sim, procure um profissional para partilhar suas emoções, medos, preocupações, para aprender exercícios de autoregulação.
Práticas saudáveis no corpo ( exercício, boa alimentação, sono) e na mente (terapia) farão bem para você e o bebê.

Especialistas

Fernanda Tolomei

Fernanda Tolomei

Psicólogo

Rio de Janeiro

Caroline Domene

Caroline Domene

Psicólogo

Goiânia

Vade De Oliveira

Vade De Oliveira

Psicólogo

Tubarão

Déborah Santos

Déborah Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Andressa  Lamb de Souza

Andressa Lamb de Souza

Psicólogo

Porto Alegre

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1158 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.