Pode ser descoberto o autismo depois de grande 14 anos por exemplo?
7
respostas
Pode ser descoberto o autismo depois de grande 14 anos por exemplo?
Olá. O autismo puro é muito difícil ser descoberto tão tarde, pois seus sintomas e sinais aparecem já na primeira infância até os 5 anos. Mas se você perguntou, pode ser que haja algum sintoma ou sinal que se "aproxime" do que chamam de autismo leve. Independente do nome que seja dado ao que o adolescente de 14 anos apresenta, se há algo que o faça sofrer, busque ajuda (psicólogo ou psicanalista). É mais importante ajuda-lo(a) do que dar o nome para o que ele/ela apresenta. Espero ter ajudado. Abraço.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! O diagnóstico de autismo é possível ser realizado em qualquer idade. Contudo, os casos mais severos de autismo tendem a ser reconhecidos precocemente.
Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.
Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.
Olá o diagnóstico tardio do autismo é uma realidade comum, principalmente aos indivíduos de auto desenvolvimento ou casos leves. Há, inclusive, histórias de auto diagnósticos de indivíduos já na fase adulta, como é o caso de Werner Kesker, hoje com 62 anos de idade. Sugiro assistir o vídeo disponível no Youtube. No entanto o profissional médico indicado para diagnóstico é o neurologista ou psiquiatra. E iniciar terapias que auxilie no bom funcionamento físico e mental. Estou à disposição.
Olá! Apesar da maioria dos casos de autismo serem detectados já na infância - principalmente os mais severos - é possível sim que esse diagnóstico só se dê mais tarde. Pode ser que esse indivíduo já tenha apresentado sintomas anteriormente que passavam despercebidos ou que eram interpretados de outra forma. Isso acontece porque o Autismo é uma condição neurobiológica que está classificada dentro de um espectro, ou seja, a variação dessa condição é extremamente ampla, não há uma definição específica. O TEA (Transtorno do Espectro Autista) nos revela inúmeros graus de comprometimento e inúmeras formas de manifestação, lembrando que as principais características (que diferem em grau) são o comprometimento da comunicação e vinculação, e os comportamentos repetitivos. É importante que se faça um diagnóstico diferencial.
Olá! Sim, o autismo pode ser diagnosticado em qualquer idade, principalmente os considerados grau leve. Caso precise de mais informação fico a disposição!
Pode ser diagnosticado em qualquer idade, mas, quanto antes for observado um desenvolvimento cognitivo tardio e comportamentos que o levem às características de autismo, maiores são as chances do paciente obter êxito durante o tratamento. Quanto antes detectado, melhor!
Sim, o autismo pode ser descoberto em qualquer fase da vida. Geralmente pelo autismo ser um transtorno que é mais descoberto na infância, passa-se a impressão de que não há diagnóstico na adolescência ou vida adulta, mas há sim.
É recomendado que essa possível revelação de diagnostico seja acompanhado por um Neuropediatra e um psicólogo que trabalhe com Avaliação Psicológica, a Avaliação irá juntamente com o trabalho do neuropediatra alinhar pontos da história biológica e psicológica do paciente.
Cuidem-se!
É recomendado que essa possível revelação de diagnostico seja acompanhado por um Neuropediatra e um psicólogo que trabalhe com Avaliação Psicológica, a Avaliação irá juntamente com o trabalho do neuropediatra alinhar pontos da história biológica e psicológica do paciente.
Cuidem-se!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como o método ABA pode ajudar pessoas diagnosticadas com autismo?
- Quais as características do Fenótipo Ampliado do Autismo (FAA)?
- É verdade que existe relação do Fenótipo Ampliado do Autismo (FAA) com Transtorno do Espectro Autista (TEA)?
- Como podemos lidar com o diagnóstico tardio do autismo em adultos?
- É verdade que as pessoas autistas são dotados de uma inteligência acima da média?
- Quais as dificuldades e preocupações cotidianas enfrentadas pela pessoa com TEA no contexto escolar?
- O Transtorno do Espectro Autista – TEA (autismo) pode prejudicar o desempenho escolar ou profissional?
- Quais são as principais causas genéticas conhecidas do Autismo (Transtorno do Espectro Autista – TEA)?
- Meu esposo e eu somos autistas, qual a probabilidade de nosso filho, se tivermos, nascerem no espectro?
- Qual é a importância do apoio familiar e das redes de suporte para adultos autistas?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 341 perguntas sobre Autismo
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.