Pode ser normal que, depois que tenha um ataque de pânico, me sinta mal por todo o resto do dia? Sempre

9 respostas
Pode ser normal que, depois que tenha um ataque de pânico, me sinta mal por todo o resto do dia? Sempre que tenho um ataque, mesmo depois que supero o mesmo, passo o dia super cansado e com muito medo de que volte a acorrer.
Sim, a principal característica do ataque de pânico é o medo de ter um novo ataque e até de morrer devido as reações fisiológicas, tais como tontura, sudorese e taquicardia. Com relação ao cansaço, isso ocorre porque durante o ataque os músculos sofrem forte contrações. Assim, o cansaço é devido ao resgate muscular.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O ataque de pânico não é apenas percebido como intenso, ele também é desgastante para o corpo, daí a sensação de cansaço que você sente.
O estado apreensivo (medo de sentir todo aquele mal-estar de novo) e o cansaço provocado podem trazer como consequências a perda de qualidade de vida.
Hoje, o Transtorno do Pânico é tratado com excelentes resultados com a combinação de Medicação Ansiolítica e Psicoterapia Cognitivo-Comportamental.
Consulte um Especialista, que poderá ajudá-lo a entender melhor esse problema, e a lidar de forma mais efetiva com suas causas, para que os ataques não se repitam mais.
Sim. Durante um ataque de pânico há uma grande liberação de adrenalina que prepara o corpo para uma reação de luta ou fuga, que faz com que a frequência cardíaca, aumenta a frequência respiratória e o metabolismo como um todo. Tudo isso faz com que o paciente se sinta exausto após uma crise. A contração muscular além do cansaço como bem explicado acima também pode ocasionar dores musculares também.
O medo de voltar a ter outra crise é muito frequente pois a sensação é muito ruim, muitas vezes de morte iminente, o que leva um grande receio de que essa sensação retorne.
A recuperação total não é instantânea, requer um tempo, que varia de pessoa pra pessoa, e até na mesma pessoa, p/ episódios diferentes.
Sim, depois de uma crise de pânico, é normal que vc se sinta esgotado. Afinal, seu corpo todo sofreu com a descarga de adrenalina, as contrações musculares advindas do medo intenso e o desgaste do medo de voltar a sentir tudo aquilo novamente. A recuperação total pode demorar alguns dias, dependendo de cada pessoa e de como ela encara a doença e suas relações com o mundo.
Um tratamento com medicamentos receitados por um psiquiatra e a psicoterapia podem ajudar muito na contenção das crises e na diminuição da frequência e intensidade.
Procure ajuda.
Abraços
Quem tem ataques de panico recorrentes sofre de "Síndrome do Pânico" e tem ataques inesperados de muito medo acompanhado de palpitações,taquicardia, sudorese, tremores, dificuldade respiratória.
Muitas vezes a pessoa sofre de uma "angústia antecipatória" ,o que leva a um permanente sobressalto com medo de um próximo ataque, evitando lugares e situações em que estes já ocorreram.
Existe uma relação com transtornos depressivos.
O tratamento medicamentoso combinado `a psicoterapia costuma trazer grande melhora.
Sim, é normal, mas o problema é que esta preocupação vira um ciclo: é o ciclo do medo que reforça os ataques de pânico. Por isso você precisa de acompanhamento especializado com psicólogo, e se necessário (após avaliação) com psiquiatra. Com psicólogo vc terá, no processo da psicoterapia, auxílio para identificar os gatilhos do pânico, ferramentas para passar por ele de uma forma mais tranquila, e depois como manejar as consequências e o medo de acontecer novamente. A terapia cognitivo-comportamental trabalha o pânico de maneira muito eficaz, por isso é uma das mais indicadas para o tratamento.
Olá, é normal se sentir cansado e com medo depois de um ataque de pânico. Pense na possibilidade de fazer uma avaliação com psiquiatra e associar o tratamento medicamentoso a terapia comportamental cognitiva. Espero ter ajudado.
Olá
Sim, claro!
É totalmente normal se sentir esgotado(a), quando uma crise de pânico acontece, o corpo sobre uma descarga de adrenalina muuito grande e após passar por isso, por isso você se sente tão mal após uma crise.
Saiba que esses sintomas não precisam estar sempre com você tá? Com um tratamento medicamentoso e psicoterapia isso pode ser amenizado e com o tempo você irá conseguir superar isso e nem vai acreditar que sofreu por tanto tempo.
Procure ajuda :)

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 114 perguntas sobre Ataque de pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.