Pode lavar a orelha normalmente depois de fazer acupuntura auricular ?

4 respostas
Pode lavar a orelha normalmente depois de fazer acupuntura auricular ?
Pode sim. Só observe se o que você fez foi Acupuntura auricular (quando se inserem agulhas na orelha, que são retiradas ao fim da sessão) ou outras formas de Auriculoterapia, como estimulação com sementes. Neste último caso, não é recomendado molhar as sementes, que podem se descolar.

Prefira realizar a higiene do pavilhão auricular com um cotonete úmido sem que esse encoste nos locais onde estão as fitas com a semente ou esfera, para que elas não saiam do lugar.
Geralmente o micropore utilizado na aplicação de auriculoterapia com sementes não descola apenas com água. Eu oriento os paciente a limpar a orelha com uma toalha umedecida e secar fazendo um pressão e não um esfregão para não deslocar as sementes.
O ideal é sempre limpar o pavilhão auricular com álcool antes da aplicação, pois assim o micropore adere melhor.
Olá. Eu recomendo não molhar porque a água afeta a cola da fita ( micropore) e costuma não resistir até o retorno, mas essa é uma escolha muito pessoal. Tem pacientes que priorizam manter o estímulo adequado dos pontos. Para esses, recomendo o banho com a cabeça fora do chuveiro e no final lavar a cabeça tampando a orelha com uma das mãos- é a forma mais prática. Depois, secar com cuidado, sem esfregar. Para os pacientes que ficam incomodados pela falta de liberdade total durante o banho, então é só manter a secagem sem esfregar e verificar se conseguiu completar o prazo com todos os pontos ao retornar. De qualquer maneira, mesmo quando não se consegue manter todos os pontos, alguns dias já são melhores do que nenhum...É importante também ter cuidado na hora de secar e pentear os cabelos...