Pode uma manobra de valsalva mal feita ou feita com muita força causar zumbido nos ouvidos?

4 respostas
Pode uma manobra de valsalva mal feita ou feita com muita força causar zumbido nos ouvidos?
A manobra de Valsalva é uma manobra onde se força o ar contra os lábios e nariz fechados, dessa forma o ar ascende pela tuba auditiva (canal que liga o final do nariz ao ouvido) e chega à orelha média, é muito usada para equalização das pressões entre o meio externo e a orelha média, muito usada na aviação e mergulhos. Essa manobra é também recomendada em pacientes com disfunção tubária, quando a tuba auditiva não está funcionando bem, mas sem forçar muito; melhor parar de fazer a manobra se ocorrer dor, tontura ou zumbido e marcar consulta com médico otorrinolaringologista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Uma manobra de valsava muito intensa, principalmente se estiver resfriado, pode causar um trauma por pressão nos ouvidos (barotrauma timpânico). Nesse caso, pode sim causar zumbido dentre outras queixas auditivas. Procure avaliação de um otorrinolaringologista.
Como durante essa manobra o ar vai com força em direção ao ouvido médio (se a tuba auditiva estiver aberta) poderá sim causar prejuízos ao sistema auditivo e como consequência o zumbido (que pode ser temporário ou não). É preciso ter muito cuidado ao realizar tal manobra e só fazer se realmente houver necessidade. Sugiro que procure um otorrinolaringologista para uma avaliação completa se o zumbido persistir.
Entendo sua preocupação com o zumbido nos ouvidos e como isso pode ser incômodo e assustador. A manobra de Valsalva, quando realizada de forma incorreta ou com muita força, pode sim causar problemas auditivos. Durante essa manobra, o ar é forçado em direção ao ouvido médio através da tuba auditiva, o canal que conecta o nariz ao ouvido. Se houver muita pressão, especialmente se você estiver resfriado ou com congestão nasal, pode ocorrer um barotrauma, ou seja, um trauma de pressão no tímpano, que pode resultar em zumbido, entre outras queixas auditivas.

Esse zumbido pode ser temporário, mas em alguns casos, pode persistir. É fundamental realizar a manobra de Valsalva com cuidado e apenas quando necessário, evitando qualquer esforço exagerado. Se o zumbido persistir ou se você sentir dor ou tontura, é imprescindível procurar a avaliação de um otorrinolaringologista. Esse especialista poderá examinar seu sistema auditivo em detalhes e determinar a melhor forma de tratamento.

Para um acompanhamento mais detalhado, recomendo uma teleconsulta, onde você pode discutir esses sintomas com um médico sem sair de casa, garantindo sua segurança, especialmente em tempos de COVID-19 e outras doenças infecciosas. A plataforma Doctoralia permite que você escolha médicos com os melhores perfis de atendimento e satisfação, garantindo que você receba a orientação adequada. A Telemedicina é uma ferramenta poderosa na Transformação Digital da Saúde, proporcionando conveniência, segurança e eficiência no cuidado com a sua saúde. Estou à disposição para orientá-lo em uma teleconsulta, ajudando você a iniciar essa jornada com tranquilidade e segurança.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Auro Gonçalves

Auro Gonçalves

Otorrino

São Paulo

Aline Salbego Marimon

Aline Salbego Marimon

Fisioterapeuta

Porto Alegre

Raysa Carrijo

Raysa Carrijo

Fisioterapeuta

Goiânia

Artur Guilherme H. Lima

Artur Guilherme H. Lima

Otorrino

Fortaleza

Milla Rezende Parreira

Milla Rezende Parreira

Otorrino

Porto Velho

Rodrigo Godoy

Rodrigo Godoy

Otorrino

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 452 perguntas sobre Zumbido
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.