Pessoas que tem TOC podem ter a compulsão de Contagem

15 respostas
Pessoas que tem TOC podem ter a compulsão de Contagem
Olá, o TOC é caracterizado por compulsão e obsessão em qualquer aspecto. Então, sim, uma pessoa que tem TOC pode ter compulsão por contar.
Mas é preciso salientar que a compulsão é um sintoma de algum desarranjo psíquico e para obter resultado real é necessário processo terapêutico para buscar a causa e então tratá-la. "Retirar" a compulsão só leva o sujeito para um outro sintoma que possa compensar.

Sim, o indivíduo pode ter compulsão por contar. A pessoa com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) tem obsessões, pensamentos, imagens ou impulsos que ocorrem frequentemente, mesmo que ela não queira. Essas obsessões surgem mesmo quando a pessoa está pensando e fazendo outras coisas. Além disso, as obsessões normalmente causam grande angústia e ansiedade. Não existe um padrão de manifestação! Procure ajuda de um Psicólogo para iniciar terapia.
A aritmomania é um transtorno mental que pode ser visto como uma expressão do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). A pessoa com este transtorno tem uma forte necessidade de contar suas ações ou os objetos em seu redor.
O TOC é um transtorno psicológico, caracterizado por pensamentos obsessivos que por sua vez resultam em comportamentos compulsivos com o objetivo de aliviar a ansiedade gerada por pensamentos dos quais a pessoa não tem controle.

Para ser considerado TOC, os pensamentos ou rituais, necessariamente devem estar prejudicando a qualidade de vida da pessoa, principalmente quando os rituais tomam uma grande parcela de tempo da pessoa.
Geram grande angústia, desconforto e mesmo sabendo que não faz sentido, a pessoa não consegue controlar.
De forma geral se divide em dois tipos:
Transtorno obsessivo-compulsivo subclínico: as obsessões e rituais se repetem com frequência, mas não atrapalham a vida da pessoa ou causam transtornos graves;
Transtorno obsessivo-compulsivo propriamente dito: as obsessões ocorrem de forma insistente, levando a compulsão para alívio da ansiedade e angústia.
Tipos:
TOC de contaminação
TOC alimentar
Verificação exagerada
Contagem compulsiva
Acumulação
Auto afirmação de imagem
Evitação e crenças
Pensamentos intrusivos e repulsivos
Simetria e ordem
TOC pré-natal ou Pós-parto
Convido você a buscar ajuda na Psicoterapia e descobrir qual é a raiz disso tudo para, assim, ter uma melhor qualidade de vida!
Fico à disposição.
Grande Abraço
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá! O TOC (Transtorno Compulsivo Obsessivo) elege objetos singulares, isto é, de acordo com a história de vida do sujeito inserido no sofrimento em questão. E, "contagem" pode ser um exemplo hipotético. Contudo, será no tratamento clínico que se saberá tanto sobre o TOC, quanto do objeto elegível no quadro clinico. Fico a disposição.
Olá! Sim... pode ter esse comportamento. Há tratamento para o TOC, o qual é composto por psiquiatra para avaliação e medicação e o psicólogo para atuar nas causas, desenvolvendo um processo de autoconhecimento, identificação e modificação de pensamentos, ensino de técnicas para controle do TOC. Procure um psicólogo para ajudar a superar esse momento.
Olá! Pode sim, esse transtorno acomete indivíduos, que motivados por pensamentos intrusivos realiza a contagem inúmeras vezes. Muitas vezes com o propósito de evitar alguma calamidade, por exemplo, é necessário buscar um psiquiatra além de fazer acompanhamento psicológico. Na Psicanálise, fala-se em uma estrutura mental obsessiva ou em traços obsessivos de personalidade recheados de afetos intensos e simultâneos de amor e ódio surgem e, por algum motivo, não se resolvem. A terapia vem no sentido de ajudar o indivíduo a ter mais controle dos pensamentos e estabilizar sintomas, produzindo conforto, quando a ansiedade é controlada. Tudo caminha para o melhor, forte abraço.
Olá. Existem diferentes formas científicas de entender o TOC: com os manuais de psiquiatria ou pela via da psicanálise. A psicanálise entende que podemos ter uma personalidade obsessiva ou também sintomas (defesas) obsessivos, mas com um outro tipo de personalidade. O que é mais importante no caso é tentar entender essa questão da contagem não de forma isolada e apenas mais um ponto para corroborar com o seu diagnóstico. Mas pelo contrário: deve ser visto na importância que tem em sua história de vida. Desde quando isso acontece? É com qualquer coisa? Como você se sente? O que as pessoas ao redor dizem? Etc. Para trabalhar melhor isso, procure um psicanalista. Ele ou ela poderá lhe ajudar entender melhor quem você mesmo é. Abraço!
Olá, como vai?
O TOC é caracterizado por pensamentos obsessivos e a compulsão em aliviar a ansiedade que os mesmos causam, então sim, é possível ter uma compulsão por contagem. Entretanto, para um diagnóstico e tratamento correto, é necessária a busca de ajuda profissional. Procure um Psicólogo ou Psiquiatra. Espero ter ajudado!
Sim. Existe um subtipo do TOC que é referido como obsessões e compulsões por alinhamento, simetria, sequencia, ordenamento e repetições. Esses sintomas estão mais relacionados a sensações ou experiencias emocionais desagradáveis (fenômenos sensoriais, incompletude) do que a pensamentos negativos ou catastróficos relativos a crenças envolvendo ameaças. Esse tipo de sintoma pode se manifestar sob a forma de comportamentos repetitivos e aparentemente sem sentido ou finalidade (entrar e sair de certo lugar sentar e levantar um determinado número de vezes), contagens, necessidade de fazer certo ato de determinada maneira, geralmente em uma mesma sequencia invariável. Ex: ao entrar em casa, passar por todas as peças ou cômodos na mesma sequência ou, no banho seguir uma sequencia imutável de etapas.
Podem.
Olá ! Sim, as pessoas que tem TOC podem ter compulsão à contagem. O TOC é uma psicopatologia onde a pessoa apresenta pensamentos e compulsões que são incontroláveis e recorrentes. Esses pensamentos geram ansiedade e a realização de rituais ou rotinas provoca um breve alívio. Existe tratamento. Procure ajuda de um psicólogo e um psiquiatra. Um abraço,
Olá, tudo bem? Um indivíduo diagnosticado com TOC, pode ter uma série de pensamentos, ideias e comportamentos obsessivos, que se caso não realize como uma forma de "ritual" consequências ruins acontecerão, contudo na realidade não existe uma relação direta nesses contextos. O exemplo citado de "contagem" pode sim ser usado como um caso de TOC. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá.
Sim, esta é uma possibilidade de sintoma relacionado ao TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). O TOC se caracteriza pela presença de pensamentos obsessivos e pela execução de
"rituais" chamados de comportamentos compulsivos.
Cada paciente apresenta uma forma de expressar estes sintomas, por isso é bem importante a procura por ajuda.
Olá, sim. Pessoas com TOC podem ter compulsões de contagem. Os rituais de contagem podem surgir de diversas maneiras. A contagem pode ser feita de forma específica, como contar até um certo número, contar de dois em dois, ou contar repetidamente até que "pareça certo".

A compulsão de contagem é geralmente realizada para reduzir a ansiedade ou a angústia causada pelas obsessões. A pessoa pode acreditar que algo ruim acontecerá se não realizar a contagem corretamente.

Se você ou alguém que você conhece está lidando com compulsões de contagem ou qualquer outra forma de TOC, é importante procurar ajuda profissional de um psicólogo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Sim, pessoas com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) podem apresentar a compulsão de contagem. O TOC é um transtorno de ansiedade caracterizado por obsessões e compulsões. As obsessões são pensamentos, imagens ou impulsos indesejados e intrusivos que causam ansiedade significativa. Para aliviar essa ansiedade, a pessoa se envolve em comportamentos repetitivos ou compulsões.

A contagem compulsiva é um exemplo comum de compulsão em pessoas com TOC. Isso pode envolver a necessidade de contar objetos, ações, palavras ou até mesmo passos, de uma maneira muito específica ou em determinados números que a pessoa sente serem "corretos". A contagem pode ser realizada em silêncio ou em voz alta e pode interferir significativamente na vida diária da pessoa.

Essas compulsões de contagem podem ser debilitantes, levando a um ciclo de ansiedade e alívio temporário que perpetua o comportamento. É importante entender que, embora essas ações possam parecer irracionais ou exageradas para outras pessoas, para quem tem TOC, elas são uma maneira de lidar com a intensa ansiedade gerada pelas obsessões.

Vamos agendar uma sessão de psicoterapia online para discutir mais sobre isso? Estou aqui para ajudar a encontrar estratégias para gerenciar esses comportamentos e melhorar a qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento em transtorno obsessivo compulsivo (toc) - R$ 150

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!