PESSOAS que vicem em área urbana , tende a sofrer mais de ansiedade que na zona rural?

9 respostas
PESSOAS que vicem em área urbana , tende a sofrer mais de ansiedade que na zona rural?
A sua pergunta é quase filosófica. Ela está sendo discutida na literatura especializada faz muito tempo, no mínomo cem anos.

A abordagem para entender a coisa que eu acho a mais iluminadora é pelas relações humanas nos diferentes ambientes. Ai abre-se uma dialética dos tipos de laços humanos.

Parece óbvio que no ambiente urbano muitíssimas pessoas carecem de laços humanos satisfatórios, pelas razões que pensamos conhecer. Quando falamos do ambiente rural, pouco falamos dos boia-frias que igualmente carecem de laços humanos, e devem ser campiões de ansiedade, só que ninguém menciona. Mas falamos de formas de convivência mais tradicionais. Nelas, os laços humanos parece que eram mais garantidos. Ao preço da menor liberdade. Quantas pessoas viviam tão dependentes que nem se permitiam de sentir ansiedade e quando a sentiam, a escondiam? Pense nas esposas tradicionais.

Breve: não deve ser o ambiente mas os tipos de relações humanas que conta. Alienação vs. amor.

Tudo depende de nossos aprendizados durante a vida e as crenças que temos. Na zona rural existem muitas regras e crenças sociais que podem gerar mais ansiedade do que na zona urbana.
Tudo depende do modo de vida de cada um. Podemos ver pessoas dentro de centros urbanos mais zen do que as que moram em zona rural. Depende da rotina de cada um e o jeito de encarar cada situação.
É importante ressaltar que sentir ansiedade é normal independentemente da onde se vive. Ela passa ver considerada patológica quando acarreta prejuízos na vida pessoal, profissional e social do indivíduo. Sem dúvidas neste cenário, o ambiente urbano por apresentar mais estímulos que geram estresse, angústia, etc. tende a ter um maior números de pessoas com níveis de ansiedade altos e com maiores prejuízos para os mesmos. Um abraço
Antes de tudo, vale ressaltar que a ansiedade faz parte de nossas vidas. A ansiedade passa a ser um transtorno quando se torna recorrente e quando vem junto com o sofrimento emocional e físico. Além disso, a ansiedade pode acarretar em isolamento social, baixa estima, estresse agudo, compulsão alimentar, bem como taquicardia, palpitações, dores de cabeça e etc. A vida urbana, por ter mais estímulos e mais informações imediatas, acaba gerando um "estresse" maior. Como as demandas são muito imediatista, a vida muito corrida, trânsito e demais acontecimentos, acaba sim, trazendo mais ansiedade. Mas não quer dizer que quem vive na área urbana terá um transtorno de ansiedade. Isso é muito particular para cada um.
Espero ter ajudado.

Karoline.
A dinâmica da vida urbana sem dúvida é estressante para grande parte dos indivíduos, mas devemos avaliar fatores importantes. Por exemplo: Como o sujeito interpreta a sua realidade? Qual o nível de satisfação com a própria vida? Esses pontos devem ser levados em consideração.
Prezado(a),
Esta comparação entre urbano e rural pode não ser um bom parâmetro, acho melhor pensar na situação biopsicosocial de vida, ou seja, depende se a pessoa possuí trabalho, família, saúde e suas habilidades sociais, sociabilidade, neuroticismo, extroversão e abertura a experiência.
Acredito que a ansiedade é consequência de fatores internos de cada individuo, independente de onde esteja, na cidade ou no campo. A forma como você se vê, seus anseios, necessidades e metas tem tudo a ver com seus sentimentos. Faça uma correlação com sentimentos de paz e alegria. Você pode estar em uma ilha paradisíaca, mas se não estiver bem consigo mesmo seus sentimentos não estarão em paz. Sendo assim, independente de onde esteja, olhe para si e reaja. Seja Feliz.
Aqui temos uma questão dupla, da cultura, que é referente a subjetividade e pessoal do indivíduo que é relativa ao seu psiquismo. Angústia todos temos, é condição humana, no entanto, quanto ao que se refere tua pergunta, o ambiente (rural ou urbano), faz diferença, de acordo com a organização familiar e dos círculos do indivíduo.
O sofrimento do sujeito, se da de acordo com a sociedade em que vive, e como este lida com isso.