Pode a automutilaçao ser feita por causa de problemas familiares?

8 respostas
Pode a automutilaçao ser feita por causa de problemas familiares?
A automutilação, geralmente representa a manifestação de algum sofrimento vivido pela pessoa e que muitas vezes, a principio, ela não consegue perceber. É uma tentativa de buscar alívio de um sofrimento emocional. sentimentos como raiva, geralmente estão associados a esse comportamento. No caso de adolescentes, pode também estar relacionada a questões familiares. Mas é muito complicado definir a origem do quadro sem conhecer o paciente. Praticamente impossível! ; )

Para avaliar a situação aconselho procurar um profissional para que o mesmo possa entender o histórico da paciente e sim fazer um diagnóstico mais preciso, pois a automutilação pode acontecer por diversos motivos e esses devem ser investigados.
Pode não ser pelos promessa familiares, mas certamente problemas familiares acabam desencadeados com mais frequência esse quadro de automutilação, mas não seria a única causa, e sim um fator desencadeante.
Olá. Esse pode ser um dos fatores que esteja desencadeando este comportamento. Apesar da dúvida, devemos como profissionais levar em consideração o que você está trazendo, suas percepções, preocupações e conflitos. Quando você faz essa pergunta já traz algo relacionado com sua dor e isto deve ser levado em conta e investigado. Procure um profissional de confiança que poderá junto com você descobrir a causa desse comportamento autolesivo. Como os colegas disseram, não existe uma única causa sendo necessário uma investigação mais apurada. A automutilação funciona como uma espécie de analgésico emocional. As pessoas que tem esse tipo de comportamento normalmente tem muita dificuldade em expressar seus sentimentos ou manifestam de maneira inadequada (ataques de ira ou por exemplo uma inibição extrema). Também esse comportamento pode estar associado a outros transtornos como depressão, transtorno bipolar, transtorno boderline, alimentar etc... Realize um tratamento Psicológico e Médico.
Existem muitas causas para automutilação, sendo a mais frequente delas a ansiedade, logo, problemas familiares que produzam ansiedade, podem sim induzir o indivíduo a automutilar-se. No entanto, devemos avaliar cada caso individualmente, sendo importante que procure um psiquiatra para diagnóstico e tratamento. Espero haver ajudado!
Olá ,
A automutilaçao pode ter haver com problemas familiares , mas essa não é sua única causa . A pessoa pode estar com outras questões. A prática do automutilaçao vem crescendo cada vez mais e precisa-se de muita atenção , por mais que os estudos não definam a automutilaçao como tentativa de suicido , pode sim acarretar muitos problemas a saúde . Esse processo tem haver com a dor psíquica , que quando não encontra palavra , transborda para atos no corpo . Tem muito significado o corte na pele , para muitos , uma tentativa de comunicação e alívio de sentimentos insuportáveis . Procure um psicólogo que com certeza poderá ajudar .
Olá,

Pode sim ser esse um dos fatores, mas com informações superficiais não é indicado nenhum diagnóstico.
A automutilação simboliza no corpo a dor de quem vivencia uma agressão que é manifesta no corpo, mas que se origina na mente.

O mais importante é procurar ajuda de um profissional, para que se construa uma relação de confiança e o paciente possa compreender a origem do problema, seja ele familiar ou de qualquer outra origem.

Espero ter ajudado.
Abraços.
Os problemas familiares podem ser um desencadeador, mas nunca considerado isoladamente, é necessário contextualizar os fatores envolvidos através do contato com o Psicólogo. Na automutilação há além do sofrimento psíquico e emocional, a necessidade de sentir-se viva(o) por ela, é em outras palavras, sentir que é capaz de sentir em meio a tanta dor. É necessário haver cuidado diante da alteração/distorção da realidade causada por este momento árduo que está passando e a conversa com um psicólogo é importante para o encontro consigo mesma nesse processo, uma oportunidade de ressignificar os sentidos da sua vida e aliviar essa dor que só você é capaz de nomear. Um profissional poderá te ajudar, sinta-se acolhida em sua procura.