pode-se internar um alcoolatra contra sua vontade?

8 respostas
pode-se internar um alcoolatra contra sua vontade?
Respondendo a sua pergunta: Sim, pode, mas dependerá do cliente se irá manter o tratamento, pois é um passo importante para sua recuperação.O primeiro passo é entender que precisa de ajuda.Paz e Bem!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As chamadas "Internações Compulsórias" ocorrem em casos extremos:
1- Quando o paciente coloca a sua própria vida em risco
2- Quando o paciente coloca a vida de quem está ao seu redor em grande risco
O que pode ocorrer por diversos motivos ( delírios em decorrência do abuso substâncias psicoativas, por exemplo)
Logicamente que, o IDEAL é que o sujeito se prontifique à cooperar com o próprio tratamento de saúde, através da conscientização de seu problema.

Para uma melhor avaliação do caso citado, sugiro que sejam buscados profissionais da Saúde Mental, tais como Psicólogos, Enfermeiros e Psiquiatras.
Vá ao CAPS AD ( Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas) mais próximo de sua residência.
Em um CAPS AD, os profissionais são capacitados nesta área ( álcool e drogas) e saberão - por meio do contato mais detalhado com a sua questão - certamente, para onde encaminhar o caso em tela.

Abraços Fraternos,

Priscila Diniz.
Acredito que o colega acima fez uma pequena confusão, talvez porque internações estão mais foçadas em pedidos médicos. A INTERNAÇÃO INVOLUNTÁRIA , ocorre quando o paciente apresenta risco de suicídio, homicídio e exposição moral. Pode ser aplicada pelo médico com aceitação da família e o ministério público deve ser notificado em até 72h. Para os alcoolista, muitas vezes não é realizada pois a experimenta mostra que logo após a alta, o paciente recai no uso do álcool. Em caso de debilidade física e risco de morte, pôde-se optar por Internacao em hospital clínico.
Internação compulsória é aquela determinada
Por força judicial, ou despacho de juiz. Muito utilizada com menores de idade infratores e usuários de drogas. Como é ditada pelo juiz, não tem parâmetros clinicos de melhora e o paciente passa meses no hospital. Aqui em nossa unidade há 4 menores internados compulsoriamente, a maioria por drogas associado a roubos e homicídios. Sinceramente, não acredito que traga algum benefício.
Sim, porém se faz necessário tentar que ele vá voluntariamente. O tratamento consciente é muito importante, mas sei que muitos não querem mesmo.
Além de internação em clínicas para dependentes químicos , existem salas de AA, NA, NARANOO para famílias.
Buscar ajuda de um psiquiatra, para tomar medições, e psicoterapia são opções para ajudar em
Dependente químico e sua família. Existe também terapia de família que contribui muito para essa dificuldade.
Concordo com a colega psicóloga Priscila. Dificilmente as clínicas de recuperação aceitam que uma pessoa se interne sem um mínimo de adesão ao tratamento. Costumo sugerir que as famílias participem dos Grupos Familiares Al-Anon/Alateen, desdobramento do Alcoólicos Anônimos, com o fim de apoiar parentes e amigos de alcoolistas por meio de trocas de experiências e orientação mútua. Esses grupos têm auxiliado aqueles que vivem de perto a questão e que nem sempre sabem o que fazer. São de fácil localização em sua cidade.
Espero que tenha ajudado.
Boa sorte.
Sim. Exitem várias instituições que fazem internamento desta maneira. Porém a maioria delas são particulares. E em muitos casos o paciente, após a fase da desintoxicação, acaba aderindo ao tratamento.
Att, Fabiana.
Sim, é possível em duas possibilidades: a internação involuntária e a internação compulsória.
Na internação involuntária a família pode pedir a internação contra a vontade do dependente, como forma de lhe assegurar a saúde e a vida. Para isso tem que pedir a internação em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou em uma clinica particular que tenha esse serviço. Após um laudo médico o alcoolista é internado e o ministério publico é informado sobre tal acolhimento.
Na internação compulsória, a justiça é que solicita a internação. Ocorre geralmente quando o dependente está pondo a sua vida ou a de outros em risco. O processo é semelhante a da internação involuntária, assim como os locais onde o dependente ficará internado.
O problema dessas internações a revelia do desejo do paciente reside no fato de que após a internação o paciente recai no vício. Há pouca adesão ao tratamento até porque a pessoa ainda não compreende que é dependente do álcool. Acredita que pode parar a qualquer momento. Os grupos como Al-Anon e AA são muito úteis nesse momento e principalmente aqueles dirigidos ao suporte familiar. A família fica muito debilitada com o uso abusivo da substância e acaba adoecendo junto com o dependente.

Especialistas

Agnes Aline Ferreira

Agnes Aline Ferreira

Psiquiatra

Campo Belo

Dagmar Fatima de Abreu

Dagmar Fatima de Abreu

Psiquiatra

Belo Horizonte

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Eduardo Vieira Filho

Eduardo Vieira Filho

Psiquiatra, Médico do trabalho

São Paulo

Matheus Carlos Silva

Matheus Carlos Silva

Psicólogo

Recife

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 98 perguntas sobre Alcoolismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.