Podemos dizer que o transtorno bipolar é uma doença emocional? Fico confusa, especialmente é o que,
4
respostas
Podemos dizer que o transtorno bipolar é uma doença emocional? Fico confusa, especialmente é o que, mente, biológico, emocional?
Sua dúvida é pertinente, pois durante muito tempo o corpo era entendido como "separado" da mente. No entanto, com o avanço das neurociências há cada mais vez um consenso entre médicos e psicólogos de que não nada exclusivamente biológico ou emocional, pois como seres integrais que somos, tudo está interligado como tão bem explicou a colega acima. O essencial aqui é, uma vez realizado o diagnóstico correto, que o paciente receba o melhor tratamento que inclui uso da medicação e terapia. Acrescento ainda a importância da atividade física, pois ajuda muito na "regulação" do sono, do apetite e do estresse. Quanto mais o paciente for encorajado a olhar de frente para suas vulnerabilidades, maior engajamento ele terá para encontrar os meios de ajudar a si mesmo (isso inclui aceitar o tratamento). Espero ter ajudado. Abraços.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde, então o transtorno bipolar é uma doença de base biológica (desordem nos neurotransmissores - substâncias que conduzem os impulsos nervosos no cérebro), , cujas crises de depressão, mania , ou fases mistas (de depressão, euforia e irritabilidade), costumam ser deflagradas por fatores ambientais ( ruptura de relacionamento amoroso, perde de emprego, lutos, falecimentos, estresse, sobrecarga e decepções de quaisquer naturezas). Outrossim, o tratamento e fundamentalmente farmacológico (com remédios para tratar a causa neurobiólogica) e em
Alguns casos psicoterápico (para tratar a vulnerabilidade emocional). Abraço
Alguns casos psicoterápico (para tratar a vulnerabilidade emocional). Abraço
Sabe a santíssima trindade? O Pai, o Fillho e o Espírito Santo? Pois é: igual. Temos nossa vertente corpo, que é uma máquina feita de carne. Para o seu funcionamento são necessárias varias substâncias químicas. No caso dos transtornos mentais temos uma perda do equívoco dessas substâncias. Temos a vertente psíquica, que diz respeito aos nossos pensamentos e emoções. Dai o fato de que dificuldades de relacionamento, ou problemas, podem nos deprimir. Nossa terceira vertente é a nossa alma imortal.
O transtorno bipolar é uma doença emocional sim, mas também biológica, tendo em vista que existem diversos genes e neurotransmissores envolvidos na origem da doença.
Normalmente, a pessoa que desenvolve o transtorno bipolar tem uma vulnerabilidade biológica para o distúrbio, e os diversos fatores ambientais, como trauma, estresse, etc, desencadeiam a herança genética que a pessoa já tem.
Mais importante que a classificação da doença, é seu correto acompanhamento e tratamento, pois a pessoa com transtorno bipolar é capaz de ter uma vida completamente normal com um bom tratamento.
Normalmente, a pessoa que desenvolve o transtorno bipolar tem uma vulnerabilidade biológica para o distúrbio, e os diversos fatores ambientais, como trauma, estresse, etc, desencadeiam a herança genética que a pessoa já tem.
Mais importante que a classificação da doença, é seu correto acompanhamento e tratamento, pois a pessoa com transtorno bipolar é capaz de ter uma vida completamente normal com um bom tratamento.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Desejaria saber se pacientes com transtorno do tipo bipolaridade devem fazer Avaliação Neuropsicológica?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) pode afetar a vida do paciente nas diferentes fases da vida?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) afeta amigos e família de uma pessoa com bipolaridade?
- Quais são as diferenças do Transtorno Afetivo Bipolar do tipo I e II?
- Tenho um amigo com transtorno de bipolaridade, sempre nos demos muito bem, mas nessas últimas semana, ele tem agido de forma agressiva e tem me feito várias ofensas, até me bloqueou nas redes sociais sem eu ter feito nada, o que faço? Estou muito mal e aborrecido.
- É verdade que as alterações no humor é um dos principais sintomas para diagnosticar uma pessoa com transtorno afetivo bipolar (TAB)?
- Qual é a diferença entre espectro bipolar e transtorno bipolar afetivo (TAB)?
- . Como posso ajudar alguém com Transtorno Bipolar?
- Existem sinais comportamentais precoces que anunciam o transtorno bipolar durante a infância e adolescência?
- Gostaria de perguntar quais as mudanças no estilo de vida que ajudarão a melhorar sua qualidade de vida de uma pessoa com o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 943 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.