Pessoas que têm transtorno bipolar podem se tratar somente com ECT ao longo da vida, sem uso de medicamentos?

4 respostas
Pessoas que têm transtorno bipolar podem se tratar somente com ECT ao longo da vida, sem uso de medicamentos? Ou seja, a ECT substitui medicação?
O uso da Eletroconvulsoterapia é indicado quando a pessoa possui um transtorno mental e está num momento agudo e/ou grave, em que precisa de uma resposta rápida de um tratamento, e/ou quando a pessoa está refratária a um tratamento medicamentoso (ou seja, quando o corpo da pessoa tem uma resistência aos efeitos do medicamento, ele não surte o efeito esperado por conta disso).

A ECT é um tratamento muito eficaz para depressões graves, psicóticas, com alto risco de suicídio, para depressão resistente ao tratamento com antidepressivos e para o controle rápido dos sintomas da catatonia e da desordem maníaca severa prolongada.

De um modo extremamente resumido essas são as indicações para o ECT. O tipo de tratamento adequado para o seu caso, em específico, somente o(a) psiquiatra poderá indicar. Não deixe de consultá-lo (a) e nem de tirar suas dúvidas sobre a eletroconvulsoterapia.

Espero ter ajudado de alguma forma, se precisar estou a disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezado(a) Paciente:

Embora eficaz quando os medicamentos não promovem a remissão dos sintomas, a Eletroconvulsoterapia - conhecida como "ECT" - não previne a recorrência.

Ou seja: as recaídas ocorrem com mais frequência, ao passo que há medicações que tem o propósito de evitar novas crises.

Atenciosamente,

Dra. Andrea Della Fávera.
Olá , como os colegas já mencionaram ,não é primeira escolha para TAB , tem q ser feito regularmente , semanalmente e depois mensalmente , pode ter alguns efeitos colaterais como perda cognitiva , necessita de um local especializado , hospital , e necessita de anestesia geral , o custo é razoavelmente alto , a primeira escolha hoje para TAB são os estabilizadores de humor , que serão escolhidos e manejados caso a caso , gande abraço.
O ECT não é um tratamento de primeira escolha para o controle do transtorno de humor, e sim para situações especiais, como as já mencionadas acima, e inclusive em mulheres grávidas em situação de crise. Não conheço nenhuma evidência científica (trabalhos na literatura especializada) que comprove essa possibilidade. O controle da doença deve ser buscado com estabilizadores de humor como o lítio, anticonvulsionantes e alguns novos antipsicóticos, além de medidas educacionais, psicoterapia e envolvimento eventual de familiares.

Especialistas

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Ingridi Teixeira Monteiro

Ingridi Teixeira Monteiro

Psiquiatra

Porto Alegre

Leonardo Prado Marques

Leonardo Prado Marques

Generalista

Matina

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 943 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.