pode -se confundir transtorno bipolar com transtorno borderline?

6 respostas
pode -se confundir transtorno bipolar com transtorno borderline?
São dois transtornos distintos, pois um esta relacionado ao humor no caso o Bipolar e o outro esta relacionado a personalidade, o Borderline.
É de extrema importância realizar uma avaliação para identificar o diagnóstico correto para o paciente, devido a algumas sintomatologias serem similares. Ambos possuem tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
São duas alterações de naturezas diferentes. Enquanto o bipolar apresenta flutuação do humor, o borderline apresenta alteração da personalidade. Apesar de haver alguma sintomatologia correlata, o diagnóstico não costuma apresentar cruzamentos severos.

O tratamento de ambos têm diferenças e é por isso que o diagnóstico é passo fundamental.

Abraço
Pode sim.
Apesar de terem sintomatologias diferentes, as semelhanças em alguns comportamentos costumam se confundirem.
O diagnóstico de Bipolar é um diagnóstico bastante difícil inclusive para psiquiatras experientes.
Da mesma forma o Borderline.
É preciso uma avaliação, bastante criteriosa e com um profissional que tenha experiencia no assunto de preferencia.

A disposição
Att
Sayonara Machado
Completando a resposta dos outros especialistas, as características em relação a instabilidade de humor da bipolaridade e de transtorno borderline são parecidas, a não ser pela questão do tempo. Nos Transtorno Afetivo Bipolar duram meses ou semanas e no transtorno bordeline de personalidade estas oscilações são muito mais rápidas (dias, horas...). Está pode ser uma questão importante juntamente com vários outros dados para fechamento do diagnóstico correto...
Atenciosamente,
Priscilla C Sociale
Acontece muito, até porque o transtorno de personalidade borderline é algo bem dificil de se diagnosticar e muito estudado. Este acarreta variados sintomas das demais categorias, por isso mesmo tem esse nome, por não ser delimitada e se manter em movimento nessa questão.
É preciso sempre investigar o caso a caso e suas especificidades.
A classificação borderline surge no período pós 2ª Guerra e um dos responsáveis por este conceito é o psicanalista e pediatra inglês Donald W. Winnicott, responsável por um extenso estudo com crianças que apresentavam quadros de adoecimento psíquico severos no período pós-guerra, por conta de eventos vividos neste período ou como consequência de eventos deste tipo. Nestes casos, muitos dos pacientes que também foram chamados de "neuróticos não tratáveis" apresentavam uma grande precariedade em seu universo simbólico, sendo incapazes, muitas de reincorporar ao seu universo psíquico estas experiências como parte de seu capital psíquico e,passíveis da reintegração destas ao seu psiquismo com menos dor e sofrimento. O chamado "bipolar" ou quadro de melancolia (na visão da Psicanálise) também pode apresentar este tipo de precariedade simbólica como parte de seu quadro de adoecimento, sendo necessária uma abordagem que permita ajudar a superar esta precariedade simbólica.

Especialistas

Paulo Cesar T Ribeiro

Paulo Cesar T Ribeiro

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Joseane Zamprogno

Joseane Zamprogno

Psicólogo

Campinas

Ana Paula Gomes Brito

Ana Paula Gomes Brito

Psicólogo

Fortaleza

Rafaela Câmara

Rafaela Câmara

Psicólogo

Fortaleza

Jessika Moreira Pires

Jessika Moreira Pires

Terapeuta complementar

Uruaçu

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 904 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.