Pode ser descoberto o autismo depois de grande 14 anos por exemplo?

7 respostas
Pode ser descoberto o autismo depois de grande 14 anos por exemplo?
Olá. O autismo puro é muito difícil ser descoberto tão tarde, pois seus sintomas e sinais aparecem já na primeira infância até os 5 anos. Mas se você perguntou, pode ser que haja algum sintoma ou sinal que se "aproxime" do que chamam de autismo leve. Independente do nome que seja dado ao que o adolescente de 14 anos apresenta, se há algo que o faça sofrer, busque ajuda (psicólogo ou psicanalista). É mais importante ajuda-lo(a) do que dar o nome para o que ele/ela apresenta. Espero ter ajudado. Abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! O diagnóstico de autismo é possível ser realizado em qualquer idade. Contudo, os casos mais severos de autismo tendem a ser reconhecidos precocemente.

Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.
Olá o diagnóstico tardio do autismo é uma realidade comum, principalmente aos indivíduos de auto desenvolvimento ou casos leves. Há, inclusive, histórias de auto diagnósticos de indivíduos já na fase adulta, como é o caso de Werner Kesker, hoje com 62 anos de idade. Sugiro assistir o vídeo disponível no Youtube. No entanto o profissional médico indicado para diagnóstico é o neurologista ou psiquiatra. E iniciar terapias que auxilie no bom funcionamento físico e mental. Estou à disposição.
Olá! Apesar da maioria dos casos de autismo serem detectados já na infância - principalmente os mais severos - é possível sim que esse diagnóstico só se dê mais tarde. Pode ser que esse indivíduo já tenha apresentado sintomas anteriormente que passavam despercebidos ou que eram interpretados de outra forma. Isso acontece porque o Autismo é uma condição neurobiológica que está classificada dentro de um espectro, ou seja, a variação dessa condição é extremamente ampla, não há uma definição específica. O TEA (Transtorno do Espectro Autista) nos revela inúmeros graus de comprometimento e inúmeras formas de manifestação, lembrando que as principais características (que diferem em grau) são o comprometimento da comunicação e vinculação, e os comportamentos repetitivos. É importante que se faça um diagnóstico diferencial.
Olá! Sim, o autismo pode ser diagnosticado em qualquer idade, principalmente os considerados grau leve. Caso precise de mais informação fico a disposição!
Pode ser diagnosticado em qualquer idade, mas, quanto antes for observado um desenvolvimento cognitivo tardio e comportamentos que o levem às características de autismo, maiores são as chances do paciente obter êxito durante o tratamento. Quanto antes detectado, melhor!
Sim, o autismo pode ser descoberto em qualquer fase da vida. Geralmente pelo autismo ser um transtorno que é mais descoberto na infância, passa-se a impressão de que não há diagnóstico na adolescência ou vida adulta, mas há sim.
É recomendado que essa possível revelação de diagnostico seja acompanhado por um Neuropediatra e um psicólogo que trabalhe com Avaliação Psicológica, a Avaliação irá juntamente com o trabalho do neuropediatra alinhar pontos da história biológica e psicológica do paciente.
Cuidem-se!

Especialistas

Álison Wílian

Álison Wílian

Psiquiatra

Mossoró

Selene Gomes Araújo

Selene Gomes Araújo

Psicopedagogo

Lauro de Freitas

Bianca Meneguetti

Bianca Meneguetti

Psicopedagogo

Nova Iguaçu

Emilly Sousa de Lima

Emilly Sousa de Lima

Psicólogo, Psicopedagogo

Manaus

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 341 perguntas sobre Autismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.